Confira Como É O Retorno À Rotina Após A Ninfoplastia

Como é o retorno à rotina após a Ninfoplastia

O retorno à rotina após a Ninfoplastia é uma das maiores preocupações das pacientes que buscam por esse procedimento. Desmistificar esse assunto é parte importante antes de realizar a cirurgia

Voltar a trabalhar, praticar exercícios físicos, ir à praia, retomar a vida sexual – questões comuns de mulheres que acabaram deixando algumas facetas de sua vida em stand by por conta desse problema. Principalmente porque a maioria delas prefere esconder que realizou a cirurgia.

O pós-operatório da Ninfoplastia é muito tranquilo – tanto que algumas mulheres chegam até a dispensar a medicação para dor.

Veja a seguir os principais detalhes sobre esse período e como é o retorno à rotina após a Ninfoplastia e outras cirurgias íntimas.

Principais cuidados pós-operatórios de cirurgias íntimas 

A grande maioria das técnicas de cirurgia íntima tem como prescrição pós-cirúrgica o uso de analgésicos tradicionais. Isso porque a recuperação não costuma ser dolorosa e nem de longa duração. Entenda qual o momento certo para fazer a sua ninfoplastia!

Veja a seguir algumas dicas sobre esse período:

Repouso 

Os profissionais costumam aconselhar um período de dois a três dias de repouso após a ninfoplastia, para evitar qualquer tipo de movimentação na região íntima. Fazer compressas geladas na região ajuda a evitar inchaço e hematomas.

Passada essa etapa, a paciente pode retornar suas atividades usuais: trabalho, estudos e uma rotina mais leve de esforços.

Vida sexual 

As relações sexuais devem sofrer uma pequena pausa pelos primeiros 30 dias. Mas alguns médicos já trabalham com períodos maiores, entre quatro e seis semanas.

Mas a recuperação de cada organismo influi diretamente nesse momento. O ideal é que essa parte da rotina só seja retomada após a liberação médica.

No entanto, se o profissional avaliar a região e ela já estiver plenamente cicatrizada, é possível que a atividade sexual seja liberada antecipadamente.

Cuidado ao sentar-se 

Não existe nenhum tipo de restrição ou contraindicação no caso.

Mas a dica é que a mulher observe a forma de sentar-se, de modo a evitar que a região seja comprimida ou esticada.

Por isso, vale evitar sentar-se de pernas cruzadas ou fazer “pernas de índio”, garantindo que a região não seja pressionada.

Também é válido evitar andar a cavalo e deixar a bicicleta ou a moto de lado pelos primeiros dias, por conta do mesmo motivo.

Atividades físicas 

É de extrema importância evitar qualquer tipo de atrito na área operada.

Então exercícios mais leves e focados em outras áreas – como braços e abdome – já estão liberados a partir da primeira semana.

Mas para que ter pressa no retorno à rotina após a ninfoplastia? Tenha calma e não se cobre por uma recuperação rápida demais.

Já os exercícios focados nas coxas, glúteos e pernas, assim como as caminhadas, são mais indicadas apenas quando a região estiver 100% recuperada – o que geralmente se dá após quatro a seis semanas do procedimento.

Higiene íntima 

É muito importante manter o local com pouca umidade – mas evite o atrito para secar a região.

Prefira banhos com água morna e use sabonetes antissépticos ou específicos para a região íntima, que mantém longe o risco de qualquer reação alérgica que possa gerar prurido no local.

Roupas 

Prefira usar roupas mais largas – como calças, saias e vestidos, com tecidos leves e de fibras naturais.

Materiais sintéticos tendem a ser mais quentes, aumentando a umidade no local da cirurgia. E roupas mais justas podem gerar atrito na região.

Cuidados especiais 

Aposte em compressas frias para reduzir o inchaço nos primeiros dias. Isso não só contribui para uma melhora no processo de recuperação como também ajuda no desconforto na região. Aproveite para entender qual a relação entre a ninfoplastia e a autoestima feminina.

Possíveis complicações 

Apesar de ser uma cirurgia simples, ela apresenta riscos como em qualquer procedimento do tipo.

Os mais comuns são inchaço excessivo, manchas arroxeadas, infecções locais, assim como a abertura dos pontos cirúrgicos antes do período da cicatrização.

Em todos estes casos, avise imediatamente o cirurgião responsável. Assim ele poderá prescrever o atendimento adequado a cada situação.

Como você pode ver, a cirurgia de redução dos lábios é simples e sua recuperação pode ser muito tranquila e rápida. Dessa forma o retorno à rotina após a Ninfoplastia é rápido e não causa transtornos no seu dia a dia.

Para saber mais sobre Ninfoplastia, baixe gratuitamente nosso e-book gratuitamente.cmsfiles174211479824675landing-page-jpg