11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Pós-operatório da Lipo HD

Lipo HD entrega resultados satisfatórios, mas cuidados da recuperação devem ser seguidos corretamente.

A lipo HD é uma técnica derivada da lipoaspiração tradicional que tem como objetivo uma definição mais detalhada da musculatura, com a remoção de depósitos de gordura localizada.

Uma dos aspectos importantes da lipoaspiração HD é que essa técnica é mais indicada para pessoas que já tem uma boa definição corporal, pois o objetivo é remover menos depósitos de gordura, mas focar naqueles que estão mais adjacentes aos músculos, prejudicando o desenho corporal desejado.

No entanto, como em outras cirurgias plásticas, os resultados da lipo HD dependem, em grande medida, do pós-operatório, que deve ser feito seguindo todas as recomendações da equipe médica.

Quais os cuidados do pós-operatório da Lipo HD?

A lipoaspiração é uma técnica cirúrgica invasiva, que promove o descolamento de tecidos e sucção das células adiposas. Esse trauma resulta em alguns efeitos no pós-operatório, como edemas, inchaço, retenção de líquidos, seromas e outros.

Adotar os cuidados corretos no pós-operatório da lipo HD reduz esses traumas e acelera a recuperação dos tecidos, diminuindo as chances de complicações pós-cirúrgicas e permitindo que os resultados finais possam ser observados em menos tempo. Confira a seguir algumas das recomendações.

Repouso

Normalmente, após a lipo HD a paciente deve ficar cerca de 2 semanas em repouso, que não precisa ser absoluto, mas deve-se evitar qualquer atividade que exija um pouco mais de esforço físico.

Caso a paciente associe o procedimento a outras técnicas cirurgias, como mamoplastia ou abdominoplastia, será necessário um tempo de repouso superior, pois as cicatrizes são mais extensas e as chances de complicações pós-operatórias são maiores.

Drenagem linfática

Um dos grandes aliados na recuperação da lipoaspiração é a drenagem linfática, que vai contribuir na diminuição da retenção de líquidos, melhorando o inchaço, e também dos edemas, devido auxiliar na circulação sanguínea no local operado.

Com sessões profissionais de drenagem linfática é possível obter melhores resultados com a lipo HD e recuperar-se em menos tempo, mas esse tratamento adicional deve ser prescrito pelo cirurgião plástico responsável, conforme o caso.

Veja como é o pós-operatório da Lipo HD

Malha modeladora

A malha modeladora ajuda a dar estabilidade à região operada, melhorando a circulação sanguínea, o que vai contribuir para resultados mais satisfatórios na cicatrização.

O uso da malha compressora costuma ser indicado por cerca de 30 dias após o procedimento, usando, inclusive, para dormir. 

Alimentação pós Lipo HD

Em geral, a paciente não precisa de mudanças significativas na alimentação após a lipo HD, sendo recomendado apenas que se evitem alimentos prejudiciais à cicatrização, como açúcares, gordura, sódio em excesso, frutos do mar e laticínios.

Por sua vez, incluir opções in natura, como frutas, legumes e verduras é benéfico, principalmente opções ricas em fibras, como cereais integrais e folhas verde-escuro para um melhor funcionamento intestinal.

Bons hábitos

A manutenção de bons hábitos no pós-operatório da lipo HD – e de qualquer cirurgia plástica – vai contribuir para uma recuperação em menos tempo. 

Assim, devem-se evitar hábitos prejudiciais à saúde como tabaco e consumo excessivo de bebida alcóolica. Destaca-se ainda que dormir bem também é importante na recuperação.

Medicação

A paciente deve ingerir apenas a medicação prescrita pelo cirurgião plástico que pode incluir anti-inflamatório, antibiótico e analgésico para momentos de dor.

Caso sinta alterações como febre alta, tremores, dores intensas e contínuas ou secreções e mau cheiro no local operado é essencial entrar em contato imediato com o especialista responsável e não se automedicar.

Atividades físicas pós Lipo HD

Muitas pacientes que se submetem à lipo HD já têm uma rotina regular de atividades físicas e querem retomá-la o mais rápido possível. No entanto, a reinserção de exercícios deve ser aos poucos e apenas quando liberada pelo cirurgião plástico.

Em geral, atividades mais extenuantes podem ser retomadas em até três meses após a cirurgia, mas essa avaliação deverá ser feita pelo especialista considerando a evolução do quadro e boa resposta do organismo ao trauma cirúrgico.

Os bons cuidados no pós-operatório da lipo HD podem influenciar até 50% dos resultados alcançados com a cirurgia plástica, portanto, todas as recomendações médicas devem ser seguidas corretamente. Agende uma consulta e saiba mais!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).