11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

9 alimentos que fazem mal à saúde da pele feminina

principais alimentos prejudiciais à pele

Alguns alimentos são verdadeiras tentações, mas é bom ficar alerta, pois eles podem ser muito prejudiciais à nossa pele.

 

Se você cuida da sua alimentação porque quer manter o peso (ou emagrecer alguns quilinhos) e se preocupa com suas taxas de colesterol, triglicerídeos e glicose, saiba que você tem mais um motivo para investir na alimentação saudável.

Estamos falando da saúde da pele! É isso mesmo: embora o sol e o cigarro sejam considerados os piores vilões para a cútis, alguns alimentos também podem ser bastante prejudiciais. Saiba quais são eles e procure evitá-los ao máximo.

 

Principais alimentos prejudiciais à pele:

  • Chocolate;
  • Alimentos Congelados;
  • Sorvetes e picolés cremosos;
  • Embutidos;
  • Bebidas Alcoólicas;
  • Carne carbonizada;
  • Muita pimenta;
  • Batata frita;
  • Doces em geral.

 

  1. Chocolate

O chocolate pode ser uma delícia, mas infelizmente os chocolates brancos e ao leite contêm muita gordura e açúcares.

Além de aumentarem a tendência ao acúmulo de peso, essas versões do chocolate também aumentam os depósitos subcutâneos de gordura, favorecendo o surgimento da celulite.

Se você não consegue abrir mão dessa guloseima, o mais indicado é recorrer ao chocolate amargo, que contém menos manteiga de cacau e menos açúcar em sua composição.

O chocolate extra-amargo inclusive apresenta benefícios para a saúde do coração e contribui mais para a saciedade do doce.

 

  1. Alimentos congelados

Hambúrgueres, lasanhas, nuggets, pizzas e refeições inteiras estão disponíveis na seção de congelados do supermercado. Eles realmente são muito práticos, ainda mais naqueles dias em que estamos muito cansadas e morrendo de fome.

Porém, os alimentos congelados não são nada benéficos para a pele. Por serem ricos em sódio, eles favorecer a retenção de líquido. Além disso, eles contêm fosfato, que acelera o envelhecimento da pele, e costumam ser muito mais calóricos do que as refeições caseiras.

 

  1. Sorvete e picolés cremosos

Infelizmente, o sorvete é um dos piores alimentos para a nossa saúde em geral, principalmente para a pele. Os sorvetes de massa e os picolés cremosos contêm muita gordura trans, açúcares e saborizantes artificiais.

Por causa disso, esses alimentos estão relacionados ao acúmulo de peso e a uma tendência mais elevada ao surgimento de celulite, estrias e espinhas. Se você não conseguir resistir à tentação, dê preferência aos picolés à base de frutas.

 

  1. Embutidos

Os alimentos embutidos, como salame, mortadela e salsicha, são ricos em gorduras saturadas. Além disso, eles contêm nitratos, substâncias que favorecem os processos inflamatórios nas células e acabam induzindo ao envelhecimento precoce da pele.

 

  1. Bebidas alcoólicas

As bebidas alcóolicas não são um alimento propriamente dito, mas é preciso colocá-las nesta lista porque elas são muito prejudiciais à nossa pele. Em condições normais, o fígado e os ruins conseguem eliminar as toxinas que se acumulam no nosso organismo.

Porém, depois de uma noitada regada com alguns drinques a mais, o fígado se ocupa em desintoxicar o corpo do excesso de álcool, o que prejudica suas outras funções. Com isso, a pele pode ficar mais pálida ou apresentar uma tendência maior a desenvolver acne e rugas.

Além disso, o álcool atrapalha o sono, o que, em médio prazo, também contribui para acelerar o envelhecimento da pele.

 

  1. Carne carbonizada

Sabe quando a carne passa alguns minutos a mais no fogo e fica com uma crosta carbonizada em algumas partes? Então, essa crosta é maléfica para a pele.

Isso porque ela contém hidrocarbonetos, que são substâncias capazes de desencadear inflamações e quebrar o colágeno, resultando em flacidez.

Não é necessário abandonar de vez o churrasco, mas sim consumi-lo com moderação, remover as partes queimadas e sempre limpar muito bem o grill, evitando o acúmulo da crosta carbonizada que pode contaminar outros alimentos.

 

 

alimento prejudicial para pele feminina

 

 

  1. Comidas muito apimentadas

É verdade que a pimenta acelera o metabolismo e pode ajudar na perda de gordura. Contudo, durante a menopausa, é melhor evitar alimentos com excesso desse condimento.

O motivo para isso é que as comidas apimentadas causam uma dilatação dos vasos sanguíneos, deixando o rosto rosado. No caso das mulheres que estão na menopausa, essa vasodilatação pode resultar em manchas permanentes na pele.

 

  1. Batata frita

A batata frita, assim como as frituras em geral, contêm substâncias que atacam as células do nosso corpo, desencadeando processos inflamatórios.

As batatas fritas são ricas em gorduras saturadas e gorduras trans, que contribuem para o acúmulo de peso e o surgimento da celulite. No caso das batatas industrializadas, elas também são ricas em sódio, que causam retenção de líquido e pioram o aspecto de casca de laranja.

Além disso, por terem um alto teor de carboidratos simples, as batatas liberam muitas moléculas de açúcar no sangue. Esse açúcar, como você vai ver no item a seguir, é um fator que contribui para o envelhecimento precoce da pele.

 

  1. Doces em geral

Costumamos falar no sol e no cigarro como os grandes vilões causadores do envelhecimento precoce, mas saiba que o açúcar também está entre eles.

Isso porque o açúcar é uma substância que libera muitos radicais livres no organismo, e essas moléculas causam danos celulares que levam ao envelhecimento.

Além disso, o açúcar é capaz de se ligar às proteínas do nosso organismo em um processo chamado de glicação. Como resultado, a pele sofre um efeito de perda da elasticidade e da firmeza, favorecendo a flacidez e o envelhecimento.

 

***

 

Como manter a pele saudável

Uma alimentação saudável, com muitas verduras, legumes e frutas, fornece vitaminas e minerais para o nosso organismo, contribuindo para a saúde da pele. Por isso, aposte em folhas verde-escuras, legumes laranja-escuros, castanhas, peixes e leguminosas.

Se você tem dúvidas sobre como se alimentar com equilíbrio, sempre procure um profissional como o nutricionista ou o nutrólogo para descobrir quais são as suas necessidades em termos de alimentação.

 

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Elivanda Idelfonso disse:

    Meu sonho é fazer uma cirurgia na minha orelha tenhi 39 anos e todos dizem que não adianta mais fazer…será que devo desistir,adianta pela minha idade,minha orelha de abano está pior,mais aberta que nunca,odeio!