Promessas de Ano Novo – Saiba Como Realizar o Planejado!

Realizar promessas de ano novo

As promessas de ano novo são excelentes formas de adotar novos hábitos e eliminar aquilo que não te faz bem, mas é preciso saber como fazer isso

Já diz o velho ditado: “ano novo, vida nova”. Justamente por isso, as promessas de ano novo são uma tradição que sempre está presente às vésperas do Réveillon. Contudo, não é sempre que conseguimos seguir tudo aquilo que nos propusemos a fazer.

Normalmente, no fim de janeiro já desistimos de metade da nossa lista. É claro que, com isso, logo somos tomadas pelo sentimento de frustração e achamos que somos incapazes de modificar velhos hábitos ou de promover mudanças em nossa vida.

Porém, não se deixe enganar: o problema pode não estar em você, mas sim na forma como as promessas de ano novo foram feitas. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a fazer resoluções que você realmente será capaz de cumprir no ano que vem:

  1. Separe objetivos e metas e saiba o que você deve prometer

Objetivos e metas são coisas diferentes. Enquanto o objetivo é o seu desejo maior (emagrecer, ganhar mais dinheiro, voltar a estudar etc.), as metas são as etapas que você precisa cumprir para alcançar o seu objetivo maior. 

Por isso, em vez definir suas promessas de ano novo simplesmente como “perder peso”, “fazer exercícios” ou “mudar de área”, você deve estabelecer as etapas de objetivo, perseguindo metas menores durante o ano. Também confira como manter a dieta nas festas de fim de ano.

Se a sua resolução for emagrecer, por exemplo, suas promessas deve ser “procurar uma nutricionista no dia tal” e “iniciar uma atividade física em tal semana”. Depois, ao descobrir quantos quilos você realmente precisa perder, divida-os em pequenas metas.

Assim, sua promessa de ano novo vai se desdobrar em várias pequenas tarefas a serem cumpridas. Dessa forma, será mais fácil cumprir o seu grande objetivo, sem que ele pareça algo tão inatingível e que vai fazer você desistir na primeira semana do ano.

  1. Comece a pensar antes da época de festas

Planejamento de ano novo

Decisões tomadas às pressas podem são ser as mais inteligentes, ainda mais em meio à correria do Natal e do Ano Novo. Por isso, quanto antes você começar a pensar no que você gostaria de mudar, mais fácil será cumprir suas promessas de ano novo.

Voltando ao exemplo da promessa de emagrecer: se você já tiver pensado nisso em novembro, por exemplo, você terá tempo de deixar a consulta com a nutricionista agendada e pesquisar academias perto da sua casa ou trabalho.

Além disso, dessa forma você terá mais tempo para desdobrar sua promessa nas metas que falamos na dica acima, permitindo um planejamento mais detalhado e mais organizado.

Lembre-se de que muitos profissionais e serviços tiram férias nessa época do ano, por isso é importante adiantar agendamentos para não se frustrar logo nos primeiros dias de janeiro e desistir dos seus objetivos.

  1. Defina suas prioridades e não faça muitas promessas de ano novo

Para 2018, você prometeu que vai perder 20 kg, abrir sua empresa, trocar de carro, dedicar mais tempo à sua família, fazer uma cirurgia plástica, reformar seu apartamento e ter um filho. Sentimos muito, mas você provavelmente não vai dar conta de tudo isso. Veja também o roteiro de beleza para o ano novo.

Não adianta fazer mil promessas de ano novo, pois dificilmente haverá tempo hábil para você se organizar, planejar, correr atrás de todas as etapas e cumprir todas elas até o próximo Réveillon. Quando você se der conta disso, o resultado é certo: você vai desanimar e desistir.

Para evitar que isso aconteça, você deve estabelecer suas prioridades para o próximo ano e fazer no máximo três promessas. Lembre-se de que cada um dos seus objetivos vai exigir tempo e esforço, e você precisa estar disponível para eles.

  1. Elabore suas promessas sem a palavra “não”

Planejamento de ano novo para realizar

Não pense na cor amarela! O que você pensou quando leu essa frase? Exatamente, na cor amarela. E isso acontece também com as promessas de ano novo: quando você promete “não farei novas dívidas”, seu cérebro tem dificuldades em entender o “não”.

Por isso, ao fazer uma promessa nesse sentido, é mais eficiente prometer que você “vai colocar tudo na ponta do lápis” e que você “vai fazer um bom gerenciamento de rendas e despesas”, pois isso fará mais sentido para o cérebro.

Além disso, sempre que possível, determina datas para cumprir suas promessas, como “economizar tantos mil reais até o dia 31 de julho” ou “quitar tudo o que está pendente até o final de abrir, de forma a poder economizar”.

  1. Anote suas promessas e seu planejamento

Prometer apenas “em pensamento” é o primeiro passo para se esquecer das suas resoluções e abandoná-las nas primeiras semanas do ano novo. Por isso, você deve anotar suas promessas e mantê-las em um local bem visível.

Para isso, você pode usar lápis e papel ou um aplicativo de gerenciamento de tarefas, que permita que você tenha bem claros os seus objetivos maiores, as metas (etapas) que você deve cumprir para realizá-los e o prazo que você tem para isso.

Escolher um app para celular te dá a vantagem de ter suas promessas sempre à mão, além de permitir que você configure alertas e lembretes sobre as datas de realização das suas metas pessoais.

Fazer promessas de ano novo é uma excelente forma de abandonar velhos hábitos e trazer novos ares para a sua vida, mas é preciso seguir algumas técnicas para não desanimar. Que tal começar o novo ano com uma transformação de fora pra dentro? Conheça os procedimentos estéticos e consulte uma Clínica de Cirurgia Plástica especializada. Siga esse passo e passo e, no final de 20178, colha os frutos dos seus esforços. Feliz Ano Novo!

CTA Ainda tem duvidas