Menu

Como prevenir varizes

No que toca a prevenir varizes, a virtude está no meio – a hidratação e o conforto são cruciais.

As varizes são um problema que assombra várias mulheres, fazendo-as perder o conforto de andar livremente e como querem por terem vergonha de mostrar as pernas. A causa comum das varizes é, em grande parte, o sedentarismo. Outras causas podem incluir o excesso de peso e o passar muito tempo de pé e a exposição ao calor. Há muitos empregos que forçam as mulheres a tal, mas é possível prevenir tal desfeche.

As varizes são um problema crônico do qual não se pode falar em cura mas sim em controle. Podem ter impactos fortes na autoestima e podem até mesmo ser de difícil tratamento. Como tal é sempre melhor prevenir do que remediar e não é preciso muito para as prevenir. Uma regra geral que podemos aplicar quando pensamos na prevenção da aparição de varizes é de que a virtude está no meio. Não podemos nem colocar demasiada pressão nas pernas nem tão pouco devemos deixá-las paradas à espera que as varizes apareçam.

De entre as várias medidas que podem ser utilizadas para prevenir varizes, aqui ficam as melhores hidratar o corpo diariamente tanto no exterior como no interior (bebendo água suficiente), não usar calças muito apertadas às pernas, não estar muito tempo sentada e com as pernas cruzadas, não tomar banho de água muito quente, evitar excessos tanto em peso como em tabaco e bebidas alcoólica e por fim fazer exercício físico regularmente de modo a que a circulação sanguínea seja estimulada – o melhor seria andar, correr e nadar. Todas estas medidas impedem, na maioria dos casos, que as varizes sejam um problema devido à abordagem de tratamento continuado que proporcionam.

Apesar de estas medidas normalmente serem suficientes para prevenir varizes, isto pode não sempre ser o caso. De facto, o corpo das pessoas reage de maneira diferente a diferentes estímulos e como tal, o que resulta para uma pessoa pode não resultar para a outra sendo que nenhuma destas ações pode garantir a total prevenção de varizes em si. O melhor que há a fazer será sempre de consultar um especialista na área de modo a ter um conhecimento mais aprofundado acerca da prevenção de varizes no seu próprio corpo.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).