Menu

As frutas mais calóricas e como você deve consumi-las

Abacate engorda? Açaí é saudável mesmo? Pode comer uva à vontade? Descubra quais são as frutas mais calóricas e a maneira certa de consumi-las sem prejudicar a dieta.

Frutas são alimentos muito saudáveis e indispensáveis para quem busca ter uma dieta equilibrada e que forneça todos os nutrientes necessários. Porém, nem todas elas são indicadas para quem quer emagrecer, por isso é preciso ficar de olho nas frutas mais calóricas.

Junto com as verduras e os legumes, as frutas são as maiores fontes de fibras, vitaminas, sais minerais e substâncias antioxidantes, de forma que elas são fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Mesmo as frutas que têm um valor calórico mais elevado podem fornecer muitos benefícios ao nosso corpo. Dessa forma, em vez de simplesmente riscá-las do seu cardápio, é mais interessante descobrir como consumi-las sem estragar a dieta. Confira:

Como consumir as frutas mais calóricas de forma saudável

Uma dieta equilibrada sempre parte do mesmo princípio: a moderação. Cortar totalmente determinado grupo alimentar certamente trará prejuízos para o organismo, pois ele sentirá a falta de nutrientes e pode até entrar em modo de economia, atrapalhando o emagrecimento.

Além disso, lembre-se de que as frutas mais calóricas também são cheias de substâncias importantes para a manutenção da saúde e que algumas delas oferecem benefícios como prolongar a sensação de saciedade, o que ajuda a controlar o apetite.

Por isso, caso você descubra que uma das suas frutas preferidas está entre aquelas que podem engordar mais, não fique triste. O segredo é consumi-las com moderação e de preferência no café da manhã ou no lanche da tarde, como parte da refeição.

Outra dica é evitar essas frutas durante a noite, pois o metabolismo fica naturalmente mais lento, dificultando a queima das calorias provenientes delas.

E, claro, é preciso ter cuidado com os outros ingredientes escolhidos para acompanhar a fruta. Itens como açúcar refinado, leite condensado e chocolate certamente não são as melhores opções quando se trata de uma fruta que já é calórica.

Veja quais são as frutas que podem interferir na sua dieta e confira algumas dicas de como consumir cada uma delas de forma saudável:

  1. Açaí

Bastante apreciado pelo pessoal que pega pesado na academia, o açaí realmente dá muita energia para a prática de atividade física, mas ele está entre as frutas mais calóricas que temos à nossa disposição.

Uma porção de 100 gramas contém 247 calorias, mais do que uma casquinha de sorvete. Ao mesmo tempo, essa fruta é rica em pigmentos antioxidantes que protegem contra o envelhecimento e o câncer.

Por isso, procure consumi-la ao natural ou com adoçante, evitando acompanhamentos calóricos como leite condensado, paçoca, xarope de guaraná e açúcar.

frutas mais calóricas
fonte: pinterest

Veja também – 13 dicas para ter uma alimentação mais saudável e como você pode mudar seus hábitos.

  1. Abacate

Faz pouco tempo que o abacate deixou de ser visto como vilão da dieta e passou a ter seus benefícios apreciados. Porém, ainda assim ele pertence ao grupo das frutas mais calóricas: são 108 calorias em uma porção de 100 gramas.

Ao mesmo tempo, o abacate é rico em vitaminas A, C e E, fibras e gorduras boas, que ajudam a controlar o apetite e reduzir o colesterol. Por isso, prepare sua vitamina com leite desnatado e adoçante em vez de leite condensado ou consuma-a em sua versão salgada, com sal e limão.

  1. Caqui

Um caqui de tamanho médio tem aproximadamente 80 calorias. Quando se consome apenas uma unidade, ele não representa maiores problemas; porém, se consumido em excesso, ele pode contribuir para o aumento do peso e o desequilíbrio da flora intestinal.

Dessa forma, para aproveitar essa fruta que é rica em vitamina A, C e K e minerais como cálcio e potássio, a dica é escolher caquis pequenos e consumi-los com a casca, que é a parte mais rica em fibras.

Confira também – 9 alimentos que fazem mal à saúde da pele feminina.

  1. Banana

Uma banana média tem de 110 a 150 calorias, o que pode representar um excesso se a fruta for consumida em excesso ou acompanhada por leite condensado, chocolate, paçoca ou outros ingredientes pouco saudáveis.

Porém, a banana também é rica em vitamina A, C e do complexo B, ferro, potássio, magnésio e triptofano – uma substância precursora da serotonina, que ajuda a melhorar o humor. Por isso, a dica é consumi-la ao natural, sem exagerar na quantidade.

  1. Coco

Assim como o açaí, o coco é uma das frutas mais calóricas do nosso dia a dia. Devido ao seu alto teor de gorduras, uma porção de 100 gramas tem 266 calorias, o que pode se tornar um obstáculo quando o seu objetivo é perder peso.

Ao mesmo tempo, as gorduras presentes nessa fruta são consideradas boas, do tipo que ajuda a controlar os níveis de colesterol e prolonga a sensação de saciedade. Por isso, o mais recomendável é consumir o coco em pequenas porções.

Não deixe de conferir – Quais os alimentos e bebidas que causam celulites e estrias?

  1. Uvas

Uma porção de 100 gramas de uvas tem cerca de 70 calorias, o que não seria um valor muito elevado. Porém, por se tratar de uma fruta pequena, é comum que ela seja consumida sem muito controle sobre a quantidade, o que pode acabar prejudicando a dieta.

As uvas são fonte de micronutrientes como vitaminas do complexo B e C e minerais como ferro, magnésio, fósforo e potássio. Além disso, a casca das uvas-roxas contêm resveratrol, um flavonoide com poder antioxidante que contribui para a saúde cardiovascular.

frutas mais calóricas
fonte: pinterest

Por isso, a uva não deve ser eliminada da sua dieta, mas sim consumida com moderação e de preferência com a casca, que também é uma fonte de fibras.

Como você pôde perceber, mesmo as frutas mais calóricas são repletas de benefícios para o nosso organismo, de forma que elas não devem ser totalmente excluídas da nossa alimentação.

Contudo, se você deseja emagrecer ou manter a forma, é preciso ter moderação na hora de consumi-las e fazer boas escolhas em relação aos acompanhamentos. Além disso, lembre-se de que a fruta in natura é mais saudável que o suco.

Você tem outras dicas de como consumir essas frutas de maneira saudável? Compartilhe com a gente nos comentários!

Ah, aproveite também para conhecer a Dra. Luciana Pepino e a diversidade de procedimentos estéticos e cirurgias plásticas que a clínica disponibiliza!

  • 36
    Shares