Tipos de nariz: Descubra qual formato ideal para seu rosto

tipos de nariz para cada rosto

Descubra como o formato ideal do nariz está relacionado às características do seu rosto

 

O rosto é o nosso cartão de visitas, e o nariz tem uma relevância muito grande na imagem em que passamos para os outros e em como nos sentimos sobre nós mesmos. Por isso, estar insatisfeito com o próprio nariz pode trazer problemas de autoestima e transtornos sociais.

Se você está cogitando fazer uma rinoplastia, mas ainda não sabe qual tipo de nariz fica melhor para você, descubra agora qual é a relação entre o formato do rosto e o do nariz para ter uma ideia do que você pode solicitar ao cirurgião plástico.

 

Tipos de rosto

Você consegue identificar o formato do seu rosto? Vamos conhecer as principais características de cada um:

 

Rosto oval

Largura maior do que o comprimento, com as bochechas levemente mais largas do que a testa e o maxilar. Exemplos: Nathalia Dill, Jessica Alba e Emma Roberts.

Rosto quadrado

Testa e queixo mais largos, com a mandíbula bastante reta e marcada, seguindo até próximo da linha da orelha. Personalidades com esse tipo de rosto: Fátima Bernardes, Alinne Moraes e Mariana Ximenes.

Rosto redondo

Bochechas mais largas, com a testa e o queixo mais arredondados. Os ângulos são bem definidos, com a região do maxilar sendo mais suave. Exemplos entre as famosas: Vanessa Giácomo, Giovanna Antonelli e Miley Cyrus.

Rosto triangular

Maxilar mais largo que a testa, com a parte inferior do rosto mais pronunciada do que a superior. Quem tem esse rosto: Olivia Palermo e Paola Oliveira.

Rosto coração

É o oposto do rosto triangular, por isso também pode ser chamado de triângulo invertido. A principal marca desse tipo de rosto é que a testa é mais larga do que a região do maxilar, como é possível identificar em Emma Watson, Deborah Secco e Sheron Menezes.

Rosto alongado

Também conhecido como retângulo alto, tem um formato mais comprido e fino, e a altura é maior do que a largura. As maçãs são estreitas e há uma distância maior entre a testa e o queixo. Famosas com rosto alongado: Gisele Bündchen, Sarah Jessica Parker e Claudia Raia.

 

Tipos de nariz para cada tipo de rosto

Agora que você já identificou o formato do seu rosto, basta olhar uma tabela e descobrir o tipo de nariz mais adequado para você, certo? Então, na verdade, não funciona bem assim.

O formato do rosto é sim um guia para encontrarmos algumas características do nariz ideal, mas isso não significa que existe um nariz certo para cada tipo de rosto, muito menos que somente aquele nariz combina com os outros traços da pessoa.

Por exemplo, um rosto quadrado e com traços marcantes, principalmente no caso dos homens, não combina muito bem com um nariz delicadinho, assim como um rosto fino, com proporções harmônicas e traços suaves, não fica tão legal com um nariz muito protuberante com direito a ossinho saltado.

 

qual tipo de nariz ideal

 

Quando pensamos no formato do rosto da pessoa, temos que considerar suas características gerais para avaliar o nariz e descobrir em quais pontos ele pode ser melhorado para ser mais harmônico aos traços de cada paciente, mesmo porque não é possível construir um nariz novo “do zero”.

Isso significa que não adianta solicitar ao cirurgião plástico que ele reproduza o nariz da Bruna Marquezine no seu rosto, pois as suas características de osso, cartilagem e pele são diferentes das dela. Se você está insatisfeita com o seu nariz, o médico poderá avaliar suas medidas e determinar quais traços dele podem ser modificados, como estreitar as abas, deixar a ponta mais empinada, tirar o ossinho etc.

 

O que o cirurgião plástico vai considerar

Na consulta de planejamento da rinoplastia, seu cirurgião plástico vai levar em conta uma série de características do seu rosto e da sua constituição física para desenhar o novo formato do seu nariz.

No seu rosto, o cirurgião plástico vai observar e medir os traços dos lábios (se são mais grossos ou mais finos), a largura dos malares, a distância entre os olhos, o contorno do queixo e da testa visto de frente, o queixo e a testa vistos de perfil, a linha do cabelo e as suas características étnicas.

Além disso, obviamente o médico vai levar em consideração se o paciente é do sexo feminino ou masculino, além de analisar a altura e o peso. Como você deve imaginar, um formato de nariz que fique bom para uma mulher de 1,60 metro e 55 kg não será idêntico ao nariz ideal para um homem de 1,85 metro e 95 kg.

 

No nariz propriamente dito, o médico vai analisar se ele é mais longo ou mais curto, se ele tem a giba nasal (aquele ossinho que pode ser saltado), se ele é mais alto ou mais baixo, se ele pende para um dos lados, se a ponta do nariz é arrebitada ou caída, se as asas são muito largas e a relação entre o nariz e a testa.

Conhecendo as características a serem observadas e levadas em consideração, fica mais fácil entender por que não é possível simplesmente reproduzir o nariz de uma famosa no seu rosto, não é mesmo?

Somente depois de todas essas análises é que o cirurgião plástico poderá determinar as modificações a serem feitas no seu nariz, e apenas o médico, na consulta presencial, poderá orientar você sobre qual é o formato ideal para o seu rosto.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp