Tipos de barba: cavanhaque

tipos de cavanhaque

Siga nossas dicas para saber como aderir esse visual que é queridinho entre as celebridades

Deixar a barba crescer pode ser algo difícil, mas não é algo impossível de se manter ao longo do tempo. Quem já faz uso dela, sabe como mantê-la alinhada, sabe o tipo que combina mais com os traços faciais e é mestre em driblar os probleminhas de percurso, como a coceira. Há aqueles que ainda pensam duas vezes na hora de deixá-la crescer e, para os perdidos, a dica é recorrer a um profissional para que os pelos ganhem um formato uniforme. Na hora da decisão, nem todos almejam a barba cheia, e se rendem ao cavanhaque.

Ter um cavanhaque pode ser um pouquinho mais trabalhoso em comparação à barba cheia, pois exige que o dono tenha muito estilo. Ele precisa ser moldado e, nem sempre, o homem consegue fazer isso sozinho. Vale mencionar que, infelizmente, nem todos combinam com o cavanhaque. Quem se dá bem são aqueles que possuem rosto quadrado, que podem aderi-lo um pouco mais longo, pois esse tipo dá volume aos traços faciais. Assim, o queixo ficará mais saliente, pois é onde ficará a concentração dos pelos.

Mas isso não quer dizer que os homens com rosto oval não podem ter esse visual. Na verdade, assim como acontece com as mulheres, os sortudos que possuem esse formato de rosto combinam com qualquer tipo de cavanhaque e podem fazer diferentes combinações, como investir no bigode, arriscar um estilo com linhas mais arredondadas, e assim por diante. Não há nenhum porém para aqueles que se enquadram nesse caso. Se você tem o rosto largo, prefira o uso da barba completa, pois suaviza os traços faciais.

Para deixar o cavanhaque crescer é preciso considerar o lábio inferior. Os pelos devem crescer conforme a largura da boca, de maneira a cobri-la. O modelo padrão não pede o bigode e os pelos no queixo são a parte mais importante na hora de aderir esse tipo de barba. Há outros estilos que você pode usar, como o soul patch, que dá um toque de charme ao cavanhaque. Nesse caso, uma pequena porção de pelo fica rente ao lábio inferior, que não chega ao queixo, como Ryan Gosling e Zach Efron já desfilaram nos tapetes vermelhos.

O cavanhaque pode ser lavado com xampu para remover a oleosidade e as impurezas. Não tenha receio em aplicar o condicionador também, pois dá uma hidratada na região da barba que pode ficar ressecada. Se você não é adepto desse produto, use uma pequena quantidade de hidratante facial que proporciona os mesmos resultados, sem contar que evita a coceira.

A escolha do tipo de cavanhaque sempre é uma batalha para os homens que se interessam em usá-la. Para fazer o design, é bom procurar um profissional para não cometer erros. Nem todos podem ter o cavanhaque do Johnny Depp, mas é possível encontrar um estilo ideal e arrasar.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Bruno s disse:

    Eu me inspiro do cavanhaque do Christian Bale, acho a barba dele bonita, bem espessa.
    Quando é jovem, a barba parece ralo e fraco. Quando amadurece, escurece e fica bem espessa quando for deixar crescer.
    Uso o cavanhaque sempre quando posso, dependendo da roupa né, que agora só gosto de clássico e básico combina para usar a ‘barbicha’.
    Tenho 23, os pelinhos já tá sendo espessa, mas ainda é loirinho, esperando escurecer só com o tempo.
    😉