(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
Clínica Especializada em Cirurgias Plásticas
  • A Clínica
  • Cirurgias
  • Procedimentos
  • Informações
  • Dicas
  • Contato
  • Blog
Agendar Consulta
retornar
Quais são as diferenças entre peeling e botox? Contamos tudinho em nosso novo artigo.

Quais são as diferenças entre peeling e toxina botulínica?

Quando o assunto é estética, uma das maiores demandas é por procedimentos de rejuvenescimento facial. E muitas vezes, é justamente aí que surge a dúvida sobre qual o procedimento mais adequado. Entre os queridinhos dos brasileiros, dois métodos se destacam: o botox e o peeling. Quer conhecer as diferenças e indicações de cada um? Continue a leitura.

Como a toxina botulínica age?

A toxina botulínica é um dos tratamentos mais famosos para suavizar as rugas dinâmicas (aquelas que aparece quando fazemos movimentos faciais) como os pés de galinha e as dobrinhas que aparecem entre as sobrancelhas.

Considerado um procedimento bastante seguro, não requer a internação do paciente, nem antes, nem após a aplicação. Porém, assim como em qualquer intervenção, existem alguns cuidados que você pode e deve para potencializar os resultados e aumentar a sua duração.

Cuidados logo após a aplicação

A aplicação da toxina botulínica é bem rápida e simples. Porém, para que seus efeitos sejam os melhores possíveis e durem o tempo esperado, é preciso seguir alguns cuidados logo depois do procedimento.

São coisas simples, como não fazer massagens faciais no primeiro dia para evitar que a toxina botulínica saia do lugar de aplicação. Também é aconselhável evitar se deitar por quatro horas.

Outra dica é evitar fazer uma limpeza de pele muito profunda que possa ter esse mesmo efeito adverso, mas nada impede que você lave seu rosto normalmente. Além disso, é recomendável evitar fazer exercícios físicos no mesmo dia da aplicação.

Para evitar irritações na pele, evite o uso de muitos cosméticos assim que terminar o procedimento. Mesmo sendo segura, a aplicação de toxina botulínica requer que sejam feitas pequenas perfurações na pele.

O uso excessivo de produtos pode acabar causando irritações e alergias nesse primeiro momento, então prefira usar apenas uma maquiagem leve.

Uma nova sessão entre 4 a 6 meses depois

O efeito da toxina botulínica é muito satisfatório, mas ele tem uma duração determinada. Nas mulheres, ele dura de 4 a 6 meses, e nos homens dura até 4 meses em média, pois eles têm uma musculatura mais forte.

Por isso, é preciso fazer reaplicações periódicas para manter o efeito da toxina botulínica. Do contrário, a pele voltará a exibir as mesmas rugas de antes, pois o músculo que havia sido paralisado pela toxina voltará a se movimentar.

Dessa forma, é importante ter uma clínica de cirurgias plásticas de confiança onde você possa realizar as aplicações com toda a segurança e no tempo certo.

A toxina botulínica não interromperá o envelhecimento cutâneo, porque ainda não existe tratamento para isso. Porém, quando os cuidados pós-aplicação são seguidos, você terá um resultado ainda mais satisfatório e duradouro.

Como o Peeling melhora a pele?

Diferentemente da toxina botulínica, não exige a utilização de agulhas. Na verdade, podendo ser realizado com o auxílio de substâncias químicas (ácido glicólico ou retinoico), microrraspagem ou laser. Em qualquer um dos casos, o procedimento atua descascando a pele em profundidade, para promover a regeneração e, assim, obter uma pele nova e sem falhas. Assim, ao remover a pele danificada, o método elimina manchas e linhas de expressão.

A grande diferença entre eles é justamente profundidade que atingem a pele, e também os valores praticados no mercado.

Como saber qual o peeling mais indicado?

Só o profissional habilitado, o médico dermatologista, poderá indicar qual o método mais indicado para atender às expectativas da paciente.

Mas vale ressaltar que a realização do peeling químico exige cuidados redobrados, antes e após o procedimento. Por exemplo, a utilização de creme próprio, por cerca de 15 a 30 dias antes da aplicação, para preparar a pele.

Já no período pós-aplicação, é essencial hidratar a pele durante uma semana e aplicar água termal. Neste período deve-se lavar o rosto unicamente com sabonete neutro.

Além disso, é indispensável a aplicação de filtro solar, que proteja contra radiação UVA e UV e fator mínimo de proteção 30, a cada 4 horas. Outro ponto essencial é evitar exposição solar e a utilização de qualquer tipo de maquiagem durante 7 a 10 dias.

Riscos e efeitos colaterais

O principal risco do peeling (especialmente do químico) é a queima muito profunda em alguns lugares, devido a uma profundidade desigual de esfoliação. A pele pode, então, ter dificuldade em se regenerar e deixar uma cicatriz, uma área branca despigmentada ou, uma área vermelha ou marrom.

Por isso, aqui na Clínica Dra. Luciana Pepino, oferecemos apenas o peeling no nível superficial. Uma vez que os resultados obtidos com outros níveis podem ser alcançados por tratamentos menos agressivos, de recuperação mais rápida e fácil.

Em se tratando do peeling superficial, ele pode ser realizado a cada 30 dias, para manter ou melhorar os resultados.

Então, toxina botulínica ou peeling?

Como você pode acompanhar, a toxina botulínica e o peeling atendem a finalidades diferenças. E podem, inclusive, complementar-se, para um resultado ainda mais positivo. Outra semelhança entre eles é que para a manutenção do efeito alguns cuidados são imprescindíveis. Como mostraremos a seguir.

Use filtro solar diariamente

O filtro solar é absolutamente indispensável depois da aplicação da toxina botulínica ou da realização do peeling, para evitar o surgimento de novas manchas no rosto.

Além disso, o sol, com o cigarro, é o principal fator causador do envelhecimento. Por isso, deixar de proteger a pele contra a radiação solar vai, inevitavelmente, acabar abreviando os efeitos rejuvenescedores do seu procedimento estético.

Uma pele castigada pelo sol pode apresentar uma textura nodular, além de ficar manchada. Se você conhece uma pessoa que passou a vida trabalhando sob o sol, você sabe sobre o que estamos falando. Infelizmente, essas pessoas acabam ficando com a pele mais áspera, mais espessa e com uma quantidade maior de rugas profundas.

Ou seja, não abra mão de aplicar o filtro solar com FPS 30 e não se exponha ao sol logo depois da aplicação. Uma vez que o sol pode acabar causando manchas permanentes na pele, especialmente nessa região.

Por isso, o uso do filtro solar é obrigatório todos os dias. Isso inclui mesmo aqueles dias em que você ficará em um ambiente fechado ou que o céu está nublado, pois, o sol atravessa janelas e nuvens.

Em média, o recomendado é utilizar 1 colher de chá de filtro solar com FPS 30 ou superior nas regiões do rosto e do pescoço. Para garantir a proteção, é necessário reaplicar o produto durante o dia.

Faça reposição de colágeno

A toxina botulínica ou o peeling, dará um efeito de rejuvenescimento ao suavizar as rugas, as linhas de expressão e ao proporcionar uma aparência mais uniforme a pele. Porém, não existe tratamento que simplesmente interrompa a passagem do tempo. É nesse ponto que precisamos falar do colágeno.

O colágeno é uma proteína que exerce funções estruturais no nosso organismo. Ele é responsável por manter a elasticidade e a firmeza da pele, além de dar força aos nossos cabelos e unhas.

A partir dos 30 anos, o colágeno sofre uma redução na sua produção pelo organismo. Isso acaba gerando alterações na estrutura da nossa pele, que fica mais suscetível ao surgimento das rugas e da flacidez, mesmo que você já tenha se submetido aos mais modernos procedimentos estéticos.

Por isso, a partir dos 35 anos mais ou menos, é necessário fazer uma reposição desse colágeno que o organismo está produzindo em quantidade mais baixa.

Ao fazer essa reposição, a pele terá mais condições de manter os efeitos da toxina botulínica, pois ela estará mais firme e mais elástica. Dessa forma, os efeitos do colágeno e da toxina botulínica ou do peeling se somam para combater o envelhecimento cutâneo.

Além da reposição, propriamente dita, a prática regular de atividade física, a abstinência do consumo de álcool e drogas, o esforço para redução dos níveis de estresse e o aumento da ingestão de vitaminas C, E, e betacaroteno são ações que retardam a perda do colágeno.

Mantenha bons hábitos de saúde

Não existe mágica: aquilo que você coloca para dentro do seu corpo será refletido na sua pele. Por mais que o sol e o cigarro sejam apontados como os grandes vilões da juventude, a alimentação também exerce um efeito muito importante nesse sentido.

Por isso, além de investir nos alimentos que ajudam a combater o envelhecimento, é preciso evitar aqueles que contribuam para as alterações causadas pela passagem do tempo.

O açúcar, por exemplo, além de favorecer o acúmulo de peso, também acelera o envelhecimento. Isso porque ele é capaz de se juntar a algumas proteínas, entre elas o colágeno, atrapalhando suas funções.

Ou seja, além de favorecer o ganho de peso, o acúmulo de gordura abdominal e até mesmo algumas doenças sérias, o açúcar ainda atrapalha o funcionamento do colágeno. Com isso, a pele fica menos elástica e menos firme, mais sujeita ao surgimento de novas rugas.

Para aumentar a duração do efeito dos procedimentos, é importante escolher alimentos que tragam benefícios à pele. Por isso, dê preferência às frutas vermelhas e cítricas, folhas verde-escuras, vegetais de cor laranja, castanhas e nozes. E, claro, mantenha-se bem hidratada. Por isso, não abra mão de, pelo menos, seis copos de água por dia.

Não precisamos nem mencionar, mas o cigarro é um fator que acelera muito o envelhecimento, reduzindo os efeitos da toxina botulínica. Por isso, ficar longe do tabaco também deve ser uma de suas metas de hábitos de saúde.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre? Entre em contado com nossa equipe.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Agende sua consulta

Deixe o seu comentário

  1. Isabel Perin

    Faço botox e dura um ano. Por quê na sua clínica dura só 4 meses??

    responder
    1. Dra. Luciana Pepino

      Olá! Após 6 meses, pacientes jovens acreditam ainda estar com o efeito do botox ativo pois a pele geralmente não forma rugas. Já pacientes mais maduras, acreditam que em menos tempo o botox perde o efeito, o que é consequência de uma pele que forma mais rugas. O efeito do botox passa progressivamente e é quando a pele volta a ter movimentação que é possível observar o surgimento ou reaparecimento das rugas. Por esse motivo a duração do efeito é percebida como mais longa para pacientes mais jovens, e mais curta para pacientes mais maduras. Atenciosamente, Concierge Dra. Luciana Pepino.

      responder
  2. Ana Quaresma Días Santos

    muito bom

    responder
  3. Sandra Lúcia

    Gostaria de saber o valor da aplicação do botox , e se há crinica no Rio de Janeiro,me passa o telefone e endereço! Obrigado!

    responder
    1. Dra. Luciana Pepino

      Oi, Sandra! Tudo bem? Ficamos em São Paulo. Para definir os valores é necessário que você passe por uma avaliação pessoalmente, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você. Após a primeira avaliação é possível definirmos valores e formas de pagamento. Entre em contato conosco, se quiser, para agendar sua primeira consulta. No link estão nossos telefones: https://goo.gl/nvCFzz Beijos!

      responder

Leia Também

Carregando...

Campanha #ViralizeOBem

Agora você tem em suas mãos a oportunidade de transformar vidas. 50 milhões. Não é prêmio acumulado da Mega-Sena. São 50 milhões de brasileiros passando fome. E você pode transformar essa triste realidade, participando da nossa missão!

imagem de uma criança fantasiada de super-herói em meio a uma situação de miséria
Quero ajudar!
imagem de uma criança fantasiada de super-herói em meio a uma situação de miséria
logo

Campanha #ViralizeOBem

Agora você tem em suas mãos a oportunidade de transformar vidas. 50 milhões. Não é prêmio acumulado da Mega-Sena. São 50 milhões de brasileiros passando fome. E você pode transformar essa triste realidade, participando da nossa missão!

Quero ajudar!

Assine nossa newsletter

Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.

whatsapp

Cirurgias

Procedimentos

Links Úteis

Telefones de Contato

Políticas de Privacidade

Dra. Luciana L. Pepino. Diretora Técnica Médica

CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

logo

2022. Dra. Luciana Pepino

Todos os direitos reservados.