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7 cuidados no verão para manter o corpo bonito e saudável!

mulher com roupa de malhar caminhando na calçada

Veja como aproveitar o melhor do verão ao mesmo tempo em que conserva a beleza da sua pele e o bom funcionamento do seu organismo.

A temporada de praia e piscina continua com força total, e o que nós mais queremos é que você possa aproveitá-la ao máximo, com tudo o que você tem direito. Isso, porém, requer que você siga alguns cuidados no verão em relação ao corpo e à saúde.

  1. Reforce o uso do protetor solar

O protetor solar deve ser utilizado todos os dias, mesmo no inverno e no tempo chuvoso, pois a radiação atravessa janelas e nuvens. Porém, um dos principais cuidados no verão é o reforço no uso desse produto para se proteger das queimaduras.

Em dias de praia ou piscina, aplique um protetor com FPS 30 ou superior e espere 15 minutos antes de vestir a roupa de banho. Reaplique o produto a cada duas horas e depois de mergulhar, transpirar ou se secar com a toalha.

  1. Adote a hidratação da pele como um dos seus cuidados no verão

A maior parte das pessoas sente mais necessidade de hidratar a pele no inverno, pois as temperaturas mais frias e a baixa umidade do ar fazem com que ela tenha uma tendência maior ao ressecamento, especialmente nos joelhos, cotovelos, rosto e lábios.

Contudo, a hidratação diária também deve fazer parte de sua rotina de cuidados no verão, pois o aumento da transpiração e o contato com o cloro da piscina e o sal do mar também aumentam a perda do conteúdo de água pela pele.

Além disso, o uso de um bom hidratante é fundamental depois da exposição solar, pois ele ajuda a recuperar a barreira de proteção e evita que a pele descame.

Esse é um cuidado que deve ser seguido mesmo por quem tem a pele mista ou oleosa, pois esses tipos também estão sujeitos ao ressecamento – o que é diferente de ter a pele seca por natureza. Aproveite para conhecer os melhores produtos para pele oleosa.

mãos de mulher com hidratante
  1. Adote uma alimentação leve e saudável

Se no inverno a tendência é abusar dos pratos gordurosos e calóricos, aproveite o verão para seguir uma dieta rica em alimentos frescos, com muitas frutas, verduras e legumes, cereais integrais e proteínas magras.

Nesta época do ano, é mais fácil incorporar os vegetais à dieta, por isso abuse das saladas coloridas. Quanto mais cores no seu prato, mais vitaminas e minerais você estará fornecendo ao seu corpo – e sem sobrecarregá-lo com alimentos pesados e de difícil digestão.

Lembre-se apenas de não exagerar nas calorias escondidas em molhos industrializados, sorvetes e sobremesas. Além disso, se a sua meta é perder alguns quilos, fique de olho nas frutas mais calóricas para consumi-las de uma forma saudável.

  1. Invista em alimentos que ajudam a proteger a pele

Além de dar preferência a alimentos leves, frescos e naturais no verão, vale a pena aumentar seu consumo de produtos que contribuem para a saúde da pele e ajudam a protegê-la contra os efeitos nocivos do sol. Conheça os principais:

  • Amêndoas: são ricas em vitamina E, um antioxidante que combate os danos causados pelos radicais livres e protege contra a radiação ultravioleta;
  • Vegetais amarelos e laranjas: alimentos como abóbora, cenoura, goiaba, maçã, mamão e manga são ricos em betacaroteno, um pigmento antioxidante e precursor da vitamina A que previne o surgimento de manchas e acne;
  • Chia, linhaça e nozes: as oleaginosas contêm ômega-3, um ácido graxo que combate o estresse oxidativo causado pela luz solar, ajudando a manter a hidratação da pele e a prevenir os sinais do envelhecimento.
  1. Aumente sua ingestão de líquidos

Nos dias mais quentes, nosso corpo nos lembra de tomar água porque sentimos mais sede. Porém, se você está com sede, é sinal de que seus níveis hídricos já estavam abaixo do necessário para a manutenção das funções do corpo.

Dessa forma, a lista de cuidados no verão deve incluir um aumento na ingestão de líquidos, com pelo menos 2,5 litros de água por dia. Você também pode consumir água de coco, chás e sucos sem açúcar, desde que em sua versão natural.

Quando essa meta não é cumprida, não apenas a pele pode ficar ressecada, mas você também pode apresentar inchaço, prisão de ventre e até mesmo mais dificuldade para perder e manter o peso – coisas que ninguém deseja no verão, não é mesmo?

Leia mais – Confira por que a água é tão importante para quem deseja emagrecer!

  1. Saiba como se proteger das micoses

As micoses são infecções das unhas, da pele e do couro cabeludo causadas pelos fungos. Como esses microrganismos adoram calor e umidade, o verão é a estação do ano mais propícia para a sua reprodução, o que também aumenta o risco de micose.

Por isso, ao frequentar praias e piscinas, é preciso adotar alguns cuidados para ficar longe dessas doenças, por exemplo:

  • Utilize chinelos sempre que visitar locais de uso coletivo que estão continuamente úmidos, como duchas de praia e piscina, vestiários, saunas e lava-pés;
  • Ao utilizar espreguiçadeiras ou saunas, cubra a superfície com uma toalha ou canga antes de se sentar, evitando o contato direto com a pele;
  • Procure tomar banho o mais rápido possível depois que sair da praia ou da piscina, de modo a remover os contaminantes e trocar as roupas molhadas por peças secas;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal como toalhas, escovas de cabelo, chapéus e chinelos.
mulher na borda da piscina de óculos e chapéu sorrindo apoiando o queixo na mão
  1. Faça um bom planejamento dos seus tratamentos estéticos

O verão por si só não é um impedimento para os tratamentos estéticos, mas quem pretende aproveitar a praia e a piscina precisa aguardar alguns dias ou semanas antes de fazer determinados procedimentos para evitar o surgimento de manchas.

Tratamentos abrasivos ou que utilizam agulhas deixam a pele mais sensível aos efeitos nocivos da radiação, por isso o sol deve ser totalmente evitado após procedimentos como peelings, microdermoabrasão, carboxiterapia e laser, entre outros.

Por isso, antes de optar por um tratamento estético, sempre recorra a profissionais habilitados, como a Dra. Luciana Pepino, para saber quais procedimentos e cirurgias plásticas são mais indicados para você e qual é a melhor época para fazê-los.

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Autor do Conteúdo


Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).

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