Perder peso e emagrecer: tire suas dúvidas!

Essas palavras só aparentam ser sinônimas, mas atingem a saúde de uma pessoa de maneiras diferentes

Ao anunciar uma dieta, pensa-se em perder peso que é visto da mesma forma que emagrecer. Quem nunca programou o início de uma dieta para a segunda-feira? A mulherada sabe muito bem como geralmente funciona essa tomada de decisão. Algumas, realmente ficam focadas no objetivo, mas outras escorregam no meio do dia e entram em desespero. A obsessão pelo corpo perfeito não é só uma preocupação das brasileiras, pois, ao redor do mundo, é evidente a atenção excessiva que as pessoas possuem com as curvas e elas não hesitam em recorrer às cirurgias plásticas e às dietas proibitivas que podem comprometer a saúde.

Quais as diferenças entre perder peso e emagrecer?

De maneira geral, perder peso tem a ver com o aumento metabólico (gasto muito alto de energia) e com a diminuição da ingestão de alimentos que são necessários para manter o peso. Há duas versões da perda de peso, mas a que mais preocupa é a perda involuntária que pode indicar doenças. Vale mencionar o caso onde isso acontece de maneira voluntária, que pode gerar distúrbios alimentares. Assim, a perda de peso está ligada à diminuição de massa corporal que influencia de forma negativa nos números da balança.

Trata-se de uma perda de peso bruto corporal que pode acontecer devido a uma alimentação inadequada ou por causa do estresse, por exemplo.

Emagrecer está ligado aos gastos calóricos de maneira saudável, com dieta e atividades físicas. Podemos dizer que é uma perda de quilos “natural”, onde a pessoa está consciente do que faz. O emagrecimento tem a ver com a perda de gordura corporal, ou seja, com a redução do peso bruto, sem comprometer a massa muscular. Nesse caso, perder alguns quilinhos acontece de maneira gradativa e não de uma vez só como acontece na perda de peso, onde a pessoa nem percebe o que acontece no organismo até fazer uma consulta médica.

Uma pessoa que perde peso sente as diferenças em poucos dias e quem emagrece vê os resultados pouco a pouco. Entre os dois, o mais saudável é o emagrecimento. Tudo porque ele é mais eficaz, pois oferece o aumento de massa magra que pode ser definida com atividades físicas. Se você é uma pessoa que quer perder um pouquinho de peso, renda-se aos exercícios aeróbicos, pois o gasto de energia é maior e queima mais gordurinhas. Não se esqueça da musculação para deixar as curvas em dia!

Independente da necessidade, consulte um nutricionista antes de optar por uma dieta sem pé e nem cabeça.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Mércia Lara disse:

    Boa tarde
    Acabei de conhecer o seu blog e estou muito contente em saber que existe uma pessoa como você, trabalhando para o bem do próximo além da sala do consultório.
    Eu tenho 42 anos, 1.70m e 65 kg…..sou magra mas tenho uma barriguinha (85 cm de cintura)que não me pertence. Vendo vc logo vai dizer que não é caso de cirurgia. Mas faço academia a 1 ano e nada………ás vezes percebo que diminui bastante, mas no mês seguinte lá está ela novamente, preciso da sua orientação!!! Beijos e muito sucesso!!!

    • Luciana Pepino disse:

      Oi Mércia!
      Que legal que tenha gostado do nosso blog, fico muito feliz ao ouvir isso. Quando trabalhamos com amor tudo fica mais fácil, não é?
      Sobre a sua dúvida, não tenho como te responder sem antes avaliá-la pessoalmente. Realmente, existem depósitos de gordura que não são eliminados com exercícios, mas se este é o seu caso eu não tenho como dizer.
      A consulta presencial é muito importante, pois é nesse momento que o especialista fica sabendo de mais informações essenciais sobre o paciente – como o histórico médico.
      Depois disso é que conversamos sobre valores.

      Caso desejar, agende uma consulta conosco – será um prazer recebê-la em nossa clínica. No link abaixo você encontra o nosso contato: http://goo.gl/eqc7rp
      Beijos

  2. zenaide disse:

    gostaria de saber porque tenho tanta dificuldade para emagrecer dieta não adianta pois fiquei sendo acompanhada pela nutricionista e nada de perder peso formula também já tomei e nada não tenho nenhum problema com tireoide simplesmente não sei o que fazer pois tenho que emagrecer pela minha saúde e não sei mais o que fazer, obrigada..

    • Luciana Pepino disse:

      Zenaide,

      É importante que você siga as orientações do especialista que está acompanhando o seu caso – ele é a melhor pessoa para te ajudar no momento. Um grande beijo!

  3. jorgina maria de lima disse:

    estou precisando emagrecer 30 quilos,o médico me alertou que eu teria que perder para melhorar as minhas condições de saúde,ou eu teria logo em breve complicações ,principalmente sobre taxa de pressão ,por favor me ajudem !. Obrigada. Atenciosamente jorgina.

    • Luciana Pepino disse:

      Jorgina,

      É importante que você siga as orientações do seu médico – ele é a melhor pessoa para te ajudar nesse momento.

      Beijos