11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Quais atividades são permitidas no pós-operatório?

Os cuidados no pós-operatório

Lista de atividades permitidas no pós-operatório ajuda no planejamento da cirurgia plástica, mas recomendações sempre dependem da evolução individual.

 Está planejando sua cirurgia plástica e já se perguntando quais as atividades permitidas no pós-operatório? Então saiba que essa informação é fundamental, mas apenas a evolução do seu quadro poderá determinar a retomada das atividades.

Ainda que algumas recomendações sejam, mais ou menos, comuns às cirurgias plásticas, a personalização do atendimento é essencial para bons resultados, respeitando suas individualidades, estado de saúde e até mesmo o tipo de procedimento realizado.

Quais as recomendações após a cirurgia plástica?

Existem algumas recomendações que são adequadas a maior parte das cirurgias plásticas, incluindo restrições e indicações para o período de recuperação, como:

  • evite o tabaco por, pelo menos, 30 dias após a cirurgia;
  • evite a exposição solar intensa, portanto, reduza atividades fora de casa por pelo menos 30 dias;
  • faça o repouso recomendado pelo médico, mas evite ficar na cama por dias, a falta de movimentação das pernas favorece o surgimento de trombose;
  • evite atividades sociais nas quais tenha que fazer esforço demasiado, não tenha aonde repousar ou sinta-se incitado a consumir bebidas alcoólicas;
  • tenha sempre água com você e consuma ao menos 2 litros por dia, pois o líquido ajudará na cicatrização, amenização de inchaço e formação de edemas.

Conhecer as atividades permitidas no pós-operatório é importante para você se planejar, mantendo-se saudável e com a imunidade elevada para evitar infecções.

Quais são as atividades permitidas?

Após uma lista mais geral de recomendações durante a recuperação, também é preciso considerar as atividades permitidas no pós-operatório de acordo com cada cirurgia. Confira algumas a seguir!

Pós-operatório da Mamoplastia

Usando o sutiã pós-operatório a paciente que realizou a mamoplastia pode começar a fazer alguns movimentos com os braços nos dias posteriores à cirurgia, mas sem levantá-los acima dos ombros e sem pegar peso.

Atividades leves, como caminhadas, podem ser retomadas após duas semanas, assim como dirigir, caso não sinta incômodos ou dores. Os exercícios na academia podem ser realizados em cerca de três semanas, desde que sem forçar os braços e peitoral.

As atividades mais extenuantes, como corrida e musculação, podem ser retomadas em até 60 dias, a depender da evolução da recuperação.

Pós-operatório da Lipoaspiração

Entre as atividades permitidas no pós-operatório da lipoaspiração e altamente recomendadas destaca-se a drenagem linfática. Ela ajuda a diminuir o inchaço causado pela retenção de líquidos, acelerar a cicatrização dos tecidos e evitar a formação de edemas.

O tempo de recuperação da cirurgia é de cerca de duas semanas, mas desde o primeiro dia a paciente deve fazer pequenas caminhadas em casa, evitando manter-se deitada por longos períodos.

Os exercícios físicos podem ser retomados em cerca de 10 dias, desde que sejam leves, e gradualmente aumentando a intensidade, sempre poupando a região operada. A realização de atividades mais vigorantes pode demorar entre 40 e 60 dias.

Pós-operatório da Abdominoplastia

Na recuperação da abdominoplastia uma das principais recomendações é manter-se curvada na primeira semana, seja ao caminhar, deitar ou sentar.

Sempre que ficar sentada ou deitada mantenha as pernas elevadas e faça pequenas caminhadas dentro de casa ao longo do dia. Em duas semanas é comum que já haja autorização para dirigir e trabalhar, dependendo da atividade exercida.

Atividades como leves caminhadas podem ser retomadas em cerca de 10 dias, academia em cerca de 30 dias e exercícios de maior intensidade entre 45 e 60 dias.

É essencial que a definição de quais atividades permitidas no pós-operatório seja conversada com o cirurgião plástico para que a retomada seja gradativa conforme sua recuperação, garantindo mais segurança e bons resultados estéticos.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).