11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Os Benefícios do Pré Shampoo

Saiba o que é e para que serve o pré-shampoo!

A mulher moderna sabe que hoje um de nossos principais vilões é a falta de tempo para dedicarmo-nos a nós mesmas. Quem não gosta de passar um tempo no salão de beleza e sair arrasando quarteirões? O problema é que a mulher de hoje está sempre correndo para lá e para cá, seja com o trabalho, casa, família ou estudos, e às vezes os cuidados com a beleza acabam ficando por último. Isso, somado ao fato de que vamos usando cada vez mais química para “mascarar” a beleza dos fios sem ter que gastar muito tempo com isso, acaba deixando os cabelos cada vez mais fracos e sem brilho. Mas, o que fazer?

A boa notícia é que, pensando nessa necessidade de praticidade, a indústria de cosméticos não para de inovar e, hoje, já existem vários tipos de tratamentos feitos para ajudar a recuperar a saúde e beleza dos fios, como é o caso do pré-shampoo. Nunca ouviu falar dele? Se você acha que seus cabelos estão precisando passar por uma hidratação, mas não tem muito tempo para ir até o salão, essa é uma solução prática e rápida para revitalizar os cabelos. Na técnica de pré-shampoo, hidrata-se os fios antes de fazer a lavagem dos cabelos com uso de óleos especiais. Esse procedimento garante cabelos mais saudáveis, sem precisar recorrer a procedimentos mais demorados como as máscaras de hidratação, por exemplo.

Quais são os principais benefícios da hidratação com óleo pré-shampoo?

Muitos. A hidratação com óleo pré-shampoo é indicada a todos os cabelos e, quem tem cabelo seco, pode, através dessa técnica, consegue repor os nutrientes dos fios, ajudando a diminuir o ressecamento causado principalmente pelos shampoos. Se você tem a raiz oleosa e precisa lavá-la diariamente, o procedimento também é eficaz e não vai agravar a oleosidade. Na verdade, o que acontece é exatamente o contrário: a aplicação do óleo sela os fios e ajuda a restaurar a oleosidade que é natural do cabelo.

Quando a fibra capilar, no entanto, está danificada e enfraquecida por química, como geralmente acontece depois de uma descoloração, os fios ficam mais quebradiços após a lavagem. Os óleos também permitem que os fios fiquem mais elásticos e maleáveis e isso, além de deixar o cabelo mais brilhoso, sedoso e saudável, irá proteger os fios das agressões. Quem tem cabelo afro, cacheado, volumoso ou poroso e quer tentar fazer o tratamento, esta técnica também costuma ser ótima para esse tipo de cabelo.

Como fazer a aplicação?

O ideal é fazer a aplicação de uma a duas vezes por semana. Para quem tem cabelo oleoso o recomendado é a cada 15 dias. Vale ressaltar, antes de mais nada, que antes de fazer o procedimento é necessário pentear bem os fios. A aplicação do óleo hidratante deve ser realizada com o cabelo seco, já que a umidade bloqueia a absorção de nutrientes e reduz os efeitos.

Quer experimentar já? Siga esses passos:

1. Primeiramente, você vai precisar dividir o cabelo em quatro mechas.

2. Agora, basta aplicar o óleo em cada mecha, lembrando que deve evitar a aplicação do óleo na raiz – o ideal é pingar algumas gotas na palma da mão e ir aplicando delicadamente em cada uma das mechas.

3. Após a aplicação do óleo, basta prender o cabelo e esperar até 60 minutos para ver o resultado. Você pode optar, porém, por reduzir o tempo para 20 minutos, mas os efeitos também serão reduzidos!

4. Após usar o óleo, evite usar shampoos de limpeza profunda.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).