Cirurgia de Orelha

A cirurgia de orelha, ou otoplastia, é uma cirurgia plástica realizada para mudar a aparência das orelhas do paciente, podendo ser para estética ou reparadora.

cirurgia de orelhaQuando o tamanho ou formato da orelha foge da normalidade, em especial, a “orelha de abano”, costuma trazer constrangimentos ao seu portador, devido aos comentários ou dos olhares alheios. Por isso a idade ideal para se realizar a cirurgia de orelha para a correção desse tipo de anomalia é denominada “pré-escolar”, ou seja,em torno dos 6 ano. Essa indicação é ideal por várias razões, primeiro porque a orelha já está totalmente formada, atingindo quase o tamanho daquela de um adulto; segundo, porque evita que a criança venha sofrer problemas de ordem psicológica na escola em função de comentários ou chacotas por parte dos colegas. Muitas vezes, as crianças sofrem caladas sem coragem para expor o problema.

Porém, a cirurgia de orelha também pode ser realizada em outras fases da vida. Sendo capaz de acabar com o complexo de quem tem vergonha de deixar as orelhas à mostra.

Tipos de cirurgia de Cirurgia de Orelha:

otoplastiaCirurgia de Orelha Estética:

Esta é uma cirurgia que visa dois objetivos principais, diminuírem a projeção das orelhas e refazer a anti-hélice. A incisão costuma ficar na região posterior do pavilhão auricular e a cartilagem é remodelada com pontos, incisões ou raspagem.

Cirurgia de Orelha Reparadora:

Esta cirurgia é realizada para corrigir um defeito de nascimento, como Microtia (orelha muito pequena), Anotia (ausência de pavilhão auricular), ou melhorar uma sequela de trauma.

Na cirurgia podemos utilizar com enxertos, onde a orelha é reconstruída com enxerto de material do próprio organismo, como cartilagem das costelas, enxerto dermo cartilaginoso da outra orelha ou outras regiões.

Também podem ser usados na cirurgia de orelha reconstrutora os retalhos, utilizando tecidos locais.

Em todos os casos, a otoplastia é muito simples e a cicatriz é quase invisível, pois fica escondida atrás da orelha.

Qual é o tipo de anestesia para realizar a cirurgia de orelha?
Cirurgia de orelha de abano

Em geral a cirurgia é realizada com anestesia local mais sedação, sem nenhuma dor ou incômodo. No caso de crianças, anestesia geral ou local com sedação.

Qual o período de internação?

No caso de anestesia geral o período recomendado são 12 horas. Nos casos de anestesia local com sedação 6 horas.

Há perigo na cirurgia de cirurgia de orelha?

É uma cirurgia simples, por isso os riscos são mínimos.

Quanto tempo dura a cirurgia de orelha?

Entre 90 a 120 minutos. Porém, seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total de permanência do paciente no Centro Cirúrgico,pois esta permanência envolve o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

Desde já o convidamos a nos visitar. A Clínica Dra. Luciana Pepino realiza a cirurgia de Cirurgia de Orelha com segurança e conforto.