11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Busca por aparência mais jovem motiva busca por procedimentos estéticos

Mulheres e rejuvenescimento facial

Rejuvenescimento facial é possível com técnicas não invasivas e cirurgias plásticas. Saiba mais!

O rejuvenescimento facial é um dos principais objetivos para pacientes que buscam por procedimentos estéticos.

Mesmo com a adoção de cuidados diários não é possível evitar totalmente o envelhecimento cutâneo, sendo que as intervenções estéticas, sejam cirúrgicas ou não, ajudam a minimizar os sinais mais incômodos e frequentes.

Conheça a seguir quais os procedimentos estéticos mais procurados pelas pacientes que buscam uma aparência mais jovial!

5 técnicas para rejuvenescimento facial

São diversos os sinais da idade que podem ser amenizados com as técnicas estéticas, como rugas, flacidez, sulcos e vincos.

Identificar qual procedimento estético é mais recomendado às suas demandas é essencial para obter os resultados almejados com o rejuvenescimento facial. Confira quais são eles!

1. Lifting com fios de PDO

O lifting com fios de PDO é indicado para suspensão dos tecidos da face utilizando fios de polidioxanona (PDO) que são absorvidos posteriormente pelo organismo.

A técnica pode ser usada tanto para o levantamento das estruturas faciais como também para estimular a produção de colágeno.

A sustentação é obtida devida à capacidade de tração dos fios de PDO que tem pequenas garras que fazem a tração do fio e permite o levantamento do tecido subcutâneo. Por essa razão ele é indicado para levantar a sobrancelha e o lábio triste.

Outra indicação da técnica é para produção de colágeno devido ao processo de cicatrização que ocorre no entorno do fio após a aplicação.

Com isso, a paciente alcança uma pele mais firme e elástica, sendo que esse resultado poderá ser observado cerca de 2 meses após a realização do tratamento.

2. Botox

Um dos tratamentos de rejuvenescimento facial mais conhecidos é o Botox, que consiste na aplicação de toxina botulínica do tipo A, obtida a partir da bactéria Clostridium botulinum.

O envelhecimento da face é decorrente da junção de fatores diversos, como idade, exposição solar, poluição, alimentação, tabagismo e outros.

Um dos elementos é a movimentação natural da musculatura facial, como ao falar, comer, cerrar os olhos e outros.

A frequência desses movimentos resulta nas linhas de expressão que formam as rugas dinâmicas como pés de galinha, vincos da testa ou o código de barras na boca.

A aplicação de toxina botulínica age como um bloqueador neuromuscular que impede que a contração da musculatura ao fazer com que as sinapses cerebrais não cheguem ao músculo da face que recebeu a substância.

Ao impedir a contração da musculatura o tratamento ajuda a amenizar e prevenir as rugas dinâmicas, resultando no rejuvenescimento facial.

Melhores técnicas para rejuvenescimento facial

3. Ácido hialurônico

O preenchimento facial também é uma alternativa de tratamento estético para promover uma aparência mais jovem à paciente.

O mais comum é o procedimento realizado com ácido hialurônico, uma substância naturalmente presente no organismo, mas que tem sua produção reduzida devido ao envelhecimento.

O ácido hialurônico é responsável pela hidratação e volume da pele, pois ele retém moléculas de água entre as células resultando em um aspecto mais volumoso.

Esse procedimento estético é indicado para tratar sulcos faciais, como o bigode chinês, e também melhorar o contorno facial. A substância ainda é usada para preenchimento labial, aumentando o volume dos lábios.

4. Blefaroplastia

Já entre os procedimentos estéticos cirúrgicos, a blefaroplastia destaca-se como opção para o rejuvenescimento facial ao melhorar a aparência das pálpebras e consequentemente do olhar.

Muito realizada pelo público masculino, a blefaroplastia permite amenizar diferentes sinais de envelhecimento na região dos olhos ao viabilizar:

  • remoção do excesso de pele;
  • redução da flacidez;
  • remoção de xantelasma;
  • tratamento de ptose (queda da pálpebra por causas musculares);
  • tratamento de pseudoptose palpebral (queda em função do excesso de pele);
  • amenização de rugas.

Por ser um procedimento invasivo, a blefaroplastia é recomendada para casos nos quais intervenções mais amenas não apresentam resultados satisfatórios sendo feita, em geral, após os 35 anos.

5. Lifting facial

O lifting facial é a cirurgia plástica para rejuvenescimento facial, sendo a opção mais completa em casos de sinais avançados de envelhecimento.

O procedimento cirúrgico é recomendado para pacientes, em geral, com mais de 40 anos ou quando o envelhecimento precoce da face apresenta uma série de sinais incômodos, como rugas, flacidez, sulcos e vincos.

Para realização dessa cirurgia plástica o especialista faz uma incisão da linha do couro cabeludo que viabiliza remover o excesso de gordura, pele e flacidez. Além disso, as estruturas faciais são reposicionadas.

O lifting facial pode ser direcionado às diferentes regiões da face na qual a paciente sente maior incômodo, como olhos e testa, bochecha e nariz ou boca e pescoço.

Independente do procedimento estético escolhido é essencial que ele seja avaliado e realizado por um cirurgião plástico de confiança, assegurando melhores resultados.

O rejuvenescimento facial por meio de procedimentos estéticos é possível, mas deve ser associado a bons hábitos para manutenção de resultados satisfatórios.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Sheila disse:

    Exelente matéria, sobre rejuvenescimento. Indicaria à uma amiga.

  2. Sheila disse:

    Matéria bem informativa. Gostei muito.