Menu

Confira 10 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre a Prótese de Mama!

10 coisas que você deve saber sobre prótese de mama

Se você está cogitando passar por esta cirurgia, precisa tomar sua decisão totalmente informada sobre o tema

A prótese de mama tem revolucionado a vida de mulheres no mundo todo. Seja para aumentar os seios, acabar com a flacidez pós amamentação ou pôr fim à flacidez obtida com a perda de peso, o procedimento pode resgatar sua autoestima e trazer até benefícios para a sua saúde.

Quanto mais você souber sobre os resultados, recuperação e benefícios, mais confiante e calma se sentirá frente a uma grande mudança pela qual seu corpo vai passar.

A lista a seguir inclui alguns dos fatos mais importantes para discutir com seu cirurgião plástico durante a consulta:

10) Você pode combinar a cirurgia de prótese de mama com outros procedimentos estéticos

Pacientes que perderam muito peso ou mulheres que passaram por uma gestação costumam realizar mais de um procedimento para conquistar um corpo mais enxuto e torneado.

É por isso que muitos especialistas combinam procedimentos que possuem tempos de recuperação e restrição dos movimentos parecidos em uma mesma ocasião.

Converse com seu cirurgião sobre a possibilidade de fazer uma lipoaspiração, uma abdominoplastia ou outro tipo de cirurgia associada à de mama.

9) Você precisa analisar seus planos sobre ter filhos no futuro

Implantes mamários não te impedem de amamentar um bebê. Eles são posicionados sob  glândula mamária ou sob o músculo, de forma que os os dutos do leite se mantenham intactos. Já a redução das mamas, pelo fato de haver abordagem direta na mama e remoção de tecido com mobilização da aréola, pode afetar a amamentação futuramente.

É importante esclarecer que uma gravidez pode prejudicar os resultados de sua cirurgia de mama, por conta do aumento de tamanho para a produção de leite e da oscilação de peso.

Se filhos estão em seus planos futuros, talvez valha a pena repensar o momento certo para realizar o procedimento.

8) Os resultados da cirurgia de prótese de mama podem mudar se você ganhar ou perder peso

As mudanças de peso não afetam em nada as próteses. Mas não se pode dizer o mesmo sobre os tecidos mamários. Se você pretende perder peso, o ideal é que isso seja feito antes da cirurgia de mama.

Além disso, a perda de elasticidade comum com o envelhecimento também pode afetar os resultados. Por isso invista em uma rotina de exercícios e uma alimentação balanceada, para manter a produção de colágeno em dia e a manutenção dos resultados.

Confira diversas coisas que você precisa saber sobre a prótese de mamas antes de realizar o procedimento!

7) A prótese de mama não é permanente

Embora os implantes usados atualmente em uma cirurgia de aumento de mama ofereçam a mais alta tecnologia disponível, não se pode dizer que durarão para a vida toda.

A vantagem é que os modelos mais novos oferecem prazos cada vez maiores – algumas mulheres usam os mesmos implantes por um período superior a 20 anos.

6) A cirurgia de prótese de mama demanda uma rotina de manutenção

Além da questão do prazo de validade citado acima, seios maiores implicam em uma rotina de exames regulares. Eles são responsáveis por detectar rupturas, deslocamentos e qualquer sinal de contratura capsular.

Mas não se assuste: a grande maioria dos exames necessários já faz parte da rotina de cuidados da mulher com a sua saúde, como o ultrassom e a mamografia.

5) Você pode ter estrias na região mamária

As estrias pós-operatórias são um possível efeito colateral da cirurgia de prótese de mama. Embora seja um quadro raro, isso pode acontecer devido a fatores como:

  • Pele suscetível ao surgimento de estrias – quando a paciente já apresenta o problema em outras partes do corpo,
  • Gravidez após a cirurgia de mama, já que a produção de leite e o aumento (e perda subsequente) de peso durante a gestação pode aumentar o tamanho das mamas,
  • Implantes grandes vão esticar a pele significativamente, afetando sua elasticidade e aparência.

4) Pode acontecer uma perda temporária de sensibilidade

A perda de sensibilidade do mamilo é um efeito comum no período logo após à cirurgia. Mas isso se restabelece em cerca de três a seis meses.

O quadro pode se tornar definitivo apenas se os nervos forem afetados durante o procedimento ou caso o tamanho do implante seja maior que o recomendado.

Certifique-se de perguntar ao seu cirurgião sobre a sensibilidade do mamilo e o que você deve esperar após a operação.

3) Os resultados definitivos do implante de prótese de mama serão vistos a médio e longo prazo

Logo após o procedimento, suas mamas estarão inchadas e com algumas manchas arroxeadas – o que é perfeitamente normal após uma cirurgia.

Se você se olhar no espelho alguns dias depois, pode ficar desapontada com o resultado. Isso acontece porque o tecido precisa de algum tempo para se recuperar. Mas dentro de três a seis meses já é possível notar cerca de 80% dos resultados finais.

Considere tirar fotos diárias para acompanhar o progresso e ver como seu corpo está mudando.

2) O tamanho e a forma da prótese de mama influem na sua saúde

Os três fatores mais determinantes na escolha de seus implantes são:

  • Tipo físico,
  • Elasticidade da pele,
  • Possíveis mudanças corporais (gravidez, envelhecimento, flutuações de peso).

Escolher o tamanho e a forma mais apropriados pensando nesses três pontos é crucial porque eles afetarão sua aparência e saúde.

Se você tem planos de aumentar dois tamanhos ou mais de seu sutiã, pense sobre o peso extra que seu corpo está prestes a lidar.

Mamas grandes em um corpo muito magro podem contribuir para problemas nas costas e dor nos ombros. Se o seu médico lhe aconselhar a diminuir o tamanho, você deve considerar essa recomendação.

1) Há uma série de opções de implantes mamários

Embora o silicone tenha se tornado sinônimo de próteses mamárias, é importante esclarecer que existe também uma opção de solução salina. Mas esta opção é raramente utilizada aqui no Brasil por não garantir os níveis de segurança exigidos pelos especialistas.

Além disso, há ainda diversas outras variações, relacionadas ao perfil, tamanho, formato, textura – seu médico saberá indicar a melhor opção, baseado em seu tipo físico e expectativas.

Mas você pode encontrar já o tipo certo de prótese de mama para a sua cirurgia de mama clicando aqui.

 

Para ajudar na sua escolha, nós preparamos um e-book específico sobre prótese de mama. Clique e baixe gratuitamente para tomar a decisão certa!

  • 36
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).