11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Entenda o que é otoplastia: a técnica cirúrgica para homens e mulheres

otoplastia

A otoplastia é uma técnica cirúrgica que melhora a aparência das orelhas por meio da correção de formatos e aparências indesejadas, devolvendo a autoestima para homens e mulheres.

Os homens não têm mais receio de investir em uma cirurgia plástica e, entre elas, está a otoplastia. Enquanto uma parte do público masculino busca um procedimento cirúrgico para corrigir um defeitinho que surge com o passar do tempo, outros convivem com ele desde a infância e não fazem ideia de quais medidas tomar.

As “orelhas de abano” (salientes de ambos os lados) e macrotia (orelhas grandes) são formatos inestéticos que podem acompanhar uma pessoa até a vida adulta. Por comprometer a autoestima e até mesmo a sociabilidade de uma pessoa, é importante buscar meios para sanar o problema.

A otoplastia oferece excelentes resultados, melhorando o formato, a aparência e a simetria das orelhas de homens e mulheres. Neste artigo, você vai entender para quais casos ela é indicada os benefícios que podem ser obtidos. Continue a leitura para saber mais!

Veja para quais casos a otoplastia é indicada

Quando o paciente deseja e os exames clínicos comprovam a necessidade e possibilidade, o procedimento é realizado. Nesse sentido, a otoplastia é indicada para crianças (a partir dos 7 anos), adolescentes e adultos que apresentam qualquer uma das seguintes condições que necessitam de correções ou reconstruções:

  • ausência congênita das orelhas;
  • lóbulos que precisam ser restaurados ou reconstruídos;
  • nódulos ou queloides que necessitam ser retirados do local;
  • orelhas constritas;
  • orelhas em abano (muito protuberantes);
  • orelhas muito grandes, deformadas, escondidas ou assimétricas, entre outras alterações.

Seja realista em suas expectativas quanto aos resultados da otoplastia

A otoplastia corrige a forma, a posição, a simetria e a proporção das orelhas em relação à cabeça. Além disso, melhora a estrutura delas, como em deformidades menores, que aparecem desde o nascimento. Independente das motivações pela busca desse procedimento é importante que o paciente seja realista quanto aos resultados que podem ser alcançados.

Isso significa que o desejo de ter um determinado formato, como as orelhas de um ator, por exemplo, muitas vezes não é possível devido às características individuais. Nesse sentido, é preciso considerar que o objetivo desse tipo de procedimento é alcançar resultados satisfatórios nos parâmetros faciais de cada pessoa, de maneira que as orelhas adquiram um formato harmônico em relação ao rosto.

Dessa forma, é fundamental haver um diálogo aberto entre o cirurgião e o paciente, para criar uma relação de confiança e uma visão mais realista da cirurgia.

Observe quais cuidados devem ser tomados no pré e o pós-operatório

O primeiro cuidado é escolher com cautela um cirurgião plástico qualificado e experiente, com boas referências. Na fase pré-operatória, alguns exames são solicitados para prevenir qualquer tipo de risco que possa acontecer durante a cirurgia plástica.

Nesse período, evite cortar os cabelos, pois eles ajudarão a esconder por alguns dias a área operada, mas não há problema em lavá-los na véspera da cirurgia.

Os pacientes que necessitam de anestesia geral devem ficar em jejum absoluto por 8 horas. Além disso, é importante comunicar ao médico qualquer anormalidade na condição de saúde, como resfriado e gripe nos dias que antecedem a cirurgia.

Pós-operatório da otoplastia

Os cuidados pós-operatórios devem ser seguidos à risca. Nas 48 horas após a cirurgia, deve-se manter o curativo, semelhante a uma touca. Além disso, nos primeiros 15 dias é preciso utilizar uma faixa que envolve a cabeça, para proteger e garantir o novo formato das orelhas.

É importante também, evitar o sol para não comprometer a cicatrização, assim como brincos e piercings, no primeiro mês após o procedimento. Todas essas precauções são fundamentais para obter bons resultados.

Para crianças, é necessário aguardar uma semana para voltarem à escola. Os adultos podem retornar às atividades após dois dias da cirurgia. É liberado o uso de óculos por cima do curativo, desde que a haste não comprima a região. Em geral, o primeiro retorno ocorre em 24 a 48 horas, para avaliação médica, remoção do curativo e agendamento das próximas consultas.

Conheça os benefícios da otoplastia

O principal benefício da otoplastia é a melhora da autoestima. Esse é um aspecto fundamental, principalmente nos casos de crianças e adolescentes que sofrem com bullying devido ao formato das orelhas. Além disso, o procedimento proporciona:

  • contornos mais elegantes;
  • reconstrução de lóbulos rasgados e sem cicatriz aparente;
  • harmonia entre as orelhas e a face.

Saiba como escolher uma clínica confiável para o procedimento

A escolha do profissional e da clínica para fazer o procedimento são aspectos fundamentais para obter bons resultados e evitar riscos na cirurgia. Dessa forma, é importante checar se o profissional tem qualificação e experiência, bem como se é associado às entidades de classe, como a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Também é importante verificar informações sobre os membros da equipe médica que farão parte da cirurgia, avaliando a capacitação e experiência. A clínica é outro fator importante para garantir uma cirurgia segura e tranquila. Ela deve ter acomodações confortáveis, com equipamentos adequados e o ambiente deve atender às normas de higiene.

Nesse sentido, a clínica da Dra. Luciana Pepino, cirurgiã plástica com larga experiência e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é uma excelente opção. Localizada em Moema (São Paulo), o ambiente da clínica oferece segurança, conforto e bem-estar, oferecendo diversos serviços em cirurgias plásticas e contando com uma equipe experiente, qualificada e dedicada.

Como vimos, a otoplastia é uma técnica cirúrgica que oferece excelentes resultados na melhora da aparência das orelhas de homens e mulheres. Mas para garantir os benefícios e ter segurança no procedimento, é fundamental saber escolher o profissional e a clínica, como a Dra. Luciana Pepino que proporciona ambiente e qualificação para os melhores resultados.

Gostou deste artigo? Para saber sobre a cirurgia de otoplastia, entre em contato conosco!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).