11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Saiba tudo sobre a blefaroplastia

Como é a cirurgia de blefaroplastia?

Entenda a blefaroplastia e como funciona este procedimento cirúrgico

A blefaroplastia é uma intervenção cirúrgica que tem objetivos estéticos. Pacientes que recorrem a este procedimento cirúrgico estão à procura de soluções para a melhora do aspecto estético das pálpebras superiores e/ou inferiores. Na cirurgia são removidas bolsas de gordura e eventuais rugas, diminuindo a flacidez da região e estimulando o rejuvenescimento dos olhos de homens e mulheres.

Esta técnica de remoção do excesso de pele entorno dos olhos pode, inclusive, melhorar o funcionamento natural da região, não ocasionando nenhum prejuízo funcional às pálpebras. Não existe uma recomendação de idade para o procedimento, sendo indicado para pessoas que não estejam satisfeitas com a aparência do olhar e desejam corrigi-la. A anestesia é local, não sendo necessária a administração de sedativos para a realização dos processos.

Como funciona a cirurgia de blefaroplastia?

A duração do procedimento é de cerca de uma hora, com internação de aproximadamente 5 horas após a cirurgia. Como a pele em volta dos olhos costuma ser fina, as cicatrizes deixadas após a blefaroplastia são quase imperceptíveis e acabam sendo disfarçadas nos sulcos da pele da região. Os resultados definitivos são vistos depois do primeiro mês, dependendo da evolução cirúrgica de cada paciente.

A profissional escolhida para realizar o procedimento começa seu trabalho delimitando a região exata em que os cortes acontecerão para a retirada do excesso de pele. Após anestesiar a área, a eliminação da gordura e da pele do paciente é realizada. Os pontos serão retirados de 3 a 5 dias depois do procedimento, evitando reações inflamatórias e cicatrizes inadequadas. 

Como é o pós-operatório

Você deve estar se perguntando como é o pós-operatório da blefaroplastia, não é? Pela localização, parece ser um procedimento bastante dolorido, mas a realidade está longe disso. Os maiores incômodos acontecem apenas durante as primeiras 24 horas depois da cirurgia e nada que analgésicos comuns não resolvam. Já os inchaços e possíveis manchas arroxeadas perduram por 3 dias, sendo recomendado fazer compressas geladas e dormir com travesseiros altos.

No pós-operatório, a drenagem linfática pode ser uma ótima aliada para um retorno mais rápido e tranquilo à aparência normal dos olhos, ok? Além disso é indicado que evite coçar a região, expor os olhos ao sol e apenas voltar às atividades normais depois do 3 dia de cirurgia. Lembre-se de higienizar o local com água corrente e sabonete neutro, a não utilização de curativos no  pós-operatório tende a facilitar a entrada de pequenas partículas de sujeira que devem ser evitadas.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).