11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Cabelos Longos: Como tratar as pontas

Tem cabelos longos ou quer deixá-los crescer? Veja como cuidar de suas pontas.

Qual é a mulher moderna que não gosta de cabelos longos, sedosos e saudáveis? O cabelo é uma das partes do corpo de maior importância para a mulher moderna. Quem tem cabelos longos precisa sempre estar cuidando de seus fios, uma vez que, por ter fios muito longos, eles geralmente tendem a ficar mais ressecados nas pontas e, na raiz, com excesso de oleosidade. Isso porque os nutrientes que temos nos fios não suprem suas necessidades. Portanto, a mulher que quer estar em dia com seus cabelos precisa não só mantê-los bem nutridos com produtos de qualidade, mas criar o hábito de tratar suas pontas.

Muitas mulheres pensam que para ter cabelos longos e bonitos é só abandonar a tesoura e aguardar. Esse é um grande erro, visto que com o tempo suas pontas acabam ficando agredidas e é necessário apará-las, principalmente se houver pontas duplas, que comprometem o crescimento dos fios e os deixam mais sensíveis. Vale lembrar que os cuidados que serão citados neste artigo são para todos os tipos de cabelo. Independentemente se seu fio é liso, crespo ou cacheado, manter os cabelos sempre belos, hidratados e brilhosos é primordial. Quanto mais longo for o comprimento do cabelo, mais tempo de vida ele terá.

Como tratar cabelos longos?

1. Apare as pontas com frequência
O ideal é sempre apará-los a cada dois meses e usar – sem medo de ser feliz – um xampu e condicionador de boa qualidade para reforçar a proteção natural de seus fios. Após sua lavagem, é recomendável usar leave-in, além de adotar o hábito de fazer uma hidratação quinzenalmente. A mulher também precisa entender que o ato de pentear também requer cuidados especiais. É importante saber pentear os fios, uma vez que usar escovas de forma inadequada pode acabar estragando toda a rotina de cuidados. Uma dica útil é sempre optar pelo uso do pente de madeira, pois ele age de forma mais suave nos fios.

2. Lave com delicadeza
Para os fios não ficarem quebradiços com muita facilidade, é preciso lavá-los com delicadeza e, claro, da forma correta. Aplique o xampu nas mãos antes de levá-lo ao cabelo e sempre partindo do couro em direção às pontas. Você pode ainda massagear o couro cabeludo até as pontas usando a ponta dos dedos. Após fazer isso, basta enxaguar o cabelo e certificar-se de que os resíduos dos produtos foram devidamente removidos dos fios. Use a hora do banho também para desembaraçar os fios e facilitar na hora da penteação, sempre de uma forma delicada e com a ajuda de um bom condicionador.

3. Hidratação sempre!
Já demos uma pincelada acima, mas reiteramos aqui: a hidratação é fundamental para qualquer tipo de cabelo e é através dela que ele recupera sua vida. Ela ajuda a devolver os nutrientes naturais dos fios e fortalece-os quando eles estão enfraquecidos por química. A hidratação pode ser feita em sua própria casa ou no salão, a cada 15 dias. O leave-in pode ser usado para promover uma maior absorção desses nutrientes. Use-o sempre antes ou depois de efetuar a secagem dos cabelos – a depender do produto.

4. Jamais durma com os fios molhados
Quem dorme com o cabelo molhados contribui para a piora na qualidade dos fios, que com o tempo vão ficando cada vez mais flexíveis, quebradiços e, consequentemente, pode haver queda. Dormir com o cabelo molhado também causa caspas, que depois que se desenvolvem são muito difíceis de serem tratadas e comprometem a aparência dos cabelos, sem contar o mau cheiro que fica. Para prevenir tudo isso, nunca durma com os fios encharcados. Se você está com preguiça de secá-los por completo com a secadora antes de ir deitar, seque-os o máximo que puder com a toalha e deite-se 30 minutos depois.

5. Água morna e sombra!
Tomar banhos muito demorados e, principalmente, quentes podem acabar ressecando a ponta dos fios e os próprios fios, além de causar caspa.O ideal é lavar o cabelo com água fria ou morna e usar xampus e condicionadores com tivos hidratantes, que são os mais indicados para fios ressecados. Outra coisa que ajuda a piorar a qualidade das pontas é o sol ou o calor exagerado. Os raios solares danificam os fios e isso não vale apenas para as épocas de praia e férias, mas para o dia a dia da mulher. Nesse caso, o ideal é escolher por produtos que garantam um alto grau de proteção solar e, claro, fugir da água quente.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Nair Jovelina Oliveira disse:

    Dr;Luciana meu maior sonho e ter o cabelo longos ,mas ate agora eu ainda nao consegui nenhum, creme ,nem um tratamento para crescer por favor me diz o que fazer,gostei da historia acima.

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Nair,
      É importante que você procure e converse com um dermatologista pra saber as proteínas que seu cabelo precisa.
      Beijos