11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Procedimentos eficazes para redução de sinais

Mulher madura com sinais de envelhecimento

Saiba como combater os sinais de envelhecimento no seu rosto com procedimentos estéticos 

O sinais de envelhecimento no rosto são responsáveis por causar grandes incômodos em homens e mulheres, que buscam alternativas para suavizá-los ou até mesmo para eliminá-los.

A rugas são linhas marcadas que geralmente aparecem ao redor dos olhos, abaixo da boca, abaixo do nariz e na testa, causadas pela perda de colágeno, elastina e outras substâncias responsáveis por manter a pele firme e uniforme.

No entanto, antes de definir o melhor procedimento estético para combater os efeitos dos sinais, é preciso entender no que consistem as rugas, quais os tipos existentes, suas causas e o tratamento mais indicado para cada um. Confira!

O que são as rugas e suas causas?

As rugas podem surgir de diferentes formas na pele: pelo envelhecimento natural ou pela intensificação de maus hábitos, causadas por fatores externos.

O colágeno é uma das principais substâncias que mantém a sustentação da pele.

Com o passar dos anos, a tendência é que ocorra uma diminuição considerável no organismo da substância, bem como de elastina (que aumenta a flacidez) e de ácido hialurônico (responsável pelo preenchimento cutâneo).

A repetição de expressões faciais, como por exemplo, o franzimento da testa, que força o músculo na região, da mesma forma podem ser responsáveis pelo surgimento de rugas faciais.

Fatores como a exposição solar sem proteção, estresse, poluição, má alimentação e até mesmo tabagismo também podem contribuir para o surgimento.

Tipos de rugas

Diferente do que muitas pessoas pensam, as rugas podem ser classificadas em dois estágios: as rugas dinâmicas e as rugas estáticas.

Conheça suas principais características:

Rugas dinâmicas

Causadas pelos movimentos normais da face, as rugas dinâmicas são as primeiras a serem notadas, não aparecendo quando a expressão facial é neutra.

São mais comuns em regiões como a testa, nariz e no canto dos olhos, quando nos expressamos através da face, com um sorriso, expressão triste, brava, entre outras.

Rugas estáticas

Já as rugas estáticas ocorrem quando as dinâmicas se tornam permanentes, ou quando há o envelhecimento da pele, situação em que a perda de substâncias se torna mais acentuada.

Mulher com sinais de envelhecimento no rosto

Tratamentos mais indicados

Para quem sofre com os sinais de envelhecimento no rosto e deseja realizar um tratamento para eliminar o problema de uma vez por todas, o botox é uma das soluções mais eficazes e indicadas.

A toxina botulínica, substância utilizada no procedimento, é responsável por bloquear a contração do músculo, evitando assim a formação das rugas, sendo recomendado para tratar pés de galinha, rugas entre as sobrancelhas e linhas na região da testa.

Além dele, o preenchimento facial com ácido hialurônico também pode promover bons resultados para redução de sinais, atuando em rugas mais profundas como por exemplo, o bigode chinês.

Como prevenir?

Para prevenir o surgimento de rugas e linhas de expressão, é necessário adotar uma rotina de cuidados com a pele, a fim de mantê-la sempre saudável e hidratada.

O uso de protetor solar, cremes hidratantes, vitamina C e produtos específicos para a região dos olhos podem ser bons aliados aos procedimentos estéticos.

Além disso, adotar uma boa alimentação e hábitos mais saudáveis como a redução do tabaco, a prática de atividades físicas e a diminuição do açúcar também são fundamentais para evitar rugas.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).