11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Abacaxi ajuda a emagrecer

abacaxi

Conheça os principais benefícios de uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros!

O abacaxi está na lista das frutas mais consumidas em território brasileiro. Também chamada de ananás, na língua indígena, o abacaxi é historicamente produzido em grande escala em países tropicais como Brasil, Havaí, Costa Rica, Filipinas e Paraguai. Antigamente, era usado para tratar ou prevenir o escorbuto em alto mar, doença causada pela ausência de vitamina C no organismo. Além de ser suculento, refrescante e típico de países com clima tropical, o abacaxi é uma fruta funcional e possui inúmeras propriedades, sendo usado vastamente em bolos, geleias, doces e pratos salgados ou assados em todo o país. Traz uma grande variedade de benefícios para o corpo, ajudando inclusive no emagrecimento.

Veja a seguir os principais benefícios do abacaxi:

1. Emagrece

Comer abacaxi com frequência ajuda não só a manter a dieta em dia, mas contribui para a perda de peso. Isso acontece porque 85% da fruta é composto de água e fibras. Essa combinação traz mais saciedade e uma fatia da fruta apresenta apenas cerca de 50 calorias. O consumo em excesso de abacaxi pode, no entanto, acabar prejudicando no emagrecimento, uma vez que ele também possui carboidratos. O ideal é consumir a fruta com moderação e contabilizar o número de fatias diárias. A fruta é extremamente indicada para quem quer perder peso, pois, além de trazer todos os benefícios que citaremos a seguir, irá deixa-la saciada por mais tempo e hidratar seu corpo, caindo como uma luva em dias mais quentes.

2. Alivia as dores

A bromelina, enzima presente na fruta, apresenta efeitos anti-inflamatórios e é extremamente útil para quem pratica atividades físicas regulares e sofre com as dores pós-treinamento. O abacaxi diminui a dor de lesões, traumas e nas articulações. É também recomendado para ajudar a amenizar dores em geral.

3. Melhora cabelo e pele

Como o abacaxi é extremamente rico em vitamina C, ele traz inúmeros benefícios para o corpo como um todo, incluindo pele e cabelo. A vitamina C estimula a produção de colágeno, eliminando os radicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento. Além disso, também combate a acne e ajuda na cicatrização de feriadas na pele.

4. Protege contra doenças

Sua ação anti-inflamatória traz ainda mais benefícios. De acordo com estudos feitos em laboratório, o abacaxi ajuda a prevenir o câncer, além de tratar tumores e inflamações. Possui ainda vitaminas A e do complexo B, além de cobre, zinco, potássio e manganês, minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo, ajudando na degeneração macular, formação de DNA, saúde das mucosas e visão.

5. Aumenta o sistema imunológico

Uma fatia de abacaxi representa quase 80% de nossa necessidade diária de vitamina C. A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, atua no aumento da resistência do sistema imunológico, ajudando a prevenir ou tratar infecções, resfriados, gripes e doenças cardiovasculares, além de auxiliar na produção e na manutenção das células brancas no sangue, principais responsáveis pela defesa do organismo.

6. Ajuda na digestão

A bromelina, além dos benefícios que citamos anteriormente, auxilia também na digestão, melhorando aquela sensação de mal-estar bastante incômoda após refeições mais pesadas. Por ser rico em fibras, o abacaxi também ajuda no bom funcionamento do intestino e aliviar inchaços, flatulências ou constipações.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).