11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica lança campanha contra Fake News

Entenda os motivos e a importância desta campanha contra fake news

Nos últimos anos, o termo fake news tem tomado grande espaço na mídia televisiva e nas redes sociais. Fake news nada mais é do que informações falsas que são divulgadas como verdadeiras. Isso causa uma confusão muito grande na cabeça de pessoas que não têm os meios de confirmar a veracidade ou não das informações. Além de ter meios, é preciso saber como comprovar os dados e é aí que entendemos a importância de campanha contra fake news.

As fake news não influenciam apenas um tema específico, elas podem aparecer em qualquer meio de comunicação e sob qualquer assunto. Campanhas contra fake news divulgam maneiras e procedimentos fáceis para conferir se o que está sendo dito é real ou não. De maneira geral, ações simples como uma pesquisa rápida em sites de tradição no ramo ou, até mesmo, perfis nas redes sociais de profissionais qualificados podem resolver a questão.

A campanha contra fake news da SBCP

O objetivo da ação é justamente conscientizar a população geral sobre os perigos de realizar procedimentos estéticos invasivos com profissionais não qualificados para tal. O nome oficial da campanha é “Cirurgia Plástica: não existe milagre. Existe ciência, responsabilidade e especialização!” e divulga conteúdo nas redes sociais que buscam chamar atenção para postagens abusivas e não verdadeiras de profissionais não especializados.

Além disso, o conteúdo busca enfatizar que, mesmo no mundo da cirurgia plástica, resultados milagrosos não existem. Os tão conhecidos “antes e depois” postados por estes profissionais são utilizados de maneira inapropriada e com promessas irreais. Atrair novos pacientes com base em informações falsas são um perigo, inclusive, para a vida de quem é levado a acreditar que esse tipo de transformação é possível. A campanha contra fake news da SBCP quer garantir que as pessoas entendam a diferença entre a divulgação de conteúdo qualificado e a simples jogada de marketing de não médicos.

A escolha de um bom profissional

A cirurgia plástica não é apenas mais um procedimento estético que pode ser realizado por qualquer pessoa que queira e tenha orçamento para tal. O sucesso dessas intervenções cirúrgicas depende de uma série de escolhas feitas pelo paciente, de análises individualizadas feitas pela profissional escolhida e da segurança do local escolhido. A campanha contra fake news relacionada às cirurgias plásticas aborda todos esses assuntos de maneira didática e informativa.

A escolha de todos esses detalhes deve ser feita com base em dados e referências médicas. A dica é fazer uma pesquisa aprofundada do histórico médico da profissional, realizar consultas de análise para entender se é possível realizar o que pretende e conhecer o local da cirurgia. Pergunte sobre a técnica que a profissional pretende utilizar, saiba dos riscos, das contraindicações e equipamentos usados.

Fique de olho nas postagens e divulgação do consultório, veja se não existem truques como iluminação, ângulos ou tratamento computadorizado nas fotos postadas. Siga a campanha nas redes sociais e receba dicas, tutoriais e palestras online sobre este assunto tão importante.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).