Cansou das gordurinhas? Veja o que fazer!

Mulher na praia

Técnicas para perder gordura corporal incluem desde massagens até cirurgias plásticas. Confira! 

Muitas pacientes buscam incessantemente perder gordura corporal adotando uma dieta mais restritiva, praticando exercícios físicos ou mudando hábitos.

Apesar da alimentação, prática esportiva e hábitos saudáveis serem fundamentais para a definição corporal, em alguns casos essas opções são insuficientes para entregar os resultados almejados.

Dessa forma, a paciente pode avaliar a realização de procedimentos estéticos que removem as gorduras localizadas e ajudam na definição corporal.

7 tratamentos para perder gordura corporal

Os procedimentos estéticos que ajudam a perder gordura corporal vão desde massagens até cirurgias plásticas. Conheça mais sobre eles a seguir!

1. Massagem modeladora

A massagem modeladora consiste na realização de movimentos vigorosos para moldar os contornos corporais e reduzir a gordura localizada, medidas e o inchaço.

O uso associado de acessórios de massagem e de cremes com ativos termogênicos, como cafeína ou chá verde, estimula o metabolismo no local e esvazia os adipócitos (células de gordura).

Dessa forma, os resultados alcançados com a massagem modeladora incluem a redução de medidas, combate à gordura localizada, amenização da celulite e melhora da circulação e do metabolismo.

2. Criolipólise

A técnica de criolipólise foi desenvolvida nos Estados Unidos e utiliza baixas temperaturas para reduzir a gordura localizada.

No tratamento, o aparelho é colocado na superfície da pele e a camada de gordura é congelada até temperaturas negativas. Essa diminuição das temperaturas faz com que as células de gordura se rompam totalmente.

O organismo entende que aquela célula está danificada e a expele naturalmente. A técnica permite uma redução de 20 a 25% na gordura no local do tratamento.

3. Ultrassom

O uso do ultrassom para perder gordura corporal já é mais frequente. O aparelho emite ondas sonoras que causam vibrações nos tecidos subcutâneos.

Com esse impacto mecânico há um aumento da circulação sanguínea no local e alteração na permeabilidade da membrana de gordura, o que faz com que o conteúdo extravase e seja eliminado pelo organismo.

4. Carboxiterapia

A carboxiterapia é um tratamento indicado para diferentes demandas estéticas, inclusive para perder gordura corporal.

O tratamento consiste na injeção de gás carbônico (CO2) no local do tratamento, podendo ser aplicado abaixo da pele ou no tecido adiposo. A presença do gás estimula a circulação sanguínea na região, melhorando a presença de oxigênio e nutrientes.

A carboxiterapia é recomendada para tratamento de gordura localizada, flacidez, celulite, estrias e cicatrizes.

5. Radiofrequência

A radiofrequência é uma técnica que utiliza calor para reduzir as medidas. Quando usada no corpo, ela promove uma elevação da temperatura da pele de 36 para 42º C, em média, afetando as camadas de colágeno e fibras musculares.

Os aparelhos de radiofrequência provocam uma compactação das células de gordura. Isso significa que os adipócitos ficam menores, o que reduz as medidas e o contorno corporal.

Além de perder gordura corporal, esse tratamento ainda promove um rejuvenescimento da pele pelo estímulo à produção de colágeno, tornando-a mais firme, viçosa e jovial.

Mulher realizando tratamento para gordura corporal

6. Ultracontour

O Ultracontour consiste em um aparelho de Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade (HIFU).

Esse método promove a lipólise, que consiste na quebra da célula de gordura. Ela é promovida pelo processo de cavitação, que ocorre por meio da interação entre os gases presentes nos tecidos e as ondas mecânicas causadas pelo aparelho.

Como resultado, há a ruptura da membrana das células adiposas que são posteriormente eliminadas pelo organismo.

O Ultracontour é recomendado para tratar pequenos depósitos de gordura localizada, promover a remodelação corporal e melhorar o aspecto das celulites.

7. Lipoaspiração

Todas as técnicas anteriores consistem em procedimentos estéticos realizados em clínica e que ajudam a perder gordura corporal, mas tem um limite de resultados.

Caso o tratamento não seja satisfatório, a paciente pode avaliar a realização de uma lipoaspiração, cirurgia plástica para remoção de depósitos de gordura localizada.

A lipoaspiração pode ser realizada para retirar quantidades maiores de depósitos de gordura em diferentes partes do corpo, como abdômen, flancos, costas, glúteos, coxas, joelhos e papada.

Por ser um procedimento cirúrgico, a lipoaspiração exige uma avaliação prévia do cirurgião plástico e também exames pré-operatórios e cuidados específicos no pós-cirúrgico, como repouso, uso de cinta compressora e sessões de drenagem linfática.

No procedimento é usada a anestesia local com sedação ou geral. O cirurgião utiliza uma solução de Klein, composta de soro fisiológico e adrenalina, para reduzir o sangramento e o trauma cirúrgico.

Posteriormente, são feitas incisões de meio centímetro por onde são inseridas as cânulas que fazem a sucção a vácuo da gordura localizada da região tratada.

Existem diversos procedimentos estéticos para perder gordura corporal, sendo que a opção da técnica mais adequada depende do quanto de gordura localizada a paciente deseja perder.

É fundamental que os tratamentos clínicos ou a cirurgia plástica sejam realizados por profissionais especializados garantindo resultados satisfatórios e segurança.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp