Para se sentir bem no verão: Alimentos leves e refrescantes pra você curtir o calor

Conheça alimentos leves e refrescantes que combinam perfeitamente com o verão.

Atualmente, cada vez mais mulheres estão aderindo à uma alimentação mais rica em fibras e nutrientes e pobre em calorias. À medida que o verão vai se aproximando, esse cuidado é redobrado e muitas mulheres começam a se preparar para pegar aquele bronze sem ter medo de mostrar suas curvas. O fato é que muitas mulheres começam a correr atrás do prejuízo e perder aquelas gordurinhas que se acumularam ao longo do ano. Os hábitos alimentares adotados durante o ano são o segredo para manter a saúde e o corpo em boa forma, mas se esse não é seu caso, talvez seja o momento ideal para você adotar uma dieta mais leve e que, ao mesmo tempo, seja refrescante diante das altas temperaturas que o Brasil registra durante o verão. Essa alimentação deve ser rica em nutrientes, líquidos e vitaminas para você poder desfrutar de todos os benefícios.

Frutas
Uma dica bastante eficaz é consumir beta-caroteno, que é um ótimo auxiliador na produção de melanina, aquela substância que melhora a pigmentação da pele de nosso corpo. Você pode encontrar beta-caroteno em pêssegos, beterrabas, agriões, limões, laranjas, morangos, kiwis, cenouras e espinafres. Outras frutas bastante refrescantes para o verão são a melancia, a maçã e o melão. As frutas tem um papel importantíssimo na nossa alimentação, principalmente durante o verão, por conta de seus altos níveis de vitaminas, antioxidantes, fibras e diversas propriedades protetoras contra uma série de doenças, infecções e viroses, que se tornam mais evidentes em épocas mais quentes.

Se você não gosta muito de comer frutas ou vegetais, uma ótima maneira de obter os nutrientes presentes nesses alimentos é através dos tão famosos sucos naturais ou sucos detox. Além de contribuírem para um verão muito mais saudável, os sucos naturais deixam os dias quentes muito mais refrescantes, além de não engordarem, se forem consumidos com moderação. As frutas hidratam o corpo e você pode consumi-las geladinhas, perfeito em dias mais quentes.

Saladas e Vegetais
As saladas também são ótimas aliadas da dieta durante a época de verão. Para esse período, é importante manter a saúde em dia e ingerir uma maior quantidade de líquidos, de preferencia naturais ou a própria água, uma vez que o corpo precisa trabalhar mais e o suor acaba roubando parte dos líquidos que ingerimos. Entre 2 e 3 litros de água ao dia já é o suficiente – também para quem não pratica esportes, o que, aliás, é um desperdício, pois o verão é o momento ideal para suar a camisa e perder os quilinhos que restaram do inverno, já que as altas temperaturas ajudam a queimar mais calorias e reduzir medidas.

As saladas apresentam 85% de água em sua composição e fornecem grandes quantidades de vitamina C ao nosso organismo, ajudando a regular o metabolismo, combater a fadiga e fortalecer nosso sistema imunológico. Na salada, você não precisa limitar-se apenas ao uso de folhas verdes, podendo acrescentar verduras de diversos tipos e deixar a salada mais colorida e cheia de nutrientes e vitaminas.

Refeições e Sobremesas
O consumo de peixes e mariscos é uma ótima pedida. Você pode optar por incluir em sua dieta sardinhas, salmão, camarões e linguados, por exemplo. Os peixes e mariscos, em geral, apresentam baixo teor calórico e são extremamente ricos em proteínas. Durante o verão, é fundamental evitar pratos mais gordurosos, tais como queijos amarelos, molhos muito concentrados, carnes, bacon, creme de leite e doces muito açucarados. Pensou no sorvete, não é mesmo? Sem desespero! Uma boa opção é optar pela versão à base de polpa de frutas, que é menos calórica e muito mais refrescante em dias ensolarados.

A ideia é sempre consumir alimentos de fácil digestão para que nosso metabolismo não tenha que trabalhar tanto, e isso inclui a troca dos pães e massas refinadas pela versão integral! Para sobremesa, temos: iogurtes de frutas naturais, gelatinas, raspinhas, pavês e mousses light e os sorvetes feitos com polpas de frutas e água, como citamos acima.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).