Tendência: Saia Paetê

Veja o que combina com as saias paetê.

Antes, usada só à noite; hoje, uma das queridinhas de todas as horas. As saias paetê são tendência tanto no verão como nas estações mais frias do ano. Desde o ano de 2014, elas tem ganhado cada vez mais fama e aparecido em desfiles de moda mundo afora. Apesar de ser mais evidente em saias, o paetê também se mostra bastante frequente em paletós, blusinhas, vestidos e até em sapatos ou demais acessórios femininos. Para aquelas que ainda não são muito familiarizadas com eles, o brilho e glamour dos paetês fizeram parte de praticamente toda a década de 80 e hoje, quase quatro décadas mais tarde, eles não só continuam a fazer sucesso no mercado de moda como ressurgem ainda mais sofisticados, com tons mais modernos, elegantes e que são perfeitamente adaptáveis a todas as estações.

Pode-se optar por combinações High-Low ou abusar no brilho e marcar presença nos locais, como é o caso dos tecidos metálicos ou canutilhos, que estão bastante em alta no Brasil. As saias paetê foram e se mantém no topo da lista quando o assunto é elegância e versatilidade, uma vez que elas podem cair bem com um grande número de combinações, mas conseguem manter seu estilo e realçar a beleza das peças.

Como usar paetê?

O segredo do bom uso dos paetês é saber misturar diferentes tipos de combinações para não acabar ficando algo muito pesado, exagerado e até mesmo brega. Peças mais lisas, por exemplo, são ótimas opções para ajudar a amenizar o brilho dos paetês, como um jeans mais lavado, uma blusinha de seda regata ou uma t-shirt de algodão. Essas peças são mais básicas e, portanto, transmitem uma sensação de menos informação visual, trazendo mais equilíbrio ao look e suavizando a intensidade do brilho da saia.

As saias paetê geralmente são curtas e mais usadas nas cores prata, rosa, preto, dourado, listrada ou com bolinhas monocromáticas, mas elas também apresentam-se em outras cores e comprimentos. Como as saias paetê são, normalmente, mais curtas, elas casam perfeitamente com blusinhas de tecido mais leve e sapatos altos, sapatilhas e scarpin. Vale lembrar que esse tipo de tecido não combina com alpargatas ou saltos com design mais exagerado e se a intenção for exalar sofisticação, mas manter-se discreta, não se deve abusar demais do brilho das saias e o calçado deve ser das cores neutra, preta ou nude.

Ao usar as saias paetê para ir a festas ou baladas noturnas, recomenda-se as cores mais fortes – prata, dourada ou preto, por exemplo. Nas festas realizadas durante o dia, o ideal é optar por cores mais leves, como rosa, salmão claro ou o próprio branco. Em festas de casamento, as saias não devem ser tão curtas e podem ter a cintura mais alta em contraste com blusas tradicionais de botão, braceletes das cores prata ou dourado e scarpin envernizado de cor mais escura ou totalmente preto.

Se a ocasião pedir por algo mais formal – como eventos importantes ou mesmo para ir trabalhar – o ideal é combinar as saias paetê mais opacas com camisa branca ou azul e acessórios mais masculinos, incluindo os sapatos loafer. Os blazers, a jaqueta de couro e as t-shirts podrinhas também são ótimas alternativas. O blazer, em especial, deixa a peça mais arrumada e com tom social, podendo tanto ser usado dia e noite. Para as noites, acessórios como bolsas, colares e sapatos trarão mais elegância à composição do look.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).