Como aliar o uso de botox a outros procedimentos estéticos?

Menina olhando para a foto

Toxina botulínica proporciona resultados eficazes contra rugas dinâmicas, mas pode exigir outros tratamentos associados

O tratamento com Botox, na verdade, consiste na aplicação de toxina botulínica. O nome mais conhecido deve-se a primeira marca que comercializou a substância industrializada e purificada para fins estéticos no Brasil.

Apesar dos comprovados resultados obtidos com a aplicação de Botox que proporcionam uma pele com mais flexibilidade e elasticidade, os benefícios específicos fazem com que seja importante associar o tratamento a outros procedimentos estéticos para obter melhores resultados.

A seguir, conheça quais os resultados possíveis com a aplicação da toxina botulínica, quais tratamentos podem ser usados como aliados e dicas de cuidados para manter melhores resultados com a técnica.

Quais os resultados possíveis com a toxina botulínica?

A toxina botulínica é uma substância que age como bloqueador neuromuscular, impedindo que ocorra a transmissão dos estímulos dos neurônios ao músculo, evitando a contração.

E como esse processo contribui para evitar o envelhecimento facial? Diversos fatores impactam o envelhecimento da face como má alimentação, exposição solar, sedentarismo, estresse e outros.

No entanto, o aspecto mais determinante para que ocorra o envelhecimento é a contração natural da pele, como ao falar, comer, sorrir, forçar a vista etc. A repetição desses movimentos pelas rugas dinâmicas resulta, ao longo do tempo, em rugas e linhas de expressão estáticas.

A toxina botulínica age especificamente nas rugas dinâmicas ao evitar que haja a contração muscular. Como aplicação preventiva, a substância permite minimizar o surgimento das rugas e, consequentemente, os efeitos de envelhecimento facial, mas também pode ser usada para amenizar os sinais já aparentes.

Quais procedimentos estéticos podem ser associados ao Botox?

Ao entender que os efeitos do Botox limitam-se a amenização das rugas dinâmicas é possível verificar que esse tratamento não é indicado para todas as demandas relacionadas com o envelhecimento facial, ainda que seja eficaz nos resultados propostos.

Dessa forma, para obter resultados mais completos e manter a pele jovial o cirurgião plástico pode recomendar tratamentos aliados. Conheça a seguir quatro práticas benéficas.

Preenchimento facial

O preenchimento facial é um procedimento estético que utiliza ácido hialurônico para proporcionar rejuvenescimento por meio do aumento do volume, hidratação da pele e combate às rugas estáticas.

A principal recomendação do uso da substância é para combater a perda de volume facial, especialmente das bochechas, tratamento de sulcos, como o nasogeniano, conhecido popularmente como bigode chinês, perda do volume labial e melhora do contorno da face.

Portanto, os benefícios são distintos de quando realizado o Botox e preenchimento, fazendo com que os tratamentos sejam complementares, afetando diferentes resultados do envelhecimento.

Peeling

O peeling consiste em um procedimento estético que promove a descamação de camadas da pele. Esse resultado é alcançado por meio do uso de ácidos, como acetil, salicílico, tricloroacético, retinóico e outros, e substâncias abrasivas.

O tratamento apresenta resultados satisfatórios para combate de rugas, flacidez, estrias, manchas e acne e suas cicatrizes.

Ao promover a descamação da pele as marcas mais superficiais são eliminadas e uma pele nova é formada com uma aparência renovada e menos efeitos do envelhecimento. O tratamento pode ser associado a outras técnicas para melhores resultados, como a aplicação de toxina botulínica.

Laser de CO2 fracionado

O laser de CO2 fracionado é um tratamento recomendado para o rejuvenescimento da face, pescoço e mãos que são regiões mais afetadas pelos efeitos do tempo. O procedimento promove o aquecimento da água da pele, causando a destruição das células envelhecidas e formação de novas.

A técnica ajuda na melhora da flacidez e das rugas, uniformizando a cor da pele, minimizando as cicatrizes da acne e reduzindo os poros abertos. Além disso, o laser de CO2 contribui para a produção do colágeno, remodelando e tornando a pele mais firme.

A imagem foca no rosto de uma mulher jovem

Como melhorar os resultados com o Botox?

Mesmo conhecendo e realizando tratamentos complementares a aplicação de toxina botulínica, apenas com os cuidados diários adequados é possível melhorar e manter os resultados com o Botox, retardando os efeitos do envelhecimento. Confira a seguir as principais práticas!

  • alimentação saudável: alimentar-se adequadamente é um ponto de partida se o objetivo é retardar o envelhecimento. Invista em alimentos naturais e saudáveis, como frutas, legumes e verduras, reduzindo as opções com açúcares, sódio e gorduras trans, como os processados;
  • uso de protetor solar: logo após a aplicação de Botox, mas também como um cuidado contínuo, é essencial que a paciente que quer melhores resultados use diariamente o protetor solar, principalmente na face, colo e mãos, minimizando os efeitos negativos da exposição aos raios ultravioletas;
  • reposição de colágeno: a partir dos 30 anos há uma queda natural na produção de colágeno no organismo, exigindo que haja uma reposição dessa substância a partir dos 35 anos para obter melhores resultados estéticos;
  • consumo de água: o consumo adequado de água diariamente é fundamental para hidratar a pele de dentro para fora e também para contribuir para a eliminação de toxinas do organismo. Lembre-se de espalhar o consumo durante todo o dia;
  • prática de atividades físicas: o sedentarismo é um inimigo do envelhecimento saudável, de forma que a prática de exercícios físicos proporciona benefícios físicos, mentais e também estéticos. Além disso, esse hábito reduz o estresse, que é outro responsável pelo envelhecimento precoce.

A aplicação da toxina botulínica deve ser realizada por um cirurgião plástico apto e de confiança, sendo que a realização de procedimentos estéticos associados também deve ser indicada por um profissional capacitado, melhorando os resultados alcançados.

Agende agora a sua consulta!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).