Os benefícios do Ballet Fitness

Saiba o que é Ballet Fitness e descubra seus benefícios.

Hoje em dia, cada vez mais, as práticas tradicionais de exercitar o corpo estão se tornando pouco motivadoras e até um momento de tédio para muita gente. Com o intuito de inovar e atrair o público fitness de volta para as academias, os profissionais de educação física e dança vem investindo bastante na união das práticas, o que pode transformar exercícios monótonos em atividades atraentes e dinâmicas.

Uma dessas atividades é exatamente o Ballet Fitness. Para quem ainda não conhece essa novidade, o Ballet Fitness pretende transformar a prática de exercícios físicos em dança, contribuindo para a saúde do corpo e, ao mesmo tempo, sendo algo bastante divertido e prazeroso para corpo e mente.

O que é Ballet Fitness?

A cada ano, o Ballet Fitness – ou balé fitness – ganha mais espaço dentro das academias e é tido para muitos como fonte de inspiração. As aulas tem como principal base a realização de movimentos com a ajuda de barras, com isometrias, sustentações e repetições. Vale lembrar que, apesar de ter esse nome, a prática não se baseia apenas nos movimentos do balé, sendo na verdade uma combinação de exercícios de agachamento, abdominais e atividades que usam quatro apoios e movimentos do Ballet Clássico.

No Brasil, a modalidade chegou há pouco tempo, mas já está fazendo sucesso entre centenas de brasileiras em todo o país. Fora do país, existem academias reconhecidas pelo trabalho, dentre as quais destacaremos: The Bar Method, Pure Barre, Ballet Physique e Xtend Barre. Basicamente, o Ballet Fitness é um treino que tem como base os movimentos da dança clássica para modelar, tonificar e fortalecer o corpo com alguns dos fundamentos do Pilates e outros exercícios para a otimizar a postura.

Benefícios do Ballet Fitness:

Antes de citar seus benefícios, devemos lembrar que o ballet não é musculação, ou seja, não possui movimentos que trabalham um único grupo muscular. A metodologia das aulas é exatamente estimular seu condicionamento físico com uma série de movimentos que exigem esforço de diversos membros.

Quanto aos benefícios, eles são similares aos da drenagem linfática, por exemplo, por conta da alta frequência na elevação de quadris, calcanhares e joelhos, que resultam no fortalecimento dos vasos linfáticos. Além disso, o sistema cardiovascular também é melhorado com a práticas do Ballet Fitness, além da saúde da coluna e, consequentemente, da reeducação postural, que são adquiridas através de alongamentos e movimentos específicos realizados regularmente nas aulas.

Funciona mesmo?

Não precisamos nem responder, certo? Os treinos são equipados com acessórios que abrangem a barra técnica, além de otimizarem a flexibilidade e trabalharem as funções cardiovasculares. O uso das bolas de pilates, acessórios fitness e elásticos também pode ser implementado e as músicas que tocam nas aulas não se limitam somente ao ballet, podendo ser algo bastante eclético, divertido e prazeroso.

Os exercícios ritmados trabalham o corpo, maximizam a flexibilidade, melhoram o condicionamento físico e trabalham também a memória. Nas aulas mais agitadas, os exercícios são mais amplos e intensos, ideal para quem deseja perder peso, fortalecer os músculos e tonificar o corpo. Nas aulas mais lentas, no entanto, além do condicionamento físico, é possível experienciar momentos de relaxamento e reflexão.

O gasto calórico no Ballet Fitness é de, em média, 500-550 calorias por aula e a duração das aulas – ministradas de 2 a 3 vezes semanalmente – pode variar entre 45 e 60 minutos.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).