11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Lipoaspiração: do que ficar longe no pós-operatório?

A lipoaspiração é a cirurgia plástica mais indicada para você?

Entenda mais sobre a lipoaspiração e as suas recomendações de após a cirurgia

A lipoaspiração é uma das cirurgias mais procuradas no Brasil e no mundo. Seus resultados tendem a satisfazer completamente homens e mulheres que se sintam incomodados com seu contorno corporal. Diferente da lipoescultura, este procedimento cirúrgico realiza uma sucção do excesso de gordura de uma área específica do corpo, eliminando-a do organismo do paciente.

Suas indicações são extensas. De pacientes que estão um pouco acima do peso ideal e que enxerguem a lipoaspiração não como uma substituição da necessidade de perder peso, mas uma alternativa estética a pessoas que possuem áreas específicas de excesso de gordura pelo corpo. A lipoaspiração pretende remodelar a silhueta dos pacientes e não deve ser vista como um método de emagrecimento rápido.

Entenda mais sobre a necessidade de anestesia, a internação e o pós-operatório a seguir:

Anestesia e internação da lipoaspiração

A anestesia aplicada para a realização da operação é relativa, podendo ser local, de bloqueio ou uma anestesia geral. A escolha dependerá da quantidade de áreas a serem submetidas à sucção de gordura e a localização exata de cada uma. O tempo de internação também irá variar dependendo da dimensão e do volume, variando normalmente de 12 a 24 horas de observação após a cirurgia. 

Recomendações do pós-operatório

O pós-operatório da lipoaspiração demanda alguns cuidados específicos e muito importantes. É bom relembrarmos que as indicações médicas podem variar conforme cada paciente, tanto a quantidade de dias de cada item, quanto da necessidade de cuidados mais individuais. Mantenha um diálogo aberto com o profissional escolhido para realizar o procedimento e não deixe de cumprir as recomendações à risca.

Os dias com maiores incômodos da cirurgia são os dois primeiros, geralmente com a necessidade de tomar analgésicos comuns para o alívio do incomodo. O inchaço e os hematomas ficaram visíveis por ao menos 15 dias, sendo recomendado sessões de drenagem linfática após o quarto dia de pós-operatório. Mas do que ficar longe neste período?

Nos primeiros dias é recomendável que você não fique sentada por longos períodos, evitando ao máximo fazer pressão na região da lipoaspiração. Durante o primeiro mês, fica proibido fazer esforços e levantar peso, ok? Isso prejudicará tanto a cicatrização quanto o resultado final. Dormir de barriga para baixo e tomar medicamentos que não foram prescritos pelo médico também deve ficar fora dos seus planos no pós-operatório.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).