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Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
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Os melhores alimentos para o seu café da manhã

Veja os melhores alimentos para consumir no café da manhã.

Essas perguntas são a de milhares de mulheres, principalmente se tratando daquelas que estão fazendo dieta. Como perder peso? O que comer de manhã para me manter disposta o dia todo? O café da manhã é, sem dúvida, a refeição mais importante do dia e, portanto, é fundamental que contenha os nutrientes necessários para nos manter dispostas e saudáveis até a hora do almoço. Muita gente não dá a devida importância para essa refeição do dia e, muitas vezes, até resolvem deixá-la de lado, o que configura um perigo para a saúde do corpo. Alimentar-se corretamente no período da manhã não é só recomendável para obter energia, mas traz benefícios para o corpo todo. Quais são eles? Ajuda a perder os quilinhos a mais e manter o corpo em forma, além de mantê-la saciada e evitar excessos durante o almoço.

Além disso, durante o sono, nosso organismo perde energia e é importante repor essas reservas de energia através da alimentação matinal, caso contrário sua disposição fica comprometida e, com isso, surgem problemas como fadiga, sono excessivo, cansaço mental, falta de concentração, estresse, ansiedade, e uma série de outros transtornos que, por mais bobo que pareça, são engatilhados pela falta de energia que o corpo está tendo durante o dia. Outro risco de quem não aposta em um café da manhã saudável é a queima de massa muscular, o que promove flacidez e aumenta o estoque de gordura do corpo, já que ele começa a guardar as fontes energéticas por não estar recebendo o suficiente.

O que comer no café da manhã?

Veja abaixo alguns dos alimentos mais importantes num café da manhã:

FRUTAS
As frutas são uma ótima fonte de fibras e nutrientes e estão liberadas para consumo no café da manhã, já que enchem o corpo de disposição! Contudo, o ideal é não misturá-las com achocolatados, leite em pó ou açúcar refinado, uma vez que isso as transformam em bomba calórica. Ao invés disso, polvilhe cereais como granola ou aveia e aposte em adoçantes como o mel, também indicado para o consumo matinal.

CEREAIS
Você com certeza já associou os cereais ao café da manhã, não é mesmo? E isso não é nenhuma mentira! Consumir cereais de manhã é uma ótima opção para quem quer sentir-se saciada ou perder aquelas gordurinhas. Isso porque os cereais são abundantes em fibras, que aumentam a saciedade e são digeridas mais lentamente pelo organismo, o que ajuda a manter nosso estômago cheio por muito mais tempo.

Além disso, as fibras ajudam a controlar o nível de colesterol do sangue e evitam o acúmulo de gordura. A aveia, por exemplo, pode ser consumida com frutas e mel, além de ser incrementada em vitaminas, bolos e pães integrais. Ela ajuda a melhorar a digestão, traz energia, diminui o açúcar do sangue, emagrece, além de mandar para bem longe problemas como hipertensão e doenças ligadas ao coração.

PÃO INTEGRAL
O pão integral é ótimo para ser consumido no café da manhã, podendo ser de linhaça, aveia, quinua, chia e similares. Ideais para promover a disposição do corpo, são fonte de carboidratos de ótima qualidade, vitaminas, minerais e fibras, que, assim como as frutas e os cereais, ajudam o intestino a funcionar melhor.

LEITE E SEUS DERIVADOS
O leite está presente no cardápio de quase todos os brasileiros e, de fato, é indicado para um café da manhã de qualidade. Lembrando que é preciso moderar em sua quantidade. Pode-se ainda substituí-lo por algo mais saudável, como um copo de iogurte desnatado ou duas fatias de queijo branco, por exemplo. Se você tem intolerância à lactose, já existem no mercado as versões de leite sem lactose ou, se preferir, o leite de soja também é bastante nutritivo, além dos sucos naturais, chás ou café preto.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).