Menu

Regime

regimeVocê acorda na segunda-feira e pensa com seus botões: “mais um dia de regime”. Não é fácil acordar todos os dias e enfrentar a longa semana pensando em sua dieta, peso, sua saúde, enfim. Não é fácil. Minha ideia aqui, entretanto, longe de mostrar que isto é uma tarefa simples seria desmistificar alguns conceitos sobre regime e mudanças de estilo de vida. Vamos a eles?

A primeira coisa seria o jejum, o famoso jejum onde o cidadão de boa fé, na crença de que ficando em jejum por um tempo prolongado perderá peso mais fácil. Verdade? Não, esta é a primeira mentira sobre regime. Assim, fazer regime, por incrível que pareça, muitas vezes significa comer mais vezes. Será que você leu direito? Sim, vou repetir, “comer mais vezes”. A questão aqui, relacionada ao fracionamento da dieta, significa que você irá se manter em um constante estado de saciedade (sem fome) evitando que seu organismo “queime” energia saudável de seu corpo como proteínas dos seus músculos. E é isto o que o seu regime faz… Ficando em jejum você acaba queimando esta energia boa, proteínas.

regime-2Outro mito tem relação com atividades física. Quantas vezes você não viu ou mesmo fez uma atividade física qualquer (corrida, caminhada, bicicleta) todo vestido, agasalhado, na expectativa de que quanto mais suar, mais peso você irá perder. E o pior, você pesa antes e depois da corrida e o que acontece? Uma diferença a seu favor. Veja, isto é um grande mito sobre regime e perder peso. É claro que mudança no estilo de vida deverá fazer parte de seu regime, mas esta perda de peso aqui é apenas desidratação, que uns bons copos de água recuperaram rapidamente. E não é água que você tanto luta para perder com seu regime, é? Claro que não. Todos nós queremos perder as famosas gordurinhas, que o exercício queima com maestria também. O ponto aqui é que não adianta tentar acelerar este processo agasalhando-se como esquimó. Entenda o objetivo de seu regime e das mudanças de estilo de vida propostas por seu endocrinologista. Você quer perder gordura e não água.

regime-3Uma outra questão sobre regime, bastante controversa, são aquelas famosas fórmulas mágicas. Este é um ponto delicado, e como endocrinologista atendendo pacientes que querem fazer regime e perder peso, não é fácil explicar o que muitas vezes eles já imaginam. As fórmulas mágicas não têm nada de “mágica”. Os ingredientes destes produtos irão incluir desde hormônios, passando por tranquilizantes, soníferos, antidepressivos, ansiolíticos, inibidores do apetite, tudo dentro de uma única cápsula, a “cápsula mágica” de seu regime. A troco de quê? Talvez perder peso no primeiro e segundo mês para ganhar tudo novamente no terceiro. Mas antes fosse apenas isto. Na minha opinião, o principal problema deste regime com fórmulas mágicas para emagrecer são os inúmeros efeitos colaterais aos quais você está sujeito: sono excessivo ou insônia, aumento dos batimentos cardíacos, irritabilidade, aumento da pressão arterial e em alguns casos mais graves ate um ataque cardíaco.

Assim, um bom regime envolve sim alguns pilares: fracionar sua dieta, exercícios físicos regulares e medicações quando necessárias. Tudo isto de maneira bem explicada e sob orientação criteriosa de seu médico.

Dra. Cláudia Chang – CRM 110.155


Quanto Custa uma cirurgia para Regime?
Confira quanto custa Regime na Clínica da Dra. Luciana Pepino, entre outras Cirurgias Plásticas e Tratamentos Estéticos.
Dúvidas?
Fale diretamente com a Dra. Luciana sobre Cirurgia de Regime.
Quero receber informações sobre Cirurgias Plásticas
mulher olhando para frente com as duas mãos no rosto

O que levar em consideração para escolher um creme para linhas de expressão?

Ao escolher um produto antienvelhecimento, é preciso observar se ele é adequado para a sua faixa etária e o seu tipo de pele...
14 dez 2018 41
mulher mexendo em um aplicativo de celular com as mãos em cima de um prato

Aplicativos de beleza: confira uma lista para te ajudar a manter a forma!

O celular não serve apenas para passar o tempo nas redes sociais! Descubra os melhores aplicativos para te acompanhar no trein...
13 dez 2018 30
Blog
Mais Lidos
Mais Comentados
Mais Votados