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Treino cardiovascular

É muito difícil encontrar alguém que não procure melhorar a qualidade de vida: um emprego melhor, um carro melhor, uma casa melhor, um relacionamento melhor – inclusive com o próprio corpo. Para isso, é preciso que ele esteja não apenas em forma, mas também saudável. O treino cardiovascular (ou aeróbico), aliado a uma dieta baseada em alimentos leves, nutritivos e balanceados, é um ótimo caminho para quem quer potencializar resultados e gostar do que vê no espelho. O melhor é que ele pode ser feito em academia, em casa, na rua ou no parque. Além de não ter restrição de idade, ele é rapidinho: bastam cerca de 30 minutos para o início de uma vida mais saudável.

Treino cardiovascular ajuda a perder peso?

Os métodos de treino cardiovascular são bastante variados e podem ser contínuos ou intercalados, de baixa ou alta intensidade. Os mais comuns, entretanto, podem ser feitos no local que você escolher: são a caminhada rápida e a corrida de baixa intensidade. Na esteira em casa ou na academia, na beira da praia ou no parque, o importante é não fazer menos de 20 nem mais de 30 minutos e estar bem hidratada com água. Eles ajudam a acelerar o metabolismo expulsando toxinas e favorecendo a circulação sanguínea. Mas preste atenção nas dicas: o melhor horário é pela manhã e a frequência deve ser entre três (para quem quer apenas definir a musculatura) ou cinco vezes por semana (para quem quer perder peso).

Intensidade vai definir o ritmo da queima de gordura

Quanto mais elevada a intensidade do treino cardiovascular ou aeróbico, maior a utilização de glicogênio (mais açúcar do que gordura), mas também maior o metabolismo basal, o que, na combinação, faz com que a queima de gordura seja mais rápida e duradoura. Assim, quem quer emagrecer deve fazer um programa de intensidade gradual, criando resistência aeróbica. Quem já faz musculação, por exemplo, deve fazer o treino vascular depois do treino de força, liberando mais hormônio do crescimento e estimulando a queima de gordura e a recuperação muscular. De uma forma geral, o treino intercalado de alta intensidade costuma ser mais eficaz em casos de perda de peso.

Antes ou depois da musculação: depende do seu objetivo

Mas você começou a correr e gostou tanto que está disposta a treinar seriamente para começar a participar de corridas de rua e maratonas: nesse caso o treino cardiovascular deve ser feito antes do muscular, aumentando a resistência – fundamental nas provas de corrida, por exemplo. O exercício aeróbico melhora a elasticidade arterial fazendo com que o oxigênio seja mais bem distribuído pelo corpo, favorecendo a atividade física de longa duração. Mas seja qual for seu objetivo, tenha sempre a orientação de um profissional qualificado para garantir os melhores resultados para a sua saúde.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Dra. Luciana L. Pepino.

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  1. eliana

    tenho mal circulaçao e preciso peder pelo menos 35 quilos meu peso é 96 alem da caminhada gostaria de um cardapio pois estou com pre diabetes

    responder
    1. Luciana Pepino

      Oi, Eliana! Para este caso, recomendamos que procure um nutricionista para que ele possa te auxiliar melhor e tirar suas dúvidas. Beijos!

      responder

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