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Para Eles: Os melhores exercícios para costas definidas

Descubra três ótimos exercícios para definir os músculos das costas.

Todo mundo que malha na academia, uma hora ou outra, com certeza já avistou os mais sarados e ficou com aquela vontade de desenvolver os músculos das costas e conquistar costas bem definidas e em formado de V. A silhueta atlética tradicional, com braços fortes, ombros largos, músculos peitorais desenvolvidos e cintura estreita é o sonho de muitos homens e, venhamos e convenhamos, atrai muitos olhares, além de ser saudável. Hoje, resolvemos separar 3 exercícios ideais para quem quer começar a trabalhar as costas na academia. Vale lembrar, antes de mais nada, que a ajuda de um profissional é sempre indicada, uma vez que cada corpo possui seu próprio mecanismo, estrutura e condicionamento físico, além do fato de que se o exercício for feito de forma incorreta haverá lesões graves na coluna.

Barra fixa

A barra fixa é hoje um dos exercícios mais importantes para quem quer trabalhar o músculo dorsal. O formato em V das costas, em geral, está associado ao treino desse músculo específico. Além de trabalhar os músculos das costas, a barra fixa também define a musculatura superior do torso: músculos do braço, músculos do trapézio e omoplatas, além do peitoral e músculos do abdômen, se for bem desenvolvido.

A mecânica desse exercício é bastante simples: basta segurar a barra com pegada supinada ou pronada, içando o corpo, mas mantendo os cotovelos sempre perpendiculares ao chão – “virados” para baixo. Se a pegada for mais afastada os músculos da cintura escapular e externos serão bem mais trabalhados, enquanto uma pegada mais estreita definirá os músculos do braço e da cintura escapular.

Levantamento terra

O levantamento terra, também conhecido como DeadLift, é um exercício extremamente importante para quem quer definir a região das costas, além de trazer inúmeros benefícios para o corpo. Esse exercício atinge praticamente toda a região da perna, glúteos, trabalhando toda a costa, incluindo a região lombar. Ao fazer o levantamento terra, você estará construindo músculos no corpo inteiro e criando uma base mais sólida para os demais exercícios. É preciso, contudo, prestar bastante atenção na hora de fazê-lo, visto que não é incomum encontrar pessoas realizando o exercício de forma incorreta, o que pode machucar a lombar e trazer lesões mais sérias e de difícil cicatrização nos músculos e ossos.

Para quem busca por ganho de massa muscular, melhora da postura e aumento da resistência o levantamento terra é um dos exercícios que vai trazer tudo isso em apenas uma tacada.

Remada curvada inclinada

Está na lista dos exercícios mais produtivos e árduos que existem para quem quer trabalhar as costas. O exercício consiste em um movimento composto, assim como acontece com o levantamento terra ou agachamento. Trabalha músculos grandes – costas inteiras – e demanda resistência e disposição do corpo todo para poder ser realizado de forma efetiva. Apesar de não ser muito bonito de se ver, a remada curvada inclinada é para os mais ousados e irá acelerar consideravelmente a definição de suas costas.

Deve-se tomar cuidado, entretanto, assim como foi citado no exercício anterior, com sua postura ao realizar esse exercício a fim de evitar lesões mais sérias na lombar e atingir os resultados esperados.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).