6 motivos para incluir o óleo de coco em sua rotina de beleza

óleo de coco

Veja 6 motivos para usar óleo de coco em sua rotina de beleza.

Quem cozinha e preza por uma dieta balanceada sabe que o óleo de coco é um dos mais saudáveis para o ser humano. Na comida, o óleo de coco traz benefícios como a queima de calorias, redução de medidas, menor acúmulo de gordura no corpo, maior saciedade, além de reduzir o mau colesterol e aumentar o bom colesterol, melhorar o sistema imunológico e regular a função intestinal. O que muitas não sabem é que o óleo de coco – precisa ser 100% vegetal! – também faz bem para a beleza e já entrou para a rotina de muitas mulheres em todo o mundo. Neste artigo, listamos os 6 principais benefícios do óleo de coco!

Trata os fios

O óleo de coco serve como um óleo vegetal para os cabelos e ajuda a hidratar os fios, reduzindo o frizz e atuando como um leave-in natural. O óleo de coco pode ser aplicado nos fios como reparador e suas propriedades naturais garantem um efeito vigoroso. É só dar um pulinho em qualquer loja de cosméticos que você encontra centenas de produtos que utilizam o óleo de coco em sua fórmula. O uso do óleo de coco garante ainda fios mais sedosos e com muito mais brilho. Para obter melhores resultados, basta aplicar uma quantidade razoável do óleo nos fios (não na raiz) e fazer uma trança para dormir.

Hidrata corpo, unhas e lábios

O óleo serve como um belo hidratante natural para tratar cutículas, bastando passá-lo em cima das unhas (sem esmalte) antes de deitar-se à noite. No corpo, além de hidratar e servir como um esfoliante natural, o óleo de coco ajuda a prevenir estrias e tratar a pele após a remoção procedimentos de remoção de pelo, como a depilação com cera ou com o próprio gilete. Ele ajuda a amenizar a área que foi agredida e, ao mesmo tempo, protege a região. Nos lábios, serve como um remédio natural e ajuda a tratar rachaduras.

Pode ser usado como demaquilante

Se sua pele é mais sensível e você prefere evitar produtos industrializados na hora de remover a maquiagem, o óleo de coco serve como um demaquilante bastante eficiente. O recomendado é passar um pouco do óleo no algodão e ter cuidado para não aplicá-lo diretamente na área dos olhos. Para quem tem pele mais oleosa, essa pode não ser uma ótima ideia, já que oleosidade estimula mais oleosidade.

Serve como esfoliante para o rosto

Sua versão como esfoliante também serve para tratar a pele do rosto e prevenir rugas! Você pode aplicar um pouco do óleo ao redor dos olhos para prevenir o aparecimento de rugas, por exemplo, já que essa é uma das áreas mais desidratadas de nosso rosto e, muitas vezes, é a que mais contribui para o envelhecimento da pele do rosto. Como ele deixa a pele oleosa, o ideal é usar depois um sabonete facial para lavar o rosto. Além do óleo de coco, lembre-se sempre de hidratar-se através da ingestão de água!

Como pré-treino natural

Essa dica é valiosa e já foi adotada por muitas mulheres. O óleo de coco é uma ótima opção para quem quer dar um gás antes de malhar e não gosta de consumir suplementos. Basta misturar uma colher de chá do óleo com 200 ml de café e bater tudo para ficar bem cremoso. Como o óleo é termogênico, ele aumenta as enzimas de saciedade, queima calorias e ajuda a inibir a fome, ajudando a perder medidas.

Elimina manchas na pele

Como já comentamos acima o óleo de coco ajuda a prevenir ou tratar estrias. As gestantes podem recorrer ao óleo de coco, aplicando-o na barriga e massageando a região com delicadeza. Isso vai ajudar a hidratar a pele e diminuir os riscos da mulher vir a desenvolver estrias posteriormente. E sabendo que as grávidas devem evitar boa parte dos produtos industrializados, essa é uma opção que, além de ser natural e acessível a todas as mulheres, não vai prejudicar o bebê e vai deixar a barriga lisinha mais tarde.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).