A lipoaspiração é a cirurgia plástica mais indicada para você?

A lipoaspiração é a cirurgia plástica mais indicada para você?

As buscas pelos procedimentos cirúrgicos para melhorar ou corrigir os aspectos físicos que incomodam milhares de pessoas, aumentam a cada ano.

E quando falamos em cirurgia plástica, a lipoaspiração está entre as mais queridinhas e ganhou destaque sendo uma das mais realizadas no Brasil em 2013, de acordo com International Society of Aesthetic Plastic Surgery.

 

Por ser uma cirurgia com rápida recuperação e principalmente ser capaz de resolver a insatisfação com os “pneuzinhos” e gordura localizada, muitas pessoas associam à lipoaspiração somente a perda de peso, mas antes de deixar a dieta e a academia de lado, os candidatos para esse procedimento precisam se atentar a alguns detalhes importantes. Confira:

 

Dúvidas frequentes dos pacientes que pretendem realizar uma lipoaspiração:

Pacientes que têm como principal objetivo emagrecer devem fazer uma lipoaspiração?

Em alguns casos, pode haver sim a perda de peso, mas a cirurgia não deve ser associada ao emagrecimento. A lipoaspiração é responsável pela retirada de células de gordura de determinadas áreas do corpo, mas isso não faz com que altere o metabolismo do paciente.

Ou seja: se você tem tendência a engordar, por exemplo, a lipo não fará milagre e não mudará isso no seu corpo. Ela é pontual, portanto, vai corrigir as gorduras excedentes, mas quem deve manter essa nova aparência é você mesmo, com exercícios físicos e dieta balanceada.

Quando bem realizada, a lipoaspiração pode oferecer ao paciente perda de medidas significativas e até alterações no número do manequim.

 

Quem pode realizar a lipoaspiração?

A saúde do paciente é a prioridade! O cirurgião plástico irá realizar uma avaliação e solicitar exames de sangue e cardiológicos para que o mesmo esteja em perfeita condição para realizar o procedimento cirúrgico.

Sendo assim, qualquer paciente que esteja insatisfeito com os depósitos de gordura, podem realizar a lipoaspiração, desde que estejam cientes de que a cirurgia não substitui a real perda de peso e que é de extrema importância que a pele da região do corpo onde será realizada a lipoaspiração esteja firme e elástica para que não comprometa o resultado final.

Como é o pós-operatório e em quanto tempo vejo os resultados?

O pós-operatório vai variar de acordo com o tamanho do procedimento realizado em cada paciente. É normal o local ficar dolorido, inchado e com alguns hematomas.

O cirurgião recomenda que o paciente faça refeições leves e beba muito água, realize caminhadas lentas durante o dia, utilize cinta e/ou meias de contenção durante o dia e a noite e só retire com autorização do médico.
É imprescindível que o paciente siga as orientações do cirurgião plástico referente às medicações e tratamento fisioterapêutico, como drenagem linfática manual.

 

Assim que o paciente sai da cirurgia, os resultados já são visíveis, mas com o passar das semanas perceberá o corpo mais delineado e notar perda de medidas. Porém o resultado final só é visto após os 3 – 6 meses e varia de acordo com os cuidados de cada paciente no pós operatório (drenagens linfáticas).

A maioria dos pacientes podem voltar ao trabalho após 5-10 dias depois da cirurgia, mas isso vai depender da exigência física de cada situação. Importante lembrar e estar ciente até antes da operação que uma barriga completamente “chapada” e de “tanquinho” muitas vezes não é o resultado que uma lipoaspiração trará.

 

Quais são os riscos da lipoaspiração?

Como todo procedimento cirúrgico, a lipoaspiração também tem suas complicações. Quanto maior for a área aspirada e a gordura retirada, maior o risco.

A cirurgia menor, com anestesia local, tem menos riscos do que as grandes, desde que o paciente retire pouca gordura em um único procedimento.

Quando a lipo é realizada em várias áreas diferentes, em determinados casos o índice de segurança diminui. Porém só quem vai poder auxiliar e informar o paciente é o próprio cirurgião plástico, após analisar e avaliar a situação de cada um.

Antes de realizar a lipoaspiração, consulte se o cirurgião plástico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, priorize a escolha de um bom profissional que irá além de tudo te auxiliar e esclarecer todas as suas dúvidas.

Se interessou pelo assunto? Agende uma consulta com a Dra. Luciana Pepino e venha fazer uma avaliação.

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).