Tratamento De Acne: 7 Dicas Caseiras Para Amenizar O Problema

Com alguns ingredientes simples que todo mundo tem em casa, é possível combater a inflamação e controlar o excesso de oleosidade da pele com acne

Você sofre com espinhas constantes, que deixam seu rosto todo marcado e avermelhado? O ideal é que você sempre procure orientação de um médico para resolver esse problema.

Porém, enquanto isso não é possível, você pode recorrer a algumas dicas caseiras para o tratamento de acne:

  1. Máscara de arroz e mel

Uma dica caseira para o tratamento de acne é a máscara preparada a partir de dois ingredientes bem simples: o arroz e o mel. Os dois têm propriedades anti-inflamatórias e clareadoras, ajudando a desinflamar as lesões e amenizar as manchas.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de arroz cozido, de preferência bem “empapado”
  • 1 colher de sopa de mel orgânico

Modo de preparo e como usar:

Coloque o arroz em uma panela com água e deixe cozinhar, sem adicionar nenhum tipo de tempero. Quando o arroz estiver bem empapado, separe duas colheres de sopa e adicione uma de mel. Amasse bem até ficar pastoso – se necessário, bata no micro-ondas.

Quando a máscara estiver fria, aplique-a no rosto ou nas costas e deixe agir por 20 minutos. Remova o produto com sabonete neutro e água fria. Repita o procedimento duas vezes por semana.

  1. Casca de banana

Embora às vezes seja vista como uma vilã do emagrecimento, a banana na verdade é uma fruta rica em nutrientes e fibras, que ajuda a dar sensação de saciedade. Além disso, sua casca também é boa para o tratamento de acne devido às propriedades de regeneração da pele.

Para aproveitar esses benefícios, basta esfregar a parte interna da casca de uma banana nas regiões do rosto acometidas pela acne, deixando agir por 30 minutos. Depois, enxágue o rosto com água morna. O procedimento pode ser feito de 2 a 3 vezes por semana.

  1. Pasta de mamão

Assim como a banana, o mamão também é uma fruta riquíssima em fibras e nutrientes, constituindo uma excelente opção para um café da manhã saudável. Ainda, essa fruta ajuda a controlar o excesso de oleosidade na pele e a combater a inflamação da acne.

O modo de uso é bem simples: amasse um pedaço de mamão até formar uma pasta. Com o rosto devidamente limpo e seco, aplique o mamão e deixe agir por 20 minutos.  Enxágue com água morna e aplique um creme hidratante oil free. Repita de 2 a 3 vezes por semana.

  1. Suco verde para espinhas inflamadas

Se você é fã dos sucos verdes, saiba que existe uma versão especial para o tratamento de acne, preparada com agrião, poejo e abacate.

O agrião e o poejo fornecem minerais como cálcio e iodo e vitaminas A e E, que atuam no combate à acne. O abacate, por sua vez, fornece gorduras que são benéficas para o organismo e também é rico em vitaminas e minerais, ajudando a nutrir a pele.

Ingredientes:

  • 3 ramos de agrião
  • 3 ramos de poejo
  • ½ abacate
  • 1 copo de água mineral

Modo de preparo e como consumir:

Para preparar este suco verde, basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até triturá-los bem. Você pode adoçar com 1 colher de sopa de mel ou stevia se desejar. Recomenda-se beber 2 copos por dia em horários diferentes pelo menos 2 vezes por semana.

  1. Chá de hortelã para espinhas internas

Se você está sofrendo com uma espinha interna, daquelas que ficam vermelhas, inchadas e doloridas, mas não formam a pústula (parte esbranquiçada que contém pus), saiba que você jamais deve espremê-la, pois isso vai lesionar sua pele ainda mais.

Em vez disso, você pode preparar um chá de hortelã para usar como loção de limpeza, o que ajuda a desinflamar essas espinhas.

Para isso, ferva 10 folhas da erva ao natural em 1 litro de água por 5 minutos, espere esfriar e utilize o chá para lavar o rosto todos os dias. Seque a pele com uma toalha de forma suave, sem enxaguar.

  1. Misturinha de canela e mel

A canela é uma especiaria conhecida por suas propriedades adstringentes e antimicrobianas, o que ajuda a desentupir os poros e a combater a proliferação das bactérias causadoras da acne.

O mel, por sua vez, também tem propriedades antimicrobianas, é um agende de hidratação da pele e exerce um leve efeito anti-inflamatório, contribuindo para reduzir a inflamação das espinhas. Antes de anotar os ingredientes, confira mais uma lista de dúvidas sobre o tratamento para espinhas.

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de mel orgânico
  • 1 colher de chá de canela em pó

Modo de preparo e como usar:

Misture os ingredientes em um recipiente até formar uma pasta. Aplique a receita no rosto, especialmente nas regiões afetadas pela acne, e deixe agir por 15 minutos. Enxágue com água fria em seguida e repita o procedimento duas vezes por semana.

  1. Máscara de aveia, tomate e mel

A aveia é um ingrediente que promove um leve efeito de esfoliação, o que ajuda a remover as células mortas e o excesso de oleosidade da pele. Já o tomate tem propriedades antioxidantes e ajuda a combater os danos causados pelo sol, pela poluição e até pela alimentação.

O mel, como você já sabe, é um ingrediente com poder antimicrobiano, portanto ele dificulta a proliferação dos microrganismos que causam a inflamação da pele e geram a acne.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de farinha de aveia
  • 1 tomate médio
  • 1 colher de sopa de mel

Modo de preparo e como usar:

Misture a farinha de aveia, a polpa do tomate e o mel até formar uma pasta. Aplique o produto no rosto e deixe agir por 10 minutos, removendo com água morna e sabão neutro. Repita o procedimento uma vez por semana. Aproveite e veja também mitos e verdades sobre a acne.

Cicatrizes de acne

Se você tem o rosto manchado e marcado pelas cicatrizes de acne, saiba que existem alguns tratamentos para melhorar a aparência da pele, como os peelings, o laser e a dermoabrasão. Em uma avaliação presencial com a Dra. Luciana Pepino, você poderá conhecê-los melhor.

Você conhece mais alguma dica caseira para o tratamento de acne? Compartilhe com a gente nos comentários!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).