Sapatos de salto alto fazem mal à saúde?

Sapatos de salto alto fazem mal a saude

Ícones de beleza, muitas mulheres não sabem que o uso em excesso pode comprometer até mesmo a coluna

Uma das grandes paixões femininas são os sapatos de salto alto. Há mulheres que não conseguem deixar o saltinho de lado, até mesmo para ir ao trabalho. O calçado confere um ar de elegância a quem o usa, sem contar que chama bastante atenção do público masculino. Provavelmente, quem é baixinha, não consegue viver sem esse tipo de calçado. Até as mais altas não ficam muito tempo de sapatilhas e se rendem aos scarpins sem medo de serem felizes. Porém, há quem diga que o uso em demasia afeta a saúde. Será mesmo?

É fato que tudo em excesso afeta a saúde. Com os sapatos de salto alto não seria muito diferente, pois pode causar problemas na coluna e dar motivo para aparecer joanetes. Para as viciadas de plantão, infelizmente, esse calçado precisa ser usado com moderação. Tê-lo como item necessário todos os dias pode acarretar no encurtamento dos músculos e dos tendões, e isso se reflete em danos nos joelhos e nos tornozelos. As varizes também se incluem no pacote de vilãs que aparecem quando se usa demais o sapato de salto alto.

Isso acontece porque o calçado, na hora de caminhar, faz com que a panturrilha seja contraída, o que afeta a circulação sanguínea. Além de ser capaz de gerar momentos de desconforto, o excesso do uso de sapatos de salto alto podem acarretar em varizes que se espalham pelas pernas. Por isso, se eles são figurantes essenciais na rotina, é preciso buscar alternativas para fugir desses impasses.

Evite o uso em demasia daqueles que têm saltos altíssimos (mais de 6 centímetros), pois eles ajudam a piorar a circulação sanguínea nas pernas. Alterne com sapatilhas e deixe os com saltos mais exagerados para eventos importantes. Quando tiver uma pausa no escritório, alongue os pés e as pernas, pois essa atitude faz o sangue circular e impede que os músculos da região fiquem muito tempo contraídos. Se você sofreu uma lesão ou tem problemas no joelho, evite os saltos, pois podem aumentar a gravidade do problema.

O joanete é um fator que aparece quando a mulher usa sapatos de salto alto muito apertados ou de bico fino. Muitas têm vergonha dos pés por causa da presença dele, pois compromete a estética da região. Os joanetes fazem com que o uso de qualquer outro calçado se torne um pesadelo, por ser desconfortável e por apertar as laterais dos pés, o que acarreta em dor. Geralmente, eles costumam aparecer na vida do público feminino, em média, entre os 40 e 50 anos de idade ou se houver histórico na família.

O uso de sapatos de salto alto não deve ser visto como uma proibição, mas é preciso ter controle, onde não é viável permanecer calçada com eles o dia inteiro ou todos os dias. Por mais que seja um sacrifício para algumas, o recomendado é não abusar da própria sorte. Revezar o uso manterá os pés e os tornozelos saudáveis.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp