11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Quando optar por uma cirurgia plástica?

Recomendações para cirurgia plástica podem ser estéticas ou funcionais. Conheça as especificidades de cada caso!

O Brasil é o país que mais realizada cirurgia plástica no mundo, de acordo com a ISAPS – Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética. Apenas em 2018, foram mais de 1 milhão de procedimentos.

Apesar da alta procura, uma intervenção cirúrgica só deve ser realizada após avaliação médica especializada que ajude a paciente a definir se é o momento certo de optar por uma plástica. Saiba mais a seguir!

Em quais situações a cirurgia plástica é indicada?

A plástica pode ser indicada para diferentes casos, sendo que o cirurgião plástico vai auxiliar na definição do procedimento mais adequado de acordo com as insatisfações da paciente.

Insatisfação estética

A principal motivação para realização da cirurgia plástica é o desejo de correção de alguma insatisfação estética que não pode ser resolvida com intervenções menos invasivas.

No Brasil, os procedimentos mais realizados são a mamoplastia de aumento, para corrigir a insatisfação com o volume dos seios, e a lipoaspiração, que ameniza os depósitos de gordura localizada.

Ambas as técnicas são estéticas e contribuem para que a paciente fique mais satisfeita com a aparência, o que melhora a autoestima.

As vantagens da cirurgia plástica estética incluem os resultados que evoluíram e atualmente são muito naturais e destacam-se por serem permanentes, mantendo a aparência desejada a menos que haja algum fator direto que o prejudique, como ganhar peso no caso da lipoaspiração, por exemplo.

Qual é o momento ideal para fazer cirurgia plástica?

Problemas funcionais

Muitas pessoas não sabem, mas a cirurgia plástica também pode ser indicada para corrigir problemas funcionais, sendo recomendada especialmente para melhorar a qualidade de vida das pacientes. Entre os exemplos incluem-se:

  • abdominoplastia: é funcional quando a paciente passou por um tratamento de obesidade e a pele sobressalente prejudica melhores resultados;
  • mamoplastia reconstrutiva: inclui a colocação de prótese de silicone, mas é indicada para pacientes que passaram pela mastectomia como parte do tratamento de câncer de mama;
  • mamoplastia redutora: quando a paciente tem problemas de saúde decorrentes do peso e volume das mamas, sendo recomendado diminui-la cirurgicamente.

Portanto, são diferentes indicações para realização da cirurgia plástica, sendo que um mesmo procedimento pode ser estético ou reparador, dependendo principalmente das motivações.

Quais os primeiros passos para realizar uma cirurgia plástica?

Dessa forma, verifica-se que o momento ideal de realizar uma cirurgia plástica é quando a paciente tem uma insatisfação estética que prejudica sua autoestima, mas também caso identifique alguma disfunção associada à aparência.

Caso se encaixe em alguma dessas situações é importante entender que o primeiro passo, antes mesmo de decidir pela intervenção cirúrgica, é procurar um cirurgião plástico de confiança.

O profissional vai avaliar a insatisfação pessoal com a imagem, entender as motivações e expectativas da paciente e buscar informações sobre o histórico médico.

Apenas com essas informações será possível determinar qual a cirurgia plástica mais adequada ao caso, visando um procedimento seguro e que atenda as insatisfações existentes.

Não é incomum, por exemplo, que a paciente faça pesquisas prévias e acredite que um procedimento vai resolver suas demandas, mas a avaliação médica indica que outra técnica é mais apropriada. Essa confusão é comum, por exemplo, entre a abdominoplastia (resolve a flacidez) e a lipoaspiração (resolve depósitos de gordura).

Portanto, caso identifique que está apta a realizar uma cirurgia plástica, busque auxílio médico especializado para determinar a conduta ideal. Agende sua consulta aqui!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).