11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Carnaval: Saiba como se preparar para curtir sempre linda

Mulheres com fantasias de carnaval se divertindo

Saiba quais os cuidados que você deve ter antes, durante e depois dos dias de folia para manter seu organismo saudável e funcional

O feriadão de Carnaval está chegando e, junto com ele, vêm as festas, os bailes, os desfiles e os bloquinhos de rua. A festa mais popular do país toma conta das cidades e é difícil ficar alheia aos eventos promovidos nesta época.

No meio de tanto agito, não é raro acabar se descuidando um pouco dos hábitos de saúde que mantêm nosso corpo funcionando da melhor forma possível. São dias de muita festa, alegria e alguns drinks a mais, mas tudo isso pode acabar prejudicando sua saúde ou, no mínimo, a sua silhueta.

Veja as nossas dicas para aproveitar o melhor do Carnaval antes, durante e depois das festas e se manter linda e saudável ao mesmo tempo.

Máscaras de carnal, confetes e serpentinas coloridas

Antes do Carnaval

Para chegar à folia com tudo em cima e preparada para aguentar o ritmo puxado da festa, é necessário tomar alguns cuidados antes mesmo da chegada do feriadão, incluindo tratamentos estéticos e exercícios físicos.

Se você gostaria de exibir as pernas, a barriga ou qualquer outra parte do corpo em uma fantasia mais ousada, mas, ao mesmo tempo, está insegura com algumas imperfeições como celulite e gordurinhas localizadas, a dica é investir em alguns procedimentos estéticos.

A celulite pode ser combatida com drenagem linfática, massagem modeladora, radiofrequência, criolipólise, cirurgia a laser (destruição das células de gordura) e subcisão (descolamento da camada mais profunda da pele, que apresenta aspecto retraído).

As gordurinhas localizadas, por sua vez, podem ser suavizadas com o ultracontour e o manthus. O ultracontour consiste no uso de um aparelho de ultrassom para quebras as células de gordura, enquanto o manthus utiliza microcorrentes associadas ao ultrassom e também funciona para combater a celulite.

Outra dica para prestar atenção antes do Carnaval é a preparação física para aguentar a maratona de bailes, blocos de rua e festas durante os dias de folia. Para ter fôlego suficiente para curtir todos os dias e noites, é preciso dedicar algum tempo para reforçar a sua resistência.

Invista nas atividades ao ar livre, como caminhada, corrida ou bicicleta, que auxiliam na redução do peso e também contribuem para o fortalecimento dos músculos, ossos e sistema respiratório. Essa preparação vai ajudar seu organismo a enfrentar a maratona dos bloquinhos, desfiles e bailes com energia, resistência e disposição.

Além disso, desde já é importante ter uma alimentação saudável, rica em verduras, legumes, frutas e carnes magras para garantir os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo sem acumular quilinhos extras indesejáveis.

Durante o Carnaval

Ao curtir as festas, pular, dançar e beber um pouco a mais, seu corpo vai sofrer com a desidratação – ainda mais com o calor que costuma fazer durante esta época do ano no Brasil. Por isso, a primeira regra para se cuidar durante o Carnaval é beber muita água. Também vale tomar água de coco e suco de frutas (de preferência sem adição de açúcar); o importante é manter a hidratação do seu organismo.

Além disso, por mais que a farra esteja boa, tente garantir o seu descanso. Se não for possível dormir as 8 horas por noite, tente fazer um cochilo depois do almoço para repor as energias. Seu corpo precisa das horas de sono para se recuperar do desgaste e renovar a pele.

Outro fator a que você deve se atentar é o uso do filtro solar, ainda mais se você vai curtir o Carnaval em blocos de rua sob o sol forte ou se vai passar o feriadão na praia. O FPS recomendado é de mínimo 30, com aplicação a cada 3 horas ou depois de transpirar ou mergulhar.

Vale lembrar que é necessário utilizar o protetor solar todos os dias, mesmo se você ficar em ambientes fechados ou se o dia estiver chuvoso.

E na hora de escolher o look para a festa, tenha em mente que a beleza deve estar aliada ao conforto. Lógico que é importante se sentir bem com o look escolhido, mas dê preferência a roupas leves e, principalmente, a calçados confortáveis. Salto alto e Carnaval não costumam combinar muito bem fora da avenida.

Por fim, é indispensável ter moderação na hora de consumir bebidas alcoólicas. Por mais que todo mundo beba um tanto a mais durante o Carnaval, tenha em mente que o excesso de álcool sobrecarrega o fígado, contribui para o envelhecimento celular, desidrata o organismo e ainda pode resultar em uma grande ressaca no dia seguinte.

Dessa forma, procure intercalar o consumo de bebidas alcoólicas com um copo de água, não beba de estômago vazio e conheça seus limites.

mulher bebendo água em uma garrafinha plástica

Depois do Carnaval

Passados os dias de festa, é hora de retomar a rotina, avaliar os efeitos do Carnaval no seu corpo e tratar de se recuperar dos possíveis prejuízos.

Caso você tenha exagerado nos petiscos gordurosos e nas bebidas alcóolicas, é possível que seu organismo esteja carregado com tantas toxinas acumuladas. Dessa maneira, invista em uma alimentação detox para ajudar seu corpo a eliminar essas substâncias prejudiciais e eliminar o inchaço.

Outra dica para ajudar seu organismo a se recuperar é fazer sessões de drenagem linfática. Esse tipo de massagem melhora a microcirculação e auxilia o corpo a eliminar as toxinas e os líquidos acumulados, diminuindo o inchaço que pode aparecer durante os dias de folia.

O Carnaval é uma época para curtir, dançar muito, se divertir e aproveitar as alegrias da vida. Com moderação e responsabilidade, suas lembranças do feriado serão as melhores possíveis. Seu corpo agradece!

Você também pode gostar de: Dicas para o Carnaval: Curta a festa sem esquecer da saúde do corpo

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).