Importância da Postura Corporal no Resultado da Cirurgia Plástica

Postura corporal pode melhorar o resultado da cirurgia plástica

Entenda melhor a relação entre postura corporal e cirurgia plástica – assim você pode ter resultados ainda mais satisfatórios!

Você já parou para pensar no impacto de uma cirurgia plástica em sua postura corporal? E na importância de manter uma boa postura após o procedimento? Saiba como a cirurgia pode deixar sua postura mais elegante e o que fazer para evitar dores na coluna no pós-operatório.

Como é a sua postura corporal no dia a dia?

Muitos pacientes apresentam problemas de coluna mesmo antes de passarem por uma cirurgia plástica. Isso é causado por fatores físicos e psicológicos, pois uma pessoa que se sente insatisfeita com o próprio corpo tende a modificar a postura para disfarçar a situação.

Por exemplo, algumas pessoas tentam criar a ilusão de um bumbum maior curvando a região lombar. Com o tempo, isso causa um grave problema de coluna: a lordose. Porém, o mais comum é vermos pacientes adotarem posturas incorretas no intuito de desviar os olhares.

Postura corporal no dia a dia faz muita diferença

O costume de encolher os ombros, curvar as costas e trazer os braços para frente funciona como um “mecanismo de defesa” dessas pessoas, na tentativa de minimizar o desconforto que sentem em relação à própria aparência. Isso ocorre, principalmente, nos seguintes casos:

  • Mulheres com seios muito pequenos ou muito grandes;
  • Homens com ginecomastia (grande volume nos tecidos mamários);
  • Homens e mulheres com barriga proeminente.

Se você se identifica com algum desses casos, já sabe como a postura incorreta causa dores na coluna, não é mesmo? Além disso, ela pode estar interferindo em sua linguagem corporal e projetando uma imagem que não tem nada a ver com quem você é de verdade.

Como a cirurgia plástica e a sua postura corporal podem se aliar?

Além de causar um excelente impacto na autoestima, algumas cirurgias com finalidades estéticas também colaboram com o realinhamento da coluna do paciente, fazendo com que ele se liberte das dores e traumas que afetam negativamente a postura.

Isso acontece especialmente com pessoas que passam por procedimentos como lipoaspiração, abdominoplastia e implante de próteses nos seios ou bumbum. É normal que uma melhora na postura corporal se some aos bons resultados desses tipos de cirurgia plástica!

No entanto, há quem sinta desconforto e dificuldade em manter uma postura correta durante o pós-operatório, um período no qual o paciente passa por um processo de adaptação física e psicológica às novas formas.

Adotar uma má postura nesse momento, ainda que involuntariamente, pode prejudicar a coluna cervical, provocando dores no pescoço, nas costas e na região lombar. Mas isso pode ser evitado – ou, se necessário, tratado – por meio da reeducação postural.

Sabia que o IOGA pode ajudar na sua evolução pessoal e também na melhora da postura? Entenda mais.

IOGA para melhora da Postura corporal

Como sua postura corporal pode “responder” melhor à cirurgia plástica?

O bom resultado da cirurgia plástica para seu corpo e sua autoestima também depende muito de sua dedicação. Portanto, faça tudo o que é esperado da sua parte e mantenha os cuidados mesmo depois que a euforia passar:

  • Se você já sente dores ligadas a desvios da coluna, faça uma avaliação com o ortopedista para conhecer a dimensão do problema. Não deixe de mencionar que tipo de cirurgia plástica você vai fazer, pois ele pode dar dicas específicas para o seu caso;
  • Fisioterapia, pilates, RPG ou outros trabalhos que visem à reeducação postural podem ser realizados antes e/ou depois de uma cirurgia plástica (assim que liberados pelo médico) para que você tenha ajuda extra ao evitar ou corrigir problemas posturais;
  • Faça corretamente o que for recomendado no pós-operatório da cirurgia plástica e não deixe de observar se sua postura corporal se mantém adequada. Caso tenha dúvidas ou sinta desconforto, peça orientação a seu médico;
  • A cinta pós-cirúrgica é um elemento-chave para garantir um resultado satisfatório. Ela traz maior conforto nos primeiros dias após a cirurgia e ajuda na recuperação. Não deixe de usar, exatamente da forma indicada;
  • Se houver recomendação de sessões de drenagem linfática, mantenha a frequência e intervalos sugeridos por seu médico;
  • Mulheres com escoliose, um desvio lateral na coluna, podem ter uma falsa impressão de diferença no tamanho dos seios após o implante de próteses. Para evitar que isso aconteça, trate o problema postural de acordo com as orientações de seu ortopedista;
  • A abdominoplastia pode melhorar o suporte de suas costas de forma significativa, mas talvez você precise manter uma postura encurvada durante o processo de cicatrização, portanto siga direitinho o que seu médico recomendar com relação à postura;
  • Para se acostumar à diferença de peso na região do tórax ou bumbum devido à colocação de próteses, busque o equilíbrio de forma gradativa e cuide para não passar do ponto. Afinal, uma postura incorreta pode fazer com que sua barriga pareça maior.

Não deixe de conferir a importância de reeducar a postura

Uma postura elegante transmite autoconfiança e deixa qualquer pessoa mais bonita. Então, não deixe de fazer o que for necessário para que sua postural corporal seja parte dos bons resultados de sua cirurgia plástica!

Agora que você já sabe sobre a importância da postura corporal, que tal conhecer os demais procedimentos estéticos?

E também compartilhe conosco a sua experiência nos comentários!

CTA Ainda tem duvidas
  1. João Batista Xavier disse:

    Boa noite Dra.Lu…
    Em cirurgia plástica corporal -coluna-em média, quanto tempo eh necessário pra uma recuperação inicial como poder andar ?
    Grato
    JBXr.
    Economista

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      João,
      Cada caso é um caso e que tem um diagnóstico específico. É importante que você procure e converse com o seu médico, pois ele é a melhor pessoa para te orientar sobre todas as suas dúvidas. Se desejar, ligue para nós e agende sua consulta sem compromisso, pois a avaliação do seu caso é essencial, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você e lhe mostrar alguns resultados de outros pacientes.

      Neste link estão os telefones da clínica, caso queira nos ligar: https://www.lucianapepino.com.br/contato.asp

      Estamos à disposição para ajudá-lo da melhor forma.