Menu

4 motivos para você tomar Suco de Tomate e uma receita!

suco de tomate

Conheça 4 benefícios do suco de tomate e aprenda a prepará-lo.

Para emagrecer, a gente já sabe que precisa adotar hábitos saudáveis tanto na alimentação, como no próprio modo de vida. Adotar uma dieta mais balanceada e iniciar a prática de exercícios físicos são fatores fundamentais para qualquer mulher que esteja em busca da boa forma física. O interessante é que alguns alimentos têm como característica potencializar o emagrecimento e, além de saudáveis, eles irão ajudá-la a perder medidas. O tomate é um desses alimentos ideais para quem visa perder peso e, além de ser fácil de ser encontrado nos mercados, ele pode ser ingerido sob a forma de suco. O suco de tomate, além de afinar sua silhueta, contém ingredientes que realçam a beleza. Veja abaixo 4 benefícios do tomate e uma receitinha básica para você experimentar essa maravilha de suco que vai ajudá-la a chegar lá.

Nutritivo

O tomate é uma fruta extremamente nutritiva, com vitaminas A, C e do complexo B, folatos, carotenoides, fibras e minerais. Ao consumir o tomate em forma de suco, você estará garantindo uma boa alimentação e ajudando seu corpo a obter os nutrientes necessários para manter-se em bom funcionamento.

Trata inflamações

O licopeno, antioxidante presente em grandes quantidades no tomate, ajuda nos processos inflamatórios e melhora a saúde do coração, além de evitar a formação de tumores como o da próstata. O consumo do suco de tomate ajuda também a recuperar os músculos, o que é ótimo para quem treina na academia.

Emagrece

O tomate em si, apesar de conter muitas vitaminas, possui poucas calorias, o que torna o suco ideal para quem quer nutrir-se sem ganhar peso. Por ser rico em fibras e vitaminas do complexo B, o suco de tomate normaliza os níveis de glicose no sangue e ajuda a regular o açúcar e a insulina, diminuindo os “ataques” de fome ou compulsões alimentares. Além disso, ajuda na digestão e acelera o metabolismo. Essa combinação de fatores tem como resultado a diminuição de gordura no corpo, atuando na perda de peso.

Tem ação antienvelhecimento

O suco de tomate possui antioxidantes que ajudam a diminuir o nível de colesterol ruim e proteger as células contra os terríveis radicais livres. Alguns de seus minerais (potássio, magnésio e fósforo, por exemplo) melhoram o desenvolvimento dos dentes, músculos e ossos, fortalecendo o sistema imunológico. Isso tudo ajuda a manter o corpo bem nutrido e retardar o envelhecimento precoce.

Como fazer o suco de tomate? Veja nossa receita!

• 2 folhas de manjericão;
• Suco de limão;
• 1 pitada de sal;
• Molho de pimenta a gosto;
• ½ xícara de chá de água (gelada);
• 4 tomates maduros.

Para preparar o suco, basta lavar e cortar os tomates. Após ter retirado todas as sementes, bater no liquidificador e ir acrescentando os demais ingredientes. Antes de beber o suco, para não ficar muito pesado ou desagradável, você só precisa coar e pronto! Se achar melhor, adicione cubos de gelo.

Recomendações adicionais:

Certos sucos de tomate são ricos em sódio – a depender do tipo do tomate – o que não é recomendável para quem tem uma dieta que restringe o sódio. Nesse caso, a ingestão deve ser moderada ou evitada.

O suco do tomate, ao ser extraído, perde suas fibras. Por isso, a receita pode incluir fibras de fontes externas, como por exemplo farinha de aveia ou de linhaça e chia, entre outros tipos.

O gosto do suco de tomate não agrada a todas e pode causar enjoo se você já não gosta muito do fruto em outros pratos ou, principalmente, cru. Se você não conseguir tomar o suco, basta adicionar outras frutas ou vegetais, tais como beterraba, maça, pepino ou cenoura, por exemplo.