11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Soluções caseiras para combater as estrias

Opções de como remover estrias em casa não substituem tratamentos especializados

As estrias são sinais comuns na pele de homens e mulheres de diferentes faixas etárias. Apesar de não ser um problema de saúde, muitas pessoas buscam mais informações sobre como remover estrias.

Um aspecto importante é que as estrias podem ser de diferentes tipos de acordo com a intensividade do sinal. Elas surgem em decorrência de um estiramento rápido que a pele não acompanhada, causando o rompimento dos tecidos.

Por essa razão, as estrias são mais comuns na puberdade, em pessoas que têm tendência a oscilações no peso e gestantes.

Para saber como remover estrias é importante conhecer os tipos: as vermelhas são as mais recentes e mais fáceis de combater; as roxas estão em uma fase intermediária; e as brancas que são mais antigas e difíceis de tratar.

Como remover estrias com soluções caseiras?

As receitas caseiras, em geral, não apresentam resultados plenamente satisfatórios em como remover estrias, principalmente se elas forem roxas e brancas, o que significa que são mais maduras.

Os tratamentos especializados são mais recomendados para quem está insatisfeita com as estrias, mas como destacado, elas não causam problemas à saúde, sendo uma demanda estética.

A melhor alternativa é prevenir as estrias, o que pode ser feito com uma hidratação diária da pele principalmente em fases de estiramento, como na adolescência ou gestação. Podem ser usados hidratantes corporais e óleos específicos para esse fim.

Caso a estria na esteja na pele, existem algumas alternativas para cuidados caseiros que podem contribuir na amenização, ainda que leve, desses sinais. Confira!

Aloe vera

O aloe vera promove bons resultados em como remover estrias devido às propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, mas apresenta melhores resultados em casos de estrias vermelhas recentes.

Óleo de amêndoa

Não há nutrientes no óleo de amêndoa que justifique ele remover estrias, no entanto, o produto promove a hidratação da pele que, por si só, já é um cuidado indicado e pode melhorar o aspecto da pele, ainda que não elimine sinais.

Veja algumas dicas de como remover estrias em casa

Vitamina C

A vitamina C realmente é uma substância com potencial para amenizar as estrias, no entanto, esse nutriente não é absorvido topicamente se você esfregar um limão ou laranja no local, por exemplo.

A vitamina C tópica deve ser usada quando presente em dermocosméticos confiáveis e recomendados pelo especialista. 

Esfoliação

Existem diferentes receitas sobre como remover estrias que envolvem o uso de produtos caseiros para esfoliação. O benefício desse tratamento deve-se mais ao estímulo da circulação sanguínea na região em decorrência do movimento do que aos ingredientes usados. Algumas opções incluem:

  • borra de café com sabonete líquido;
  • açúcar e óleo de amêndoa;
  • bicarbonato de sódio e água.

Independentemente da receita usada, a indicação é fazer uma esfoliação no local afetado e, em seguida, aplicar um dermocosmético próprio para combater as estrias.

Esse tipo de tratamento é mais eficaz em caso de estrias vermelhas e roxas, sendo que no caso das estrias brancas é mais difícil que um tratamento caseiro entregue os resultados desejados.

Em geral, o cirurgião plástico indicará um tratamento especializado nesses casos, como a carboxiterapia, peeling de cristal ou laser de CO2 dependendo da avaliação e das particularidades do caso.

 

Faça parte do nosso grupo no Telegram e fique por dentro do dia a dia da clínica, além de informações exclusivas sobre beleza, bem-estar e eventos que só vão acontecer para este canal.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).