Alimentos antioxidantes: Saiba como podem ajudar a manter a sua juventude

Alimentos antioxidantes

Sua alimentação é a chave para a longevidade da sua beleza. Conheça alguns alimentos antioxidantes que podem fazer a diferença para manter você mais bonita e saudável

A alimentação é a pedra fundamental da qualidade de vida. Não é nenhum exagero dizer que “você é aquilo que come” dada a importância que uma alimentação equilibrada pode fazer em sua vida. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 5,3 milhões de mortes poderiam ser evitadas todos os anos apenas por conta de uma alimentação mais saudável.

Obviamente, não há milagres. Porém, existem alguns alimentos antioxidantes que, se consumidos com regularidade, pode funcionar como uma verdadeira “fonte da juventude” para o seu organismo. É justamente o equilíbrio entre eles que vão fazer a diferença na sua vida. Tanto por fora (muitos deles vão renovar a sua pele) quanto por dentro.

Listamos aqui alguns desses alimentos antioxidantes que ajudam a manter a sua juventude e que você precisa incluir hoje mesmo na sua dieta.

1 – Tomate

Rico em vitaminas, minerais e flavonoides, o tomate contém ainda licopeno, considerado um dos antioxidantes mais poderosos que se tem notícia. Quando consumido com regularidade. O tomate fortalece as paredes celulares e aumenta as defesas. Tudo isso resulta em prevenção contra o surgimento de doenças do coração e dos seus vasos sanguíneos. Além de benefícios para a visão e para o sistema nervoso.

comidas antioxidantes

2 – Morango

Os morangos, assim como as amoras, as framboesas e as frutas vermelhas em geral. Também são extremamente ricos em antioxidantes, funcionando como analgésicos e anti-inflamatórios. Dessa forma, eles ajudam no combate ao envelhecimento da pele. Melhoram a capacidade mental e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e o câncer. Além disso, a fruta é rica em vitamina C.

frutas antioxidantes

3 – Brócolis

Os brócolis podem ser considerados um dos alimentos mais ricos do mundo e por conta disso eles não devem nunca faltar à sua mesa. Eles são ricos em vitamina C, betacaroteno e proteína. Além de minerais como magnésio, cálcio, ferro e zinco. Com baixa caloria, eles combatem os efeitos da degenerescência macular da idade (DMI). Mulheres no período de gravidez, pessoas adoentadas e anêmicas devem incluir os brócolis na dieta porque eles são ricos em ferro e ácido fólico.

antioxidantes

4 – Soja

As vitaminas presentes na soja ajudam a conservar os epitélios celulares. Que revestem as superfícies do corpo e dos órgãos. O destaque especial fica por conta da vitamina E, que tem efeito antioxidante e combate os radicais livres. Para as mulheres, a soja ajuda a prevenir alguns tipos de cancro, especialmente durante menopausa. Por fim, o consumo regular de soja e seus derivados reduz o colesterol e melhora a saúde do coração.

alimentos antioxidantes

5 – Chocolate preto

Além de ser uma delícia irresistível, o chocolate preto também combate os sinais do envelhecimento. Por conta da grande presença de antioxidantes, como os flavonoides. Outro benefício é a prevenção de trombos, já que ele é antiplaquetário. O estímulo às funções cerebrais também merece destaque. Uma vez que ele dá a sensação de bem-estar ao liberar o hormônio serotonina.

alimentos antioxidante

6 – Azeite virgem

Algumas gotas de azeite na sua alimentação podem fazer toda a diferença na redução de doenças cardiovasculares e no controle à tensão arterial. Para ossos fortes e saudáveis, o azeite virgem é um dos alimentos mais indicados. Pois favorece a absorção de cálcio, fósforo, zinco e magnésio. Rico em vitaminas A, D, K e E, que atuam também como antioxidantes.

alimentos antioxidantes lista

7 – Chá verde

Recentemente o chá verde se tornou bastante popular no Brasil, especialmente por conta da longa lista de benefícios que o consumo traz para o organismo. Por conta de suas vitaminas (especialmente A, C e E) ele pode ser considerado, em linhas gerais, uma espécie de elixir antioxidante e anticancerígeno, reforçando o sistema imunológico. Por fim, seu consumo regular auxilia na redução da gordura corporal e na prevenção de doenças cardíacas.

antioxidante alimentos

8 – Cebola

Mais um alimento rico em substâncias antioxidantes, que auxiliam no combate ao envelhecimento das células do seu organismo. A cebola é rica em fibras, vitaminas e minerais e seus compostos enxofrados agem diretamente nas vias respiratórias, tornando o alimento um excelente expectorante. A cebola ajuda ainda reduzir o colesterol do sangue e a regenerar os glóbulos vermelhos.

alimentos antioxidantes

9 – Lentilha

O brasileiro está bastante acostumado a comer feijão, mas as lentilhas seriam um excelente substituto. Elas ajudam a diminuir o colesterol, desintoxicam o organismo, diminuem a tensão pré-menstrual, combatem o diabetes, previnem a anemia e o câncer e auxiliam na melhoria da saúde dos ossos. Frequentemente, as lentilhas são recomendadas para quem está de dieta. Pois produzem uma sensação de saciedade.

alimentos ricos antioxidantes

 

A lista é ainda maior

Como você pode perceber, bons alimentos não faltam para auxiliar você no combate ao envelhecimento. Muitos deles já são amplamente consumidos pelos brasileiros, mas é o conjunto deles que, no dia a dia, é capaz de trazer grandes benefícios para o organismo.

Uma boa alimentação não é aquela que inclui ou exclui um tipo de alimento, mas sim aquela que consegue equilibrar o maior número possível de alimentos de cada uma das categorias. Por isso, é importante ter em mente quais são aqueles produtos “coringa”, considerados essenciais, para garantir que pelo menos três ou quatro vezes por semana você tenha a oportunidade de consumir uma quantidade mínima deles.

Essa lista poderia ser muito maior. Mel, salmão gengibre, kiwi e alho, apenas para citar alguns, são outros itens que você deve também incluir em sua dieta visando combater os efeitos da passagem do tempo.

Alimentação saudável

Bons alimentos não faltam para auxiliar você no combate ao envelhecimento.

Você também pode gostar de: Envelhecimento da pele: conheça 11 costumes que o aceleram

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp