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Dicas infalíveis para você ter uma postura correta e evitar problemas futuros

Conheça as melhores dicas para adotar uma boa postura no trabalho, no dia a dia e até mesmo na hora dormir para evitar lesões na coluna e prejuízos à silhueta.

“Senta direito, menina! Vai machucar as costas!” Você ainda se lembra da sua mãe dizendo isso para você? Pois hoje você deve saber que ela tinha razão: adotar uma postura correta é fundamental para evitar problemas de coluna no futuro!

Os danos sofridos pelo sistema musculoesquelético se acumulam com o passar dos anos e podem dar origem a lesões e desvios, como escoliose, hiperlordose, hipercifose, lombalgia e hérnia de disco.

Inclusive, de acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde feita pelo IBGE, 18,5% dos brasileiros em idade adulta sofrem com doenças crônicas da coluna, grande parte em função da inadequação postural.

Dicas para ter uma postura correta e evitar problemas de coluna

Ter uma boa postura é uma questão de treino e atenção, e isso tudo começa com a adoção de algumas dicas infalíveis para se posicionar corretamente no trabalho, no dia a dia, em viagens e até mesmo para dormir. 

Uma má postura pode causar um aumento no volume da barriga por favorecer o acúmulo de gordura localizada no abdômen, prejudicando a silhueta. Por isso, desde já é importante se prevenir, tanto por questões estéticas quanto de saúde! Confira: 

– Dicas de postura para o dia a dia

Além de evitar problemas de coluna, ter uma boa postura nos dá mais confiança, pois automaticamente parecemos mais seguras e adotamos uma atitude mais altiva. Confira as dicas para o dia a dia:

  • Observe sua postura ao caminhar: procure manter o pescoço e a coluna eretos e alinhados, com o olhar direcionado para frente, em abaixar nem levantar muito o queixo para não forçar a musculatura local;
  • Atente-se para a silhueta: ao caminhar ou ficar em pé, busque deixar o quadril encaixado sem projetar a barriga para frente. Mantenha o peito e os ombros abertos, mas sem exagerar a ponto de entortar a coluna;
  • Sente-se corretamente: mesmo se você estiver cansada, nada de se jogar no sofá de qualquer jeito! Em vez disso, apoie as costas firmemente no encosto da cadeira ou do sofá e sente-se com o quadril bem no fundo do assento.
problemas de coluna

– Dicas de postura no trabalho

Passamos muitas horas do nosso dia no trabalho, onde vivenciamos situações de estresse e tensão que prejudicam nossa postura e podem contribuir para problemas de coluna, ainda mais quando a profissão envolve movimentos repetitivos. Conheça as dicas:

  • Observe sua cadeira: ela deve oferecer o suporte adequado à coluna e ter apoios para os braços. A altura do assento deve permitir que os joelhos fiquem levemente mais elevados do que os quadris;
  • Use um apoio para pés: se seus pés não ficarem tocarem o chão totalmente, utilize um apoio específico para eles;
  • Arrume sua postura: sente-se bem no fundo da cadeira, deixe a coluna ereta e alinhe os ombros e os quadris. Mantenha o queixo levemente levantado, paralelo ao chão. Se necessário, utilize uma almofada na região lombar para ter mais apoio;
  • Ajuste a altura da mesa: a mesa deve estar ajustada em uma altura próxima à dos seus cotovelos, o que evita uma sobrecarga nos pulsos e a tensão excessiva sobre os ombros;
  • Mantenha o computador na altura dos olhos: para que seja possível manter cabeça, pescoço e coluna bem alinhados, sua tela de trabalho deve estar na altura dos olhos, sem que você tenha que forçar o pescoço para cima ou para baixo;
  • Faça alongamentos regulares: mesmo que você esteja ocupada, sempre faça a ginástica laboral e procure alongar punhos, braços, ombros, pescoço, cintura e pernas periodicamente. Levante-se e caminhe de hora em hora se possível.

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– Dicas de postura para dormir

Passamos (ou deveríamos passar) um terço de nossa vida dormindo, portanto é fundamental adotar uma posição correta também para esses momentos, de modo a evitar problemas de coluna no futuro. Veja as dicas:

  • Evite dormir de bruços: essa posição tenciona os músculos do pescoço e deixa a coluna muito reta, sem respeitar sua curvatura natural, o que pode causar dores. Se não puder evitá-la, pelo menos utilize um travesseiro fino sob o abdômen;
  • Não durma de barriga para cima: tirando o período de pós-operatório de algumas cirurgias plásticas, evite dormir de barriga para cima porque essa posição favorece a formação da corcunda e pode causar dores na lombar devido à pressão excessiva;
  • Procure dormir de lado: essa é a melhor posição para a maioria das pessoas. Para ter mais apoio, use um travesseiro médio para o pescoço e coloque um mais fino entre as pernas, o que ajuda a proteger a coluna;
  • Escolha um colchão adequado: colchões muito moles ou muito duros podem causar sérios problemas de coluna em pouco tempo. Por isso, além de observar sua postura, invista em um colchão adequado para seu peso e troque-o a cada 7 a 10 anos.

– Dicas de postura para viagens

Quem passa muito tempo viajando também pode sofrer problemas de coluna em função da má postura adotada durante o percurso. Para evitar essa situação, procure seguir estas dicas:

  • Regule o assento: você deve conseguir pressionar os pedais totalmente sem ter que esticar as pernas. Seus joelhos devem ficar na mesma altura ou levemente acima dos quadris;
  • Observe sua postura: sente-se com a coluna bem apoiada no encosto do banco e mantenha as costas eretas durante o percurso, sem projetar o pescoço e os ombros para frente;
  • Faça intervalos regulares: passar muito tempo sentada ou dirigindo na mesma posição aumenta o risco de trombose. Por isso, faça pausas de vez em quando para caminhar um pouco e movimentar as pernas.
problemas de coluna
fonte: pinterest

Você já conhecia todas essas dicas para ter uma boa postura? Quais delas você segue no seu dia a dia? Compartilhe com a gente nos comentários! Ah, aproveite para conhecer as opções de tratamentos estéticos e cirurgias plásticas disponíveis no site. 

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