11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

“Pé de galinha”: Genética ou maus hábitos?

Mulher com rugas ao redor dos olhos

Rugas ao redor dos olhos são incômodas, mas podem ser prevenidas e também tratadas. Saiba mais!

As rugas ao redor dos olhos, chamadas popularmente de pés de galinha, estão entre os principais incômodos de mulheres e também de alguns homens.

Essas rugas na região periocular desenvolvem-se devido à atividade muscular relacionada aos movimentos faciais como um resultado natural do processo de envelhecimento e maior flacidez cutânea.

Elas se iniciam no canto externo dos olhos e seguem em diferentes sentidos, como para a testa, orelha e bochecha. Devido esse aspecto elas ficaram conhecidas como pés de galinha.

A seguir saiba quais as causas mais frequentes das rugas ao redor dos olhos, mas também como é possível prevenir e tratar esses indesejados sinais.

Quais as causas dos pés de galinha?

Existem diferentes fatores relacionados ao surgimento dos pés de galinha, sendo que a associação entre eles pode fazer com que esses sinais surjam precocemente. São eles:

  • genética: um dos principais responsáveis pelo surgimento precoce dos pés de galinha é a genética, de forma que se seus pais tiverem esses sinais, maiores as chances de desenvolvê-los. A pele e olhos claros também elevam a predisposição, pois a melanina protege a pele da ação da radiação solar;
  • maus hábitos: os maus hábitos diários também podem causar o surgimento de rugas ao redor dos olhos, pois prejudicam a produção de colágeno. Entre eles destaca-se o consumo de álcool e alimentos inadequados, tabaco, uso de drogas e outros;
  • miopia: entre os responsáveis pelo surgimento das rugas perioculares está a realização de movimentos faciais. A miopia aumenta a frequência da movimentação da musculatura ao “forçar a vista”, fazendo com que essas pessoas tenham mais chances de ter pés de galinha.

Portanto, são diferentes fatores associados ao surgimento das rugas ao redor dos olhos, exigindo diferentes cuidados para evitá-las.

Como prevenir essas rugas?

O único fator que não pode ser controlado é a tendência genética, ainda assim, uma pessoa com essa predisposição, mas que adota os cuidados adequados pode ter sinais mais amenos do que aquelas que não fazem nenhum cuidado específico.

A seguir conheça as principais condutas que podem ser adotadas para prevenir o surgimento ou intensificação dessas rugas!

Cremes faciais

Os cremes faciais antienvelhecimento contribuem na manutenção de uma pele mais saudável e com os nutrientes adequados, o que inclui uma produção adequada de colágeno e presença de vitaminas.

Com isso, a realização contínua desses tratamentos oferece um resultado satisfatório no longo prazo, consistindo em uma forma de prevenção.

Protetor solar

A exposição à radiação solar está entre os fatores mais negativos à pele, causando o surgimento de rugas ao redor dos olhos, na região da boca e também manchas na face.

Por tais prejuízos, é fundamental fazer uso diário do protetor solar, mesmo quando o dia está nublado. Esse cuidado também é preventivo de forma que você verá os resultados no longo prazo.

Alimentação saudável

A saúde da pele tem tudo a ver com uma alimentação saudável. O consumo excessivo de açúcar, por exemplo, prejudica a produção de colágeno, que pode diminuir precocemente e elevar as chances de surgimento das rugas.

Deve-se manter uma dieta mais baseada em produtos naturais como vegetais, frutas, verduras e legumes. Outra dica é consumir bastante água, que garante a hidratação da pele.

Mulher com rugas nos olhos

Bons hábitos

São diversos os bons hábitos que podem ser listados como importantes para a garantia da saúde da pele. Entre eles podem ser destacados:

  • evitar consumo excessivo de álcool;
  • não fumar ou usar drogas;
  • praticar atividades físicas;
  • ter boas noites de sono;
  • evitar uma rotina estressante;
  • usar óculos de sol.

Todos esses hábitos reduzem as chances de apresentar as rugas ao redor dos olhos. Apesar disso, tratamentos mais profundos podem ser necessários.

4 opções de tratamento das rugas ao redor dos olhos

Os tratamentos para os pés de galinha são aqueles que ajudam a reduzir a flacidez facial ou a minimizar os movimentos do rosto. Conheça os principais deles a seguir!

Peeling

O peeling químico, com substâncias como o fenol e o ácido tricloroacético, é uma opção para tratamento das rugas na região periocular.

Nesse tipo de procedimento o que ocorre é um efeito controlado na região tratada para que a pele se reconstrua, produzindo novas estruturas de colágeno, que vão deixar a pele com uma aparência rejuvenescida, com menos rugas e flacidez.

Laser CO2

O laser CO2 é um tratamento ablativo. Isso significa que ele causa uma queimadura na pele, que quando cicatriza estimula a produção de colágeno e a retração da pele, o que resulta no tratamento das rugas mais finas, como os pés de galinha.

Um dos benefícios do laser CO2 é que ele atua com pequenos feixes, atingindo a pele mais profundamente, mas em regiões menores, o que melhora a recuperação.

Botox

Um dos tratamentos mais recomendados para os pés de galinha é o Botox, que utiliza a toxina botulínica.

Nesse procedimento a substância é aplicada nos locais que causam as rugas dinâmicas. A toxina botulínica causa uma interrupção dos comandos neuromusculares de forma que o músculo fique, parcial ou totalmente, paralisado.

Com o avanço das pesquisas esse tratamento obtém resultados mais naturais e, além de amenizar os sinais já existentes, ajuda a prevenir o surgimento de mais rugas faciais.

Lifing facial

Em casos mais graves e nos quais o incômodo com os pés de galinha envolve toda a região frontal ou temporal pode ser recomendado um lifting facial.

Essa cirurgia plástica promove o rejuvenescimento facial ao realizar a remoção do excesso de pele e gordura e também reposicionar as estruturas faciais para um resultado mais natural e harmonioso.

Portanto, apesar de as rugas ao redor dos olhos serem muito incômodas existem diversas formas de preveni-las ou tratá-las. Caso opte por um tratamento estético é fundamental contar com um cirurgião plástico de confiança.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Maria de Jesus disse:

    Poderia me passar o nome de um produto para pés de galinha. Não queria optar por método invasivo, uma consulta para um profissional nessa área , é bem alto. Se puder indicar fico grata.

  2. Adelania disse:

    Bom dia te ho marca de expressão desde novinha e as bochechas flácidas o q me aconselha.