Frutas são alimentos muito saudáveis e indispensáveis para quem busca ter uma dieta equilibrada e que forneça todos os nutrientes necessários. Porém, nem todas elas são indicadas para quem quer emagrecer, por isso é preciso ficar de olho nas frutas mais calóricas.
Junto com as verduras e os legumes, as frutas são as maiores fontes de fibras, vitaminas, sais minerais e substâncias antioxidantes, de forma que elas são fundamentais para o bom funcionamento do organismo.
Mesmo as frutas que têm um valor calórico mais elevado podem fornecer muitos benefícios ao nosso corpo. Dessa forma, em vez de simplesmente riscá-las do seu cardápio, é mais interessante descobrir como consumi-las sem estragar a dieta. Confira:
Uma dieta equilibrada sempre parte do mesmo princípio: a moderação. Cortar totalmente determinado grupo alimentar certamente trará prejuízos para o organismo, pois ele sentirá a falta de nutrientes e pode até entrar em modo de economia, atrapalhando o emagrecimento.
Além disso, lembre-se de que as frutas mais calóricas também são cheias de substâncias importantes para a manutenção da saúde e que algumas delas oferecem benefícios como prolongar a sensação de saciedade, o que ajuda a controlar o apetite.
Por isso, caso você descubra que uma das suas frutas preferidas está entre aquelas que podem engordar mais, não fique triste. O segredo é consumi-las com moderação e de preferência no café da manhã ou no lanche da tarde, como parte da refeição.
Outra dica é evitar essas frutas durante a noite, pois o metabolismo fica naturalmente mais lento, dificultando a queima das calorias provenientes delas.
E, claro, é preciso ter cuidado com os outros ingredientes escolhidos para acompanhar a fruta. Itens como açúcar refinado, leite condensado e chocolate certamente não são as melhores opções quando se trata de uma fruta que já é calórica.
Veja quais são as frutas que podem interferir na sua dieta e confira algumas dicas de como consumir cada uma delas de forma saudável:
Bastante apreciado pelo pessoal que pega pesado na academia, o açaí realmente dá muita energia para a prática de atividade física, mas ele está entre as frutas mais calóricas que temos à nossa disposição.
Uma porção de 100 gramas contém 247 calorias, mais do que uma casquinha de sorvete. Ao mesmo tempo, essa fruta é rica em pigmentos antioxidantes que protegem contra o envelhecimento e o câncer.
Por isso, procure consumi-la ao natural ou com adoçante, evitando acompanhamentos calóricos como leite condensado, paçoca, xarope de guaraná e açúcar.
Faz pouco tempo que o abacate deixou de ser visto como vilão da dieta e passou a ter seus benefícios apreciados. Porém, ainda assim ele pertence ao grupo das frutas mais calóricas: são 108 calorias em uma porção de 100 gramas.
Ao mesmo tempo, o abacate é rico em vitaminas A, C e E, fibras e gorduras boas, que ajudam a controlar o apetite e reduzir o colesterol. Por isso, prepare sua vitamina com leite desnatado e adoçante em vez de leite condensado ou consuma-a em sua versão salgada, com sal e limão.
Um caqui de tamanho médio tem aproximadamente 80 calorias. Quando se consome apenas uma unidade, ele não representa maiores problemas; porém, se consumido em excesso, ele pode contribuir para o aumento do peso e o desequilíbrio da flora intestinal.
Dessa forma, para aproveitar essa fruta que é rica em vitamina A, C e K e minerais como cálcio e potássio, a dica é escolher caquis pequenos e consumi-los com a casca, que é a parte mais rica em fibras.
Confira também – 9 alimentos que fazem mal à saúde da pele feminina.
Uma banana média tem de 110 a 150 calorias, o que pode representar um excesso se a fruta for consumida em excesso ou acompanhada por leite condensado, chocolate, paçoca ou outros ingredientes pouco saudáveis.
Porém, a banana também é rica em vitamina A, C e do complexo B, ferro, potássio, magnésio e triptofano – uma substância precursora da serotonina, que ajuda a melhorar o humor. Por isso, a dica é consumi-la ao natural, sem exagerar na quantidade.
Assim como o açaí, o coco é uma das frutas mais calóricas do nosso dia a dia. Devido ao seu alto teor de gorduras, uma porção de 100 gramas tem 266 calorias, o que pode se tornar um obstáculo quando o seu objetivo é perder peso.
Ao mesmo tempo, as gorduras presentes nessa fruta são consideradas boas, do tipo que ajuda a controlar os níveis de colesterol e prolonga a sensação de saciedade. Por isso, o mais recomendável é consumir o coco em pequenas porções.
Não deixe de conferir – Quais os alimentos e bebidas que causam celulites e estrias?
Uma porção de 100 gramas de uvas tem cerca de 70 calorias, o que não seria um valor muito elevado. Porém, por se tratar de uma fruta pequena, é comum que ela seja consumida sem muito controle sobre a quantidade, o que pode acabar prejudicando a dieta.
As uvas são fonte de micronutrientes como vitaminas do complexo B e C e minerais como ferro, magnésio, fósforo e potássio. Além disso, a casca das uvas-roxas contêm resveratrol, um flavonoide com poder antioxidante que contribui para a saúde cardiovascular.
Por isso, a uva não deve ser eliminada da sua dieta, mas sim consumida com moderação e de preferência com a casca, que também é uma fonte de fibras.
Como você pôde perceber, mesmo as frutas mais calóricas são repletas de benefícios para o nosso organismo, de forma que elas não devem ser totalmente excluídas da nossa alimentação.
Contudo, se você deseja emagrecer ou manter a forma, é preciso ter moderação na hora de consumi-las e fazer boas escolhas em relação aos acompanhamentos. Além disso, lembre-se de que a fruta in natura é mais saudável que o suco.
Você tem outras dicas de como consumir essas frutas de maneira saudável? Compartilhe com a gente nos comentários!
Ah, aproveite também para conhecer a Dra. Luciana Pepino e a diversidade de procedimentos estéticos e cirurgias plásticas que a clínica disponibiliza!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.