Você nunca mais vai deixar ele de lado: Benefícios do Brócolis

O brócolis é um dos vegetais mais consumidos no Brasil, sendo também reconhecidamente um dos mais saudáveis. Conheça seus principais benefícios!
Quem não conhece o brócolis? O brócolis é um vegetal 100% comestível, isto é, pode-se consumir tanto seu corpo, quanto suas flores, folhas e talos. Todas as suas partes apresentam uma grande concentração de nutrientes e fazem muito bem à saúde. Sendo um alimento riquíssimo em cálcio, substância que auxilia na formação e manutenção de nossos dentes e ossos, o brócolis é fonte das vitaminas A e C. Apresenta, ainda, ácido fólico, potássio e selênio, possuindo propriedades antioxidantes e que combatem o câncer de mama, cólon e pulmão. O brócolis também é muito conhecido por sua grande quantidade de fibras e cromo, que ajudam a reduzir o colesterol e auxiliar no controle do nível de açúcar no sangue. Estudos apontam, por exemplo, que ao consumir brócolis com certa frequência, o risco de homens virem a desenvolver um câncer de próstata diminui consideravelmente, principalmente quando se trata de tumores mais agressivos.A grande maioria das pessoas consegue comer o vegetal ainda cru, já que o brócolis apresenta um sabor naturalmente delicioso e combina com um número extenso de pratos. Pode ser ingerido ainda cru, geralmente servido na salada, como também cozido, na sopa, refogado ou em suflês e bolos, entre outras receitas que integram o brócolis como um de seus ingredientes principais. Veja abaixo 5 dos principais benefícios trazidos por esse vegetal tão conhecido por suas propriedades saudáveis.1. Combate o câncer
Estudos científicos mostram que o brócolis se mostrou eficaz no combate ao câncer da próstata, por exemplo, controlando a bactéria Helicobacter pylori, que começa a se desenvolver no sistema digestivo e é causa de úlceras, câncer de estômago e gastrites.2. Aumenta o sistema imunológico
O brócolis é absurdamente rico em vitamina C e no componente Indole-3-carbinol, substâncias que jogam o sistema imunológico lá para o alto, reduzindo a incidência ou prevenindo gripes, fungos e infecções, uma vez que produz efeitos anti-virais, anticancerosos e anti-bacterianos.

3. Promove uma melhor sustentação dos ossos
Possuindo cerca de 50mg de cálcio por cada 100g, o brócolis é rico em cálcio e, inclusive, apresenta mais cálcio que o próprio leite. Apresenta também a vitamina K, satisfazendo quase os 100% da dose diária indicada por especialistas. Lembrando que a falta da vitamina K está ligada com o desenvolvimento da osteoporose.

4. Diminui o açúcar no sangue
O brócolis apresenta um alto índice de proteína em sua composição, possuindo também baixas calorias quando comparado com outros vegetais com o mesmo nível de poder. É ideal para quem está querendo perder peso e, ao mesmo tempo, deseja intensificar sua massa muscular. Sendo rico em fibras, o brócolis ajuda a controlar melhor a absorção de insulina no sangue.

5. Diminui o risco de doenças cardíacas
Folato, vitamina B6 e carotenoide são alguns dos componentes principais do brócolis, pois ajudam a evitar o surgimento de doenças cardíacas. O magnésio, cálcio e potássio, também contidos neste vegetal, atuam no controle da pressão arterial, diminuindo o risco de hipertensão.

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).