Você já ouviu falar em Sexual Wellness? O bem-estar feminino é assunto sério.
Na tradução para o português, a expressão significa “bem-estar sexual“, o que, claro, vai muito além de sexo — trata-se de um movimento que inclui aspectos da natureza feminina, como sexualidade, saúde íntima, como ciclo menstrual, gestação, puerpério, menopausa, dentre outros.
Entenda um pouco mais sobre o assunto a seguir, Sexual Wellness — o bem-estar feminino é assunto sério!
Como já dissemos, o Sexual Wellness é voltado para o bem-estar e a saúde das mulheres. A proposta, nesse caso, é tornar o mais natural possível para elas os assuntos relacionados ao sexo, prazer e autoconhecimento do próprio corpo.
O movimento é ainda mais importante quando se considera o fato de a sociedade, historicamente, ter transformado a sexualidade e o prazer feminino como uma espécie de tabu.
O Sexual Wellness trabalha, por exemplo, com a criação de produtos (bonitos, hipoalergênicos, testados dermatologicamente, dentre outras características), soluções e conteúdos focados, justamente, na saúde, sexualidade, bem-estar sexual, prazer e conforto da ala feminina. Sem censura, proibições ou constrangimentos.
Em entrevista à revista Claudia, a sexóloga e uroginecologista Lilian Fiorelli falou sobre o tema.
Segundo Fiorelli, a sexualidade de uma pessoa está relacionada à felicidade. “Há quem a encare apenas pela faceta do sexo, mas ela também se expressa na maneira pela qual nos apresentamos para o mundo, nos relacionamos, nos enxergamos como indivíduo. Exercê-la com plenitude tem impacto direto na autoestima”, acentuou a sexóloga.
A matéria também salientou a importância do orgasmo para o corpo, ativando uma série de hormônios, entre eles a endorfina, responsável pela sensação de bem-estar.
O bem-estar sexual feminino tem ganhado cada vez mais relevância nos últimos tempos —tanto que movimentos como o Sexual Wellness ganharam espaço como um nicho de mercado com boas oportunidades de empreender.
É o caso, por exemplo, da criação de produtos, soluções e conteúdos focados no bem-estar sexual, saúde, prazer e conforto das mulheres. Existem marcas que trabalham especificamente com isso — e são, inclusive, lideradas por mulheres. Alguns exemplos, nesse sentido, são as brasileiras:
E, ao contrário do que muitos pensam, dentro das clínicas de estética e de cirurgia plástica também é possível trabalhar o Sexual Wellness.
A começar pelas diversas formas de promover a autoestima feminina. Lembrando a elas que elas são donas do seus próprios corpos e tanto podem amá-los sem praticar qualquer modificação neles, quanto têm total direito de procurar por soluções estéticas ou mesmo funcionais.
Claro, desde que sejam seguras, para resolver aquilo que está impactando de forma negativa na sua autoestima, seu bem-estar e saúde. E isso pode ser feito em qualquer parte do corpo.
Contudo, falando especificamente da região íntima, existe a chamada cirurgia íntima feminina — também conhecida como ninfoplastia. Você já ouviu falar?
Sexual Wellness — o bem-estar feminino é assunto sério.
A cirurgia íntima feminina, ninfoplastia ou, ainda, labioplastia, é um procedimento realizado na região íntima da mulher, voltado a reduzir os pequenos lábios vaginais, quando há hipertrofia nessa área.
O que acontece é que, em casos de hipertrofia na área vaginal, muitas mulheres ficam incomodadas e constrangidas com o aspecto na região. E, em algumas situações, passam até a evitar relacionamentos e uma vida sexual ativa.
A ninfoplastia surge, então, como forma de devolver a essas mulheres a autoconfiança e segurança de que precisam para não abdicar dos seus desejos e vontades naturais — trata-se de uma espécie de “injeção” de autoestima e bem-estar íntimo.
Todavia, existem casos, ainda, que a cirurgia íntima feminina é uma necessidade que vai além de questões estéticas. Isso porque, muitas vezes, quando os pequenos lábios vaginais são maiores que os grandes lábios, pode haver dor e desconforto durante as relações sexuais.
Nesse sentido, a ninfoplastia também é uma opção para melhorar a qualidade da vida sexual das mulheres que sofrem com essas dores e desconfortos — o que, obviamente, também contribui para o bem-estar sexual feminino.
No blog da Clínica Luciana Pepino existem diversos artigos que falam sobre o tema. Que tal tirar um tempo para entender melhor sobre o que é a ninfoplastia, quais são as vantagens do procedimento, como ele é realizado e quebrar qualquer tabu ou preconceito sobre o assunto? Comece lendo:
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.