11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

5 Motivos para você consumir chá de amora

Conheça os principais benefícios do chá de amora.

Você já conhece o chá de folha de amora? Esse chá ainda não é muito conhecido no Brasil, apesar de já fazer parte da rotina de muitas brasileiras. Além de todos os benefícios que o chá traz para o corpo, ele ainda é delicioso e esse é um dos principais motivos que fazem do chá de amora uma ótima opção para quem não gosta de chás amargos ou muito fortes. Conheça abaixo seus principais benefícios.

5 motivos para consumir chá de folha de amora

  • Combate a osteoporose
  • Melhora a circulação
  • Combate a diabetes
  • Evita a hipertensão
  • Regula o trânsito intestinal

As propriedades das folhas de amora foram reconhecidas por muitos cientistas e auxiliam tanto no alívio do desconforto gerado pela menopausa, como também no combate ao colesterol alto, por exemplo. O chá de folha de amora também é muito recomendado para auxiliar em tratamentos contra insônia, dores de cabeça, depressão, alterações da libido ou enfermidades no fígado e rins. Também é extremamente eficaz na inibição da proliferação de fungos e no tratamento da calvície, além de possuir algumas propriedades importantes e que ajudam a afastar o surgimento de vários tipos de câncer.

No corpo feminino, esse chá é muito mais generoso, uma vez que alivia consideravelmente as cólicas menstruais e os desconfortos trazidos pela TPM, sendo um dos grandes aliados da saúde da mulher durante a menopausa. O consumo do chá também ameniza o ressecamento vaginal, além de regular a glicose no sangue e ajudar a combater a hipertensão. Quem sente muitas dores musculares ou tem problemas de memória também pode se beneficiar com o chá. No processo de emagrecimento, o chá de amora também tem efeito positivo, uma vez que diminui o nível de colesterol e regula o intestino.

Por fim, temos o envelhecimento, que também pode ser amenizado com o chá de folha de amora, uma vez que ele é rico em antioxidantes e combate os radicais livres, melhorando a aparência não só da pele, mas também do cabelo e das unhas. Por ajudar a melhorar o padrão de sono, o chá de folha de amora também ajuda a tratar ansiedade, estresse e depressão, distúrbios que podem surgir não só por fatores genéticos ou por maus hábitos, mas também como causa da falta de boas noites de sono.

Que tal experimentar o chá de amora?

Já que falamos tanto dos benefícios do chá de folha de amora, não poderíamos deixar de citar a receita dessa maravilha. A amora, logicamente, pode ser consumida e a fruta traz os mesmos benefícios. Porém, assim como acontece com outras frutas, o chá de amora é um meio mais eficaz de absorção das propriedades benéficas das folhas e do fruto. Suas propriedades medicinais são maximizadas nessa infusão e o chá é de fácil preparo. Vale ressaltar também que o chá de amora não precisa ser consumido logo após seu preparo e pode ser guardado na geladeira ou em garrafas térmicas por até um dia. Não há contraindicações, mas o recomendado é nunca ultrapassar três xícaras diárias.

– Coloque 1 litro de água em uma panela (de ferro) e desligue o fogo quando a água ferver.
– Despeje a água em um recipiente qualquer e adicione uma colher (sopa) das folhas secas da amora.
– Quando o líquido estiver morno, basta coá-lo e servir – sem adoçantes ou açúcares!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Noemi disse:

    Gostei muito .

  2. Noemi disse:

    Chá de amora

  3. Tania disse:

    Esse chá é realmente muito bom!! Estou tomando porque estou na menopausa e o resultado foi surpreendente!! Vale a pena.