11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

A partir de qual idade é indicada a colocação de fios de PDO?

O que é Lifting com fios de PDO

Lifting com fios de PDO garante amenização da flacidez facial e pode ser realizado em diferentes idades dependendo da demanda da paciente e avaliação especializada.

O avanço das pesquisas médicas viabilizou o surgimento de diferentes procedimentos estéticos mais modernos, eficazes e seguros, como a colocação dos fios de PDO.

O tratamento é realizado pelo cirurgião plástico após uma avaliação individualizada que permite identificar se a técnica atende às expectativas da paciente. Entenda melhor a seguir!

O que é o lifting com fios de PDO?

O lifting com fios de PDO é um procedimento estético que promove a suspensão dos tecidos da face ou do corpo.

Utiliza-se a polidioxanona (PDO) no tratamento, que é um composto reabsorvível, biocompatível aos tecidos humanos, biodegradável e resistente, o que significa segurança no procedimento com mínimas chances de reações alérgicas ou rejeição.

A colocação dos fios de PDO promove um efeito lifting, ou seja, torna os tecidos do local tratado mais firmes e levantados, sendo indicado principalmente para amenização da flacidez.

Outro processo simultâneo é que a colocação dos fios de PDO promove uma cicatrização no local, com estímulo à produção de colágeno e formação de um tecido mais firme no entorno, garantindo um resultado de longo prazo mais satisfatório.

O procedimento é realizado no consultório médico utilizando anestesia local. O cirurgião insere agulhas no tecido cutâneo, fazendo como uma costura interna com os fios de PDO.

Em casos nos quais o tratamento inclui o levantamento dos tecidos é feita uma tração no momento de retirada da agulha para erguer o local. A técnica tem duração entre 30 e 40 minutos.

Quando o lifting com fios de PDO é indicado?

Uma das dúvidas comuns sobre os procedimentos estéticos é em relação à idade na qual cada um deles é indicado. Apesar de ser possível uma estimativa, a recomendação da técnica sempre depende de uma avalição individualizada do paciente pelo cirurgião plástico.

No caso dos fios de PDO o tratamento costuma ser realizado em pacientes a partir dos 30 anos, idade na qual a produção de colágeno e elastina começam a diminuir e a flacidez dos tecidos torna-se mais evidente.

Ainda assim, a técnica pode ser indicada para pessoas de outras faixas etárias, como para pessoas mais novas com um processo intenso de flacidez dos tecidos por fatores hereditários ou mesmo maus hábitos. Algumas das indicações do lifting com fios de PDO incluem:

  • pessoas com flacidez facial moderada;
  • pacientes com flacidez severa, mas que não são bons candidatos ao lifting cirúrgico;
  • pacientes com problemas de saúde prévios, como cardiopatias e diabetes.

Portanto, além de ser indicada para pessoas a partir de 30 anos, o lifting com fios de PDO é uma alternativa para pessoas que não podem realizar uma cirurgia plástica.

Quais as recomendações desse procedimento?

A principal recomendação para realizar o lifting com fios de PDO é passar em uma consulta com o cirurgião plástico para que ele avalie se o procedimento é o mais indicado ao caso.

Além disso, o paciente pode retomar as atividades diárias imediatamente, evitando apenas a exposição solar intensa e usar maquiagem no local por 24 horas.

Os resultados do tratamento permanecem por cerca de 12 meses, mas devido ao estímulo à produção de colágeno os benefícios podem ter maior durabilidade.

O lifting com fios de PDO é um procedimento seguro e prático para combater à flacidez, mas é essencial que seja conduzido por um profissional de confiança e qualificado. Agende sua consulta aqui!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Angélica Moreno disse:

    Boa tarde
    Gostei muito das explicações sobre o PDO.
    Tenho muita vontade de realizar esse procedimento pois já estou com 54 anos e precisando mesmo.
    Mas não sei se teria condições financeiras para esse procedimento, imagino que seria de auto custo.
    E por enquanto agradeço pela exposição detalhada do procedimento. Obrigada.

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Olá!
      Se desejar, será um prazer lhe atender numa consulta médica presencial, veja como funciona nosso agendamento no (11) 3285-6412.
      O valor da consulta é R$ 1.000, mas só trabalhamos com o pagamento no agendamento, assim você terá um ótimo benefício, o valor da consulta fica por R$ 800 e você garante o seu horário!
      Meu site é http://www.lucianapepino.com.br
      Atenciosamente,
      Concierge Dra. Luciana Pepino