11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Rinoplastia: existe idade certa para fazer?

Existe idade para rinoplastia?

A idade para rinoplastia pode influenciar como os jovens respondem emocionalmente a esse processo exigindo a avaliação de múltiplos fatores.

A idade para rinoplastia é um tema frequentemente debatido por cirurgiões plásticos visto que a ponderação entre necessidade e maturidade para realização do procedimento é fundamental.

A rinoplastia é uma cirurgia plástica invasiva, de forma que sua indicação só pode ocorrer em casos nos quais essa intervenção é realmente necessária para correção de um aspecto estético incômodo. Entenda melhor a seguir!

Quando a rinoplastia é indicada?

A opção pela rinoplastia é motivada por fatores estéticos, ou seja, incômodos relacionados ao tamanho, formato ou projeção do nariz, como a giba nasal proeminente, ponta caída, abas grandes, entres outros.

O fato estético, no entanto, deve ser acompanhado de uma avaliação emocional e psicológica da paciente de forma que a opção pela cirurgia seja genuína, sem influencia de terceiros ou mesmo modismos.

Além disso, o cirurgião plástico poderá avaliar se a rinoplastia precisa ser associada à correção do desvio de septo, problema funcional na estrutura nasal que dificulta a respiração.

Apenas em casos específicos as duas cirurgias são realizadas conjuntamente, mas quando necessárias, a união delas reduz o desgaste de dois pós-operatórios.

Existe ideal de idade para rinoplastia? 

A idade para rinoplastia é um aspecto complexo, pois todos os fatores anteriores devem ser avaliados – estéticos, emocionais e funcionais.

Muitos adolescentes afirmam querer fazer uma cirurgia plástica, mas sofrem influencias de filtros de redes sociais, pressões de amigos ou mesmo bullying, não sendo uma decisão baseada em um desejo genuíno e próprio.

Portanto, o aspecto emocional e motivacional dos adolescentes é um dos fatores que devem ser analisados antes de submeter pessoas jovens à cirurgia. O suporte e permissão dos pais também são essenciais nesse processo.

Além disso, a estrutura crânio-maxilo-facial desenvolve-se até, em média, os 15 anos, sendo que uma intervenção cirúrgica só pode ocorrer após a estabilização do crescimento.

Em geral, a cirurgia plástica do nariz pode ser realizada a partir dos 16 anos, em média, mas apenas com uma avaliação minuciosa de todos esses fatores.

Caso haja alguma alteração na estrutura ou aparência do nariz em decorrência de um trauma, a indicação da idade para rinoplastia pode mudar.

Como é planejada a intervenção cirúrgica no nariz?

O planejamento da rinoplastia é fundamental independentemente da idade, devendo considerar as expectativas da paciente, mas também a avaliação especializada do cirurgião plástico de confiança.

Por exemplo, muitas pessoas afirmam que desejam um nariz pequeno e arrebitado, no entanto essa estética de nariz não combina com todos os tipos de rosto. 

Dessa forma é fundamental que o planejamento da cirurgia considere as características individuais da paciente e o formato e tamanho de nariz que seriam mais harmônicos com sua face.

A realização de alterações mais agressivas não é recomendada, pois pode comprometer as características estéticas, gerando um resultado artificial.

Além da definição das mudanças estéticas que serão realizadas durante a rinoplastia, a paciente deve ser submetida a uma série de exames para constatar se está apta à intervenção.

Algumas condições de saúde como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos podem contraindicar a realização da cirurgia plástica. Ainda que essas comorbidades sejam menos comuns na adolescência e juventude, é fundamental a realização dos exames pré-operatórios.

Portanto, a indicação é que há sim uma idade para rinoplastia, que pode ser realizada a partir dos 16 anos ou após a estabilização do desenvolvimento da estrutura facial, mas preferencialmente após os 18 anos por fatores emocionais.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).