11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Saúde do corpo e da mente em manutenção

Mantenha em dia a saúde do corpo e da mente

Cuidar da saúde do corpo e da mente é essencial para manter o bem estar e alcançar seus objetivos de vida. Veja como aqui!

Você pode estar passando por um ano desafiador, mudanças profissionais ou pessoais, refletindo sobre seus objetivos e propósitos de vida. Independente do motivo de uma transição, cuidar da saúde do corpo e da menta é essencial nesses períodos.

Em geral, o que ocorre é que as mudanças e readaptações causam alterações físicas e emocionais que podem comprometer seu bem-estar, como perda de apetite, ansiedade, estresse e outros.

6 dicas para cuidar da saúde do corpo e da mente

Pensando nos desafios que podem estar relacionados com uma rotina mais cheia ou mesmo a esses períodos de transição, separamos 6 dicas de como ter cuidados com a saúde do corpo e da mente. Confira!

1. Tenha uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável e balanceada é um dos elementos mais importantes para a saúde do corpo, mas também da mente.

O excesso de açúcar, por exemplo, pode aumentar a ansiedade e agitação, deixando a mente mais sobrecarregada em um período difícil.

Por outro lado, uma alimentação mais leve e priorizando itens naturais contribui para um funcionamento adequado do organismo, fortalecimento do sistema imunológico e melhor disposição física e mental.

2. Pratique exercícios físicos

Os exercícios físicos também tem participação tanto na saúde física quanto mental. Praticadas com regularidade é possível obter alívio do estresse, fortalecimento, melhora da saúde cardíaca, oxigenação sanguínea, entre outros benefícios.

Destaca-se que existe uma gama imensa de atividades físicas, sendo que você não precisa investir apenas na malhação na academia. Outras opções incluem dança, luta, ioga, corrida, bicicleta, natação etc.

3. Tenha descanso de qualidade

Aqui não estamos falando de noites de sono, mas de descanso de qualidade durante o dia. A rotina não deve ser apenas obrigações seja com o trabalho, família e casa.

É importante identificar atividades que te satisfazem e investir nelas ou mesmo separar momentos diários para apenas relaxar. Um hobby pode fazer parte do seu descanso ou mesmo não ter nada no seu planejamento.

4. Durma bem

Quando o sono fica desregulado outros aspectos da vida também começam a não funcionar tão bem. A falta de sono adequado prejudica os níveis hormonais, a atenção durante o dia e pode resultar em fadiga.

Com a falta de sono de qualidade ficará mais difícil manter hábitos saudáveis como alimentação balanceada e prática de exercícios.

5. Converse com pessoas queridas

A saúde mental depende muito de estabelecer boas relações com pessoas queridas, sejam amigos ou familiares.

Conversar com essas pessoas, dividir momentos bons, inseguranças e preocupações são ações importantes para não se sobrecarregar.

Também são as pessoas mais próximas que podem te ajudar a ver uma instabilidade emocional mais severa e contribuir na busca por auxílio psicológico adequado.

6. Invista no autocuidado

O autocuidado é essencial para saúde do corpo e da mente, garantindo uma aparência desejada, mas também um momento para se dedicar a si mesma e relaxar.

Entre as opções de autocuidado incluem-se uma rotina de skincare, realização de procedimentos estéticos ou mesmo uma cirurgia plástica, caso você tenha alguma insatisfação com a aparência.

É importante destacar que muitos desses bons hábitos estão relacionados. Ao praticar exercícios e alimentar-se bem, por exemplo, você vai dormir melhor. Dessa forma, as mudanças podem ser iniciadas aos poucos, impactando cada vez mais diferentes aspectos da vida cotidiana.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Maria do Rosário disse:

    Bom dia . Amando receber estes conteúdos maravilhosos . Reenviando aqui . Gratidão por compartilhar